Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Do ZERO à APROVAÇÃO: como montar um plano de estudos simples?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Arthur Lima24/06/2020

24/06/2020

Continuando com a série de eventos GRATUITOS sobre como sair do ZERO e garantir sua APROVAÇÃO, na noite da última terça-feira (23 de junho), eu preparei um plano de estudos simples e que pode se encaixar em diversas situações distintas.

Saliento que os alunos da Assinatura Ilimitada terão acesso à planilha que disponibilizei no vídeo e os alunos dos consultores do Direção Concursos estão treinados para entregar o melhor planejamento de estudos, com toda a personalização e individualização que cada aluno precisa. Antes, saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada do Direção Concursos:

Principais passos

Inicialmente, apresentei como fazer um diagnóstico pessoal, preenchendo dados como concursos de interesse, nível de conhecimento, tempo disponível para os estudos, se você faz exercícios físicos e outras características, as quais serão necessárias para a produção de um planejamento adequado à realidade de cada um de vocês. Confira um exemplo:

Ainda dentro do diagnóstico pessoal, vale a pena fazer o planejamento geral, que se dá estipulando o seu concurso foco (ou seu objetivo final) e suas metas primárias (provas e concursos que possam convergir com o objetivo final).

Como exemplo, eu cito como o sendo o seu foco (objetivo final), como sendo o concurso Receita Federal. Quais seriam as suas metas primárias, ou seja, quais seriam outras alternativas para você? Os concursos fiscais estaduais, como a Sefaz CE e Sefaz PR, por exemplo.

Por falar nisso, são vários editais esperados para 2021. Veja um levantamento feito pela nossa equipe de jornalismo:

Não custa dizer que as alternativas não necessariamente precisam ser dentro da mesma área de estudo (tipo a fiscal, de controle ou de tribunais), mas, principalmente, concursos que tenham matérias afins (matérias similares e que podem ser aproveitadas de um para o outro).

Após o preenchimento desses dados, importa você saber “qual o tamanho do problema”. Como assim, professor? Simples! Você precisa observar quantos PDFs, videoaulas e outros materiais você possui em mãos e precisam ser “esgotados” até a data da prova.

Com essa informação, você conseguirá ampliar sua visão e saber o custo benefício de se estudar e como estudar cada uma delas.

Como montar um plano de estudos simples e eficiente?

Na reta final do evento, eu preparei um plano de estudos simples e eficiente e que pode ser utilizado para diversas situações. Dentro de uma situação hipotética, estipulei uma grade de estudos envolvendo alguém que possua 3h30 por dia, para se debruçar com seu material.

Para acompanhar passo a passo, você pode acessar à live feita na noite do dia 23 de junho, no canal do Direção Concursos, gratuitamente. Vamos assistir ao vídeo? Confira:

 Concursos PúblicosAprovadosdo zero a aprovacaoplano de estudosProfessor Arthur Lima
Arthur Lima

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 14

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.