Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Como estudar por questões?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Maurício Miranda Sá29/07/2019

29/07/2019

Fala, concurseiro! #VemComigo saber como estudar por questões. Eu, Maurício Sá, e Amanda Borges, coaches do Direção Concursos, fizemos uma transmissão ao vivo no domingo, 28 de julho de 2019, dando diversas dicas de ferramentas que podem (e devem) ser utilizadas no seu estudo para concursos.

Neste artigo, vou apresentar algumas das dicas e ferramentas que nós apresentamos na live, tais como:

Como abrir sua página verticalizada no QConcursos?

Uma das dicas dadas na última live que fizemos foi a de abrir sua pagina no QConcursos (caso seja assinante) de modo verticalizado. Mas como fazer isso?

Bem, essa é uma resposta muito simples. Basta ir no buscador Google e digitar o nome da disciplina + QC. Vamos citar um exemplo? Digite Direito Constitucional QC e a página que será aberta é igual a imagem a seguir:

Perceba que os conteúdos ficam visíveis e separados por tópicos e sub-tópicos.

Essa é uma maneira fácil de fazer uma comparação do que efetivamente está disposto no edital e no site de questões.

Desse modo, basta clicar no link “Questões” (do lado direito) em cada tópico ou sub-tópico e ir direito para aquele conteúdo que pretende estudar.

Como filtrar melhor seus conteúdos?

Após abrir a página verticalizada de cada disciplina e clicar no link “Questões”, conforme ensinamos acima, abrirá a seguinte página:

Perceba que a página de “filtro” já abrirá com o conteúdo exato da disciplina escolhida para a resolução das questões.

Nesse ponto é que você deverá escolher muito bem o filtro que deve utilizar. Confira abaixo as escolhas principais que devem ser levadas em consideração:

  • Escolha uma banca determinada;
  • Defina uma modalidade (Certo/ errado ou múltipla escolha);
  • Marque os últimos anos em sequência regressiva (ex: 2019, 2018, 2017 e 2016).

No caso da marcação anual, a dica que nós passamos foi trabalhar com os últimos quatro (4) anos, para que as questões não fiquem tão “desatualizadas” ou que a forma de cobrança não mude tanto.

Como criar cadernos de questões?

Esse foi um ponto alto da nossa transmissão do último domingo (28/7). Muitos alunos que assistiram à live não sabiam dessa função no site QC e ficaram surpresos com a ferramenta que é extremamente agregadora.

Ao entrar no site do QC, o candidato vai se deparar com diversas ferramentas no lado esquerdo da tela. dentre eles o ícone “Meus cadernos”. Lá, o aluno vai poder criar diversos cadernos para cada disciplina ou tema que achar necessário.

É uma ótima ferramenta para utilizar nas revisões programáticas durante o ciclo de estudos. Esses cadernos podem ser privados ou compartilhados com outros usuários, tal como uma rede social comum do dia a dia, porém, focada para concursos públicos.

Por que seguir bons perfis no QC?

Outro ponto importante da live foi quando falamos sobre a importância de seguir bons perfis. Como eu citei no ponto anterior, os cadernos que criamos podem ser públicos ou privados.

Quando públicos, os cadernos podem ser visualizados por outros usuários e, quando se percebe que tal usuário pode ser um agente agregador nos nossos estudos, vale a pena segui-lo e pegar dicar e comentários para fortalecer os estudos.

Para seguir algum usuário, basta clicar na foto de cada um e, na sequência, pedir para seguir, tal como é em uma rede social comum. Quando na página deste determinado usuário, basta verificar se há cadernos públicos e se esse caderno em questão trará algum benefício aos seus estudos.

A importância de comentar em questões que foram objeto de dúvidas

Por que motivo devemos SIM comentar em questões no QConcursos? Simplesmente é uma forma de ativar um outro sentido aos estudos.

Ensinar é uma das formas mais eficientes de aprender e também de apreender o conteúdo com mais propriedade.

Sei que muita gente não gosta de comentários repetidos e tudo mais lá no site de questões, mas e daí? sua jornada não depende das opiniões alheias. Use as ferramentas que o site dispõe à exaustão.

A importância de limpar seu histórico de estatísticas

Uma técnica que utilizei muito em meus estudos foi limpar, periodicamente, meus históricos de estatísticas. como assim, Maurício?

Bem, eu quando fazia questões repetidas e via a marcação de que aquela questão já havia sido resolvida como “certa” ou “errada”, me deixava “viciado”.

Assim, me batia a dúvida se uma ou outra questão tinha algum tipo de pagadinha, o que podia me fazer acertar ou errar um conteúdo que eu já tinha consolidado.

Obviamente que, sempre que limpava meus históricos, eu anotava em um caderno os números da estatística para saber em que ponto estavam meus aproveitamentos.

Você quer saber mais sobre monitoria, produtividade e dicas diversas sobre concurso público? Siga-me no instagram.

 Concursos PúblicosCoaching para concursosMotivação e produtividade para concursoscoachcoach de concursoscoaching concursos públicos
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.