
A Agência Nacional de Vigilância Sanitáira (Anvisa) solicitou a abertura de concurso para ocupação de 93 cargos vagos.
A Anvisa não publica edital desde 2016, quando ocorreu o último concurso, para o cargo de Tecnico Administrativo.
A Anvisa é uma autarquia sob regime especial, com foro e sede em Brasília- Df, mas está presente em todo território brasileiro.
A agência tem como finalidade:
“promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos e de fronteiras.” (art. 6º – Lei nº 9.782/99).
O pedido do concurso é para o preenchimento de 93 vagas distriudas da seguinte forma:
- 43 vagas para Técnico- Administrativo
- 36 vagas para Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária
- 11 vagas para Analista Administrativo
- 3 vagas para Técnico em Regulação e Vigilância Sanitáira.
Como o último certame foi prorrogado até 05/03/2021, o promixo edital deve sair somente após o vencimento do certame de 2016.
O cenário de pandemia do COVID-19 deveria favorecer novas contratações, principalmente pelo fato que atualmente a Anvisa tem um déficit de 93 cargos vagos. Essa déficit dificulta muito a atuação da agência no enfrentamento do COVID-19.
Os aeroportos são áreas de atuação da Anvisa e de muita importância no controle de doenças transmissiveis, como o COVID-19. Por ser um lugar com um grande fluxo de pessoas, o risco de contaminação e propagação de endemias, epidemias e pandemias de doenças contagiosas é muito grande.
O novo concurso deve atender as regiões onde se encontram portos, aeroportos e fronteira.
Se o novo edital sair a partir de março de 2021, temos entorno de 10 meses. Agora é agora de sentar e estudar!! O último concurso para nível superior foi em 2013, a agência precisa realizar concurso logo, até porque a quantidade de servidor que está se aposentando é grande.