Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Conceito Etimológico de Administração

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marcelo Soares01/02/2022

01/02/2022

Fala pessoal!

Professor Marcelo Soares na área para mais um bate-papo.

Antes de começarmos, quero te deixar um convite muito especial: participe gratuitamente do Administração faixa preta, maior canal de questões comentadas de administração do Telegram. Já possuímos mais de 500 questões. Você tem acesso a comentários completos em áudio e videoaulas exclusivas. Asseguro que seu nível em Administração vai subir de faixa.

Pois bem. Feito o convite, vamos ao que interessa. Hoje, conversaremos sobre o conceito etimológico de Administração.

Em sua origem, a palavra administração deriva do latim ad (direção para) e minister (subordinação ou obediência). Assim, de acordo com um conceito etimológico, administração significa a função que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro ou, ainda, uma atividade que se recebe por delegação de outrem. (Chiavenato, 2014, p. 10).

“Marcelo, mas por que esse significado?”

Pensa comigo: nós temos o indivíduo que é dono do capital, do dinheiro. Pois bem. Esse indivíduo delega a responsabilidade de gerir aquele dinheiro para o administrador. Então, o administrador é essa pessoa que recebe essa delegação do dono do capital para gerir os negócios, daí a origem a partir das expressões ad (direção para) e minister (subordinação ou obediência).

Que tal praticamos o que aprendermos com uma questão?

Instituto AOCP – EBSERH –– Assistente Administrativo – 2017)

Assinale a alternativa que apresenta a palavra que significa a função que se desenvolve sob o comando de outro, ou um serviço que se presta a outro ou, ainda, uma atividade que se recebe por delegação de outrem.

a) Administração.

b) Organização.

c) Direção.

d) Representação.

e) Delegação.

COMENTÁRIO:

A palavra Administração deriva do latim. Dentro desse conceito etimológico, a Administração significa a função de que se desenvolve sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro ou, ainda uma atividade que se recebe por delegação de outrem. Portanto, letra A.

Espero que tenha curtido nosso bate-papo de hoje. Se quiser aprofundar seus conhecimentos em Administração, sugiro que conheça nossos cursos.

Além disso, se gosta de material gratuito de Administração, não deixa de conferir nosso canal no Telegram e nosso canal no Youtube.

Forte Abraço e até o nosso próximo encontro.

Referência:

CHIAVENTATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração, 9ª edição. Manole, 2014.

administraçãoconceito etimológico de administração
Marcelo Soares

Marcelo Soares

Auditor do Estado do Mato Grosso. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Administração (Estratégia e Governança Corporativa). Aprovado e nomeado nos cargos de Auditor do Estado do Mato Grosso, Auditor Fiscal da Receita Municipal de Cuiabá, Auditor Governamental do Piauí, duas vezes para Analista Judiciário - área administrativa (TRF-1ª, TRT-11ª), Administrador da EBCT, Administrador da Secretaria de Cultura do Amazonas, Administrador da Secretaria de Infraestrutura do Amazonas, Agente de Fomento - área administrativa da AFEAM.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.