
Olá concurseiro(a)! O edital do CESPE de Raciocínio Lógico do último concurso da polícia federal de 2018 veio com o seguinte conteúdo:
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Das 10 assertivas da prova de Agente da PF 2018 CESPE tivemos
- 6 assertivas de lógica sentencial (ou proposicional)
- 1 assertiva de operações com conjuntos
- 1 assertiva de probabilidade
- 1 assertiva de contagem
- 1 assertiva de raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos
Das 10 assertivas da prova de Escrivão da PF 2018 CESPE tivemos
- 1 assertiva envolvendo lógica sentencial e probabilidade
- 3 assertivas de lógica sentencial (ou proposicional)
- 4 assertivas de contagem
- 2 assertiva de raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos
Das 10 assertivas da prova de Papiloscopista da PF 2018 CESPE tivemos
- 1 assertiva envolvendo lógica sentencial e probabilidade
- 3 assertivas de lógica sentencial (ou proposicional)
- 3 assertivas de operações com conjuntos
- 2 assertivas de contagem
- 1 assertiva de probabilidade
Das 6 assertivas da prova de Perito da PF 2018 CESPE tivemos
- 3 assertivas envolvendo estruturas lógicas
- 1 assertiva de probabilidade
- 1 assertiva de raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos
- 1 assertiva de contagem

A partir dos dados acima, podemos elencar os dois tópicos do raciocínio lógico que menos são cobrados pelo CESPE. Confira abaixo:
1 – Lógica de primeira ordem
Esse assunto é abordado no nosso curso de Raciocínio Lógico para a Polícia Federal em um item único, de forma que, por não ser extenso, é melhor que você o saiba, afinal, tudo que vem no edital pode acabar sendo cobrado! No entanto, os dados dizem que você não precisaria se preocupar tanto com esse assunto, uma vez que o mesmo nem chegou a ser cobrado no concurso de 2018.
2 – Problemas geométricos e matriciais
Eis aqui um assunto extenso, complicado para alguns alunos e com baixo retorno para quem estuda, uma vez que raras são as questões que o abordam.
No último item do edital a parte de raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos é cobrada, uma vez que tivemos 4 assertivas em 2018, sendo uma para Agente, duas para Escrivão e uma para Perito. Dessa forma, problemas aritméticos não faz parte da cilada.
Já os problemas geométricos e matriciais, esses sim fazem parte. Dificilmente são cobradas questões de geometria ou matrizes nas provas do CESPE. Pode acontecer? SIM. Mas a probabilidade é baixa.
Portanto, se você não tiver tempo para estudar todo o edital (o que seria ideal) talvez possa considerar deixar esses assuntos de lado. Isso vai depender do quão próximo você está da publicação do edital e o quanto você domina os assuntos mais importantes. Para isso, conte o nosso apoio!
Vamos juntos?