Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso ALEMA: saiba tudo sobre a banca CEPERJ!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Raquel Monteiro03/01/2022

03/01/2022

Concurseiros, estamos de volta! Se você tem gostado da nossa série de artigos em que deciframos os meandros das bancas examinadoras, certame você vai amar o texto de hoje. Hoje daremos continuidade com a banca CEPERJ – Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro, que vai realizar o concurso da Assembleia Legislativa do estado do Maranhão – ALEMA.

É um certame muito importante. Já dizia o livro Sun Tzu que é importante conhecer o “inimigo”. Por isso, vamos examinar esse nosso oponente: a banca!

Quem é o CEPERJ?

O CEPERJ, segundo consta em seu site, é uma instituição com a tradição de mais de meio século de história. Sucessora da FESP-RJ e herdeira das técnicas de estudo e pesquisa da extinta Fundação CIDE, a Fundação CEPERJ, criada pela Lei nº 5.420, de 31 de março de 2009, é – reconhecidamente – um legítimo centro de capacitação, recrutamento, cultura, e produção de estatísticas e de estratégia de políticas públicas.” Sua sede fica na cidade do Rio de Janeiro, bairro de Botafogo na zona sul. Apesar de ter poucos certames organizados recentemente, antes já realizou muitos outros entre 2009, ano de sua criação, e 2018. Nos últimos anos, tem realizado mais exames de seleção das universidades federais situadas no estado do Rio de Janeiro. Possivelmente, teremos uma nova movimentação por parte desta banca para a organização de novos concursos públicos.

Estilo CEPERJ de ser

O estilo da banca revela-se como um clássico que se aproxima do estilo da Fundação Getúlio Vargas. As questões têm nível de dificuldades que oscilam entre o médio e o difícil. O CEPERJ também gosta de cobrar conceitos teóricos e as novidades jurídicas. As questões trazem uma contextualização, na maioria das vezes, para perguntar sobre determinado tema. São bem inteligentes. Ademais, cabe acrescentar que as questões são em formato “ABCDE”, como manda a tradição do mundo dos concursos.

Língua Portuguesa

Nas provas de Língua Portuguesa, observamos alguns textos médios a grandes, mas que demandam uma atenção por parte do candidato, pois, como ressaltamos, a banca tem um estilo bem semelhante ao da FGV. Essa atenção deve ser redobrada em interpretação de textos, pois, com certeza, exigirá um esforço maior por parte dos candidatos para entender cada significado existente nas alternativas das questões. Como manda a tradição, alguns textos tenderão a ter uma carga maior de abstração. Por isso, é necessário treinar bastante para esta prova da ALEMA.

Nunca é demais ressaltar que essa disciplina é da maior importância, pois é cobrada por quase todas as bancas de concursos. Portanto, o treino para o CEPERJ certamente servirá para outros editais. Além disso, a banca gosta muito de cobrar sobre compreensão de textos, reescritura, coesão e coerência, tipologia textual. Por isso, sugerimos que não negligencie nenhum tópico do edital nesta disciplina, pois a chance de cobrarem muitos desses pontos é bem grande. E nós sabemos que a batalha da aprovação se dá ponto por ponto.

Disciplinas Jurídicas

No que toca às disciplinas jurídicas e de legislação específica, as questões se mostraram bastante mescladas, com dificuldades variadas a depender muito da carreira em questão. Nas jurídicas, essa característica se mostrou bem marcada. Pudemos observar algumas questões sobre conceitos doutrinários e outras sobre a lei. Apostamos que, atualmente, é possível que a banca comece a cobrar os entendimentos dos Tribunais Superiores. Afinal, os candidatos aos concursos públicos da área jurídica estão cada vez mais afiados e este passa a ser um fator mais desafiador para selecionar os melhores candidatos.

Para quem aprecia provas que não só cobram a letra de lei, o CEPERJ pode se tornar uma das suas bancas favoritas, pois ela mescla bastante a teoria com a lei, muitas vezes parafraseando e interpretando seu conteúdo. O estudo fica mais interessante, dinâmico e inteligente, pois só consegue resolver as questões quem entende efetivamente o conteúdo. Não basta, portanto, memorizar lei. É preciso entender o que diz seu conteúdo.

Informática

A respeito desta disciplina, a banca também segue os padrões das outras igualmente famosas. Para o desespero de muitos concurseiros, o CEPERJ ama as teclas de atalho. Além disso, aprecia as mais diversas versões do Windows, não bastando conhecer somente a mais atual. A fundação, também, ama o pacote Office, com suas inúmeras versões, e o software livre do LibreOffice. Não tem escapatória: é necessário estudar cada detalhe essa disciplina para passar. E conte com o Direção nesta empreitada, pois os cursos te ajudarão muito a memorizar os comandos mais cobrados nas questões desta banca.

Resumo da Ópera: quer ir bem nas provas do CEPERJ? Além de resolver muitas questões, estude a teoria e a lei. Com uma preparação bem voltada para o estilo da banca, você conseguirá alcançar ótimas pontuações. Por favor, estude português e a informática. São disciplinas que você conseguira aprender e até amá-las. Quer saber de tudo e mais um pouco sobre as bancas de concursos? Seja um Gavião e estude conosco no Direção!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

ceperj
Raquel Monteiro

Raquel Monteiro

Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.