Jaqueline Santos • 07/11/2022
07/11/2022Professora: Jaqueline Santos
Prova BRB – Tipo “B”
Cargo: Escriturário
Vamos lá ao Gabarito Extraoficial da Prova do BRB para o cargo de Escriturário, que ocorreu no dia de hoje. Vamos lá comentando cada questão para você com as elucidações do documento para ficar mais didático e você revisitar em caso de necessidade fazer a interposição de recursos.
Você pode seguir-me nas redes sociais: @professorajaquelinesantos e Youtube: Professora Jaqueline Santos
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Ah, mas antes de prosseguir neste texto, o gabarito preliminar oficial já foi divulgado e o nosso gabarito extraoficial bateu com as assertivas da banca organizadora!
Bora lá….
Confira todas as questões (com os comentários) de Plano Distrital de Políticas para as Mulheres!!!
Metas – Eixo 5 – Participação das Mulheres nos Espaços de Decisão
A – Errado. Representação no GDF e não na Presidência da República como menciona a letra A. Além disso, sobre a participação da formulação e implementação das políticas públicas são por meio da representação em Conselhos, Fóruns, Comitês, etc.
Meta
– Ampliar o número de mulheres em cargos de decisão no âmbito do Governo do Distrito Federal.
B- Errado. É Objetivo Específico do Eixo 5 e não meta. A letra B traz o aumento da participação das mulheres e destaca cidades situadas nas zonas rurais e de exploração econômica, o que não é mencionado no objetivo específico
Objetivo Específico
– Promover a participação das mulheres no planejamento urbano das cidades.
C – Correto.
Meta
– Aumentar o número de mulheres participando da formulação e implementação das políticas públicas, por meio da representação em Conselhos, Fóruns, Comitês, etc
D – Errado. É objetivo específico e não meta. Participação das mulheres por meio do fortalecimento da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF. O correto é o fortalecimento do Conselho dos Direitos da Mulher do DF – CDM – DF.
Objetivo Específico
– Garantir a participação das mulheres no controle social das políticas públicas, especialmente por meio do fortalecimento do Conselho dos Direitos da Mulher do DF – CDM.
E – Errado. É Objetivo específico e não meta. No PDPM não possui no Objetivo Específico a respeito da Câmara dos Deputados e nem o destaque da fixação de cotas de importe de 70% das vagas.
Objetivo Específico
– Promover estratégias para a ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão e garantir a sua participação político-partidária.
Único ponto que retrata sobre a Câmara dos Deputados.
Introdução do Eixo 5
“Houve uma evolução quando a Lei n° 9.504/1997 determinou que 30% das candidaturas dos partidos ou coligações fossem destinadas às mulheres. Apesar de as mulheres representarem quase 52% do eleitorado, elas ocupam apenas 13% das cadeiras do Senado Federal e 15% das cadeiras da Câmara dos Deputados. Dos 36 cargos eletivos disputados no Distrito Federal em 2018, 25% das vagas são ocupadas por mulheres. A participação das mulheres na política, favorece, diretamente, a maior inclusão feminina nos outros espaços de poder.”
Para ficar mais claro, meu querido estudante segue para você revisar os Objetivos Específicos e Metas do Eixo 5.
Eixo 5
Objetivos Específicos
– Promover a criação, a revisão e a implementação de políticas, programas, projetos e ações, legislação e demais instrumentos normativos, com vistas à promoção da igualdade de gênero e à ampliação de oportunidades para as mulheres na ocupação de posições de decisão nas instituições governamentais e não governamentais.
– Promover estratégias para a ampliação da participação das mulheres nos espaços de poder e decisão e garantir a sua participação político-partidária.
– Garantir a participação das mulheres no controle social das políticas públicas, especialmente por meio do fortalecimento do Conselho dos Direitos da Mulher do DF – CDM.
– Promover a formação de lideranças femininas, por meio da oferta de programas e incentivo à participação de meninas e mulheres em conselhos e grupos organizados.
– Promover a participação das mulheres no planejamento urbano das cidades.
Metas
– Ampliar o número de mulheres em cargos de decisão no âmbito do Governo do Distrito Federal.
– Aumentar o número de mulheres participando da formulação e implementação das políticas públicas, por meio da representação em Conselhos, Fóruns, Comitês etc.
Objetivos Específicos – Eixo 6 – Igualdade para as Mulheres Rurais
A – Errado. É meta e não objetivo específico. Além disso, no objetivo específico não traz o entorno.
Dica: Nenhuma parte do PDPM traz ações, objetivos sobre a RIDE, entorno, Região Centro-Oeste. É um documento que atende somente as peculiaridades do DF.
1. Implantar a Agenda das Mulheres Rurais no DF.
B – Errado. O objetivo específico retrata aprimorar a organização comercial e financeira das mulheres do campo, respeitando suas especificidades ambientais. O documento trata sobre as especificidades culturais e sustentabilidade ambiental. Na Letra B retrata as mulheres atendidas nas zonas urbanas e cornubações, o que não é mencionado no Eixo 6.
4. Aprimorar a organização produtiva das mulheres do campo, respeitando suas especificidades culturais e a sustentabilidade ambiental
C – Errado. Não é objetivo específico e sim uma meta. As mulheres que são atendidas das zonas rurais e não zonas urbanas.
Meta
– Ampliar o número de mulheres rurais atendidas em programas de geração de renda, para promover a comercialização da produção, viabilizando o acesso ao crédito e a sua participação em feiras permanentes e em eventos.
D – Errado. É uma meta, todavia são somente 5 reuniões ao invés de 12 por ano do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado.
Meta
– Realizar 5 reuniões por ano do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado.
E- Correto.
Objetivo Específico
– Fortalecer a agricultura familiar e os agronegócios, por meio da disponibilidade da assistência técnica e extensão rural.
Novamente, agora vamos revistar os Objetivos Específicos e Metas do Eixo 6.
Objetivos Específicos
– Promover o acesso das mulheres rurais às Políticas Públicas, com foco na promoção, na proteção e na garantia dos direitos.
– Garantir o funcionamento e a participação das Mulheres Rurais no Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado.
– Promover a valorização e o reconhecimento da contribuição econômica das mulheres rurais, favorecendo sua autonomia socioeconômica.
– Aprimorar a organização produtiva das mulheres do campo, respeitando suas especificidades culturais e a sustentabilidade ambiental
– Fortalecer a agricultura familiar e os agronegócios, por meio da disponibilidade da assistência técnica e extensão rural.
– Fortalecer a cadeia produtiva, prestando apoio à sua organização, produção e comercialização, viabilizando, também, o acesso aos recursos naturais e materiais.
Metas
– Implantar a Agenda das Mulheres Rurais no DF.
– Realizar 5 reuniões por ano do Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado.
– Ampliar o número de mulheres rurais atendidas por programas nas áreas da assistência social, da saúde, do trabalho, na garantia de direitos e na promoção, proteção e prevenção no enfrentamento à violência.
– Aumentar o número de mulheres com acesso a programas de organização produtiva e de agronegócios, em especial, para aquelas que vivem em contexto de vulnerabilidade social, notadamente nas periferias urbanas para o desenvolvimento de sua autonomia econômica e o empreendedorismo rural.
– Ampliar o número de mulheres rurais atendidas em programas de geração de renda, para promover a comercialização da produção, viabilizando o acesso ao crédito e a sua participação em feiras permanentes e em eventos.
Meta – Eixo 9 – Mulheres Jovens, Idosas e com Deficiência
A – Errado. Não é excluir e sim incluir, conforme consta na Meta.
Meta
– Incluir as especificidades das mulheres jovens, idosas e com deficiência nas políticas públicas direcionadas às mulheres.
B – Correto.
Meta
– Aumentar a produção e publicação de estudos, pesquisas, dados e indicadores sobre igualdade de gênero, mulheres jovens, idosas e com deficiência.
C – Errado. É objetivo específico e não meta. São as jovens ao primeiro emprego e não as idosas como cita o item.
– Favorecer o acesso das mulheres jovens ao primeiro emprego.
D – Errado. Não consta em nenhuma parte do documento como meta, objetivo específico ou outra ação de política pública do PDPM.
E – Errado. É objetivo específico e não meta. Fortalecer a inclusão das mulheres no sistema previdenciário e não das adolescentes conforme cita o item. Além disso, destaca somente especialmente as rurais no item. Consta as idosas também.
Objetivo Específico
– Incentivar e fortalecer a inclusão das mulheres no sistema previdenciário, especialmente as rurais e as idosas.
Agora, revisando os Objetivos Específicos e as Metas do Eixo 9!!!
Objetivos Específicos
– Contribuir para a implementação da Política Distrital de Atenção ao Jovem, ao Idoso e às Pessoas com Deficiência, com a incorporação do recorte de gênero nos programas, projetos e ações por elas articuladas.
– Garantir a igualdade de direitos e oportunidades no acesso, na permanência e na promoção das jovens, das idosas e das mulheres com deficiência no mercado de trabalho.
– Fortalecer ações de promoção da autonomia das mulheres jovens e idosas, considerando-se as suas especificidades e diversidades.
– Fortalecer ações de promoção da autonomia das mulheres com deficiência, considerando-se as suas especificidades e diversidades, com especial atenção ao que se refere à acessibilidade, ao acesso ao mercado de trabalho, à educação especial e ao enfrentamento da violência.
– Favorecer o acesso das mulheres jovens ao primeiro emprego.
– Incentivar e fortalecer a inclusão das mulheres no sistema previdenciário, especialmente as rurais e as idosas.
Metas
– Diminuir as formas de violência e de discriminação contra meninas, mulheres jovens, idosas e mulheres com deficiência, por meio de garantia de acesso aos equipamentos públicos, programas e projetos governamentais.
– Aumentar o acesso de mulheres jovens, idosas e com deficiência ao mercado de trabalho.
– Ampliar o oferecimento de cursos de formação profissional, visando à absorção das mulheres jovens, idosas e com deficiência ao mundo do trabalho.
– Incluir as especificidades das mulheres jovens, idosas e com deficiência nas políticas públicas direcionadas às mulheres.
– Aumentar a produção e publicação de estudos, pesquisas, dados e indicadores sobre igualdade de gênero, mulheres jovens, idosas e com deficiência.
– Ampliar a permanência das meninas e mulheres jovens na educação formal, para evitar a evasão escolar, em especial para as negras, as trabalhadoras rurais, as quilombolas, as indígenas, as lésbicas, as mulheres com deficiência e as adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
Meta – Eixo 1
A – Errado. A única meta que trata da redução é em relação taxa de desemprego. Nos demais eixos citam a questão da capacitação profissional. Não temos a enumeração no PDPM sobre o analfabetismo.
Meta
– Reduzir a taxa de desemprego de mulheres no DF;
– Aumentar o número de cursos, palestras, treinamentos para a formação e profissionalização de mulheres;
Em outros pontos do documento temos alguns pontos que versam sobre a Capacitação Profissional…
Eixo 4 – Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres
Linha de Ação 5. Apoio à prevenção e ao enfrentamento à violência
PPA 2020/2023 – 6211/O121 – M222 – M223 – AN220 – 9116
Ação
Articulação e priorização do atendimento às mulheres em situação de violência nos programas de habitação social, inserção no mundo do trabalho, geração de trabalho e renda, economia solidária e capacitação profissional
Meta
– Articular a priorização do atendimento das mulheres em situação de violência nos programas de habitação social, inserção no mundo do trabalho, geração de trabalho e renda, economia solidária e capacitação profissional
Eixo 5 – Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão
Ação – Grupo 7: Mulheres Negras
1. Visibilidade de mulheres negras em espaços de poder que exigem capacitação profissional/técnica.
Sugestões levantadas por meio de consultas: Escuta Virtual com Mulheres
B – Errado. Não consta em nenhuma parte do PDPM.
C – Errado. Não consta duplicar vagas em universidades em nenhum dos eixos. Sobre a formação profissional e à profissionalização de mulheres temos a meta do Eixo 5.
Meta
– Aumentar o número de cursos, palestras, treinamentos para a formação e profissionalização de mulheres;
D – Correto.
Meta
– Ampliar o número de vagas para mulheres em feiras e/ou lojas/espaços colaborativos.
E – Errado. Não é zerar a taxa de desemprego e sim reduzir, conforme consta na meta 1.
Meta
– Reduzir a taxa de desemprego de mulheres no DF;
Revisando o Eixo 1 – Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica
Objetivos Específicos
– Ampliar a inserção das mulheres no mundo do trabalho, favorecendo sua autonomia econômica;
– Contribuir para a igualdade salarial entre homens e mulheres;
– Contribuir para superação e eliminação da cultura da divisão sexual do trabalho, promovendo a valorização do trabalho das mulheres;
– Promover o acesso e a permanência de mulheres, ao longo da vida, na educação formal, para fortalecer a formação e oportunizar o acesso ao mercado de trabalho e à sua autonomia econômica;
– Ampliar o acesso de mulheres a iniciativas de promoção do empreendedorismo feminino, oferecendo novas oportunidades de geração de renda.
– Promover e ampliar o acesso de mulheres a cursos de qualificação profissional, a fim de melhorar as oportunidades de colocação/recolocação no mercado de trabalho;
– Promover o acesso das mulheres ao mercado de trabalho formal, por meio do fomento à criação de vagas de emprego a serem preenchidas exclusivamente por mulheres;
– Promover o acesso de mulheres a programas e projetos de geração de renda, por meio do incentivo à economia solidária e à criação de espaços colaborativos.
Metas
– Reduzir a taxa de desemprego de mulheres no DF;
– Aumentar o número de mulheres atendidas com processos de formação profissional e ação empreendedora nos programas e projetos de desenvolvimento da autonomia econômica;
– Aumentar o número de parcerias com organizações governamentais e não governamentais, para o desenvolvimento de ações de promoção da igualdade de gênero e oferta de cursos de para mulheres por meio da REDE SOU MAIS MULHER;
– Aumentar o número de cursos, palestras, treinamentos para a formação e profissionalização de mulheres;
– Aumentar o número de mulheres com acesso a linhas de crédito e financiamento para fomentar a ação empreendedora;
– Ampliar o número de vagas para mulheres em feiras e/ou lojas/espaços colaborativos.
Meta – Eixo 2 – Educação para a Igualdade
A – Correto.
Meta
– Ampliar o acesso e o número de vagas para matrículas de mulheres e seus filhos desde a educação básica até a formação profissionalizante e superior.
B – Errado. O nome do programa é Maria da Pena vai à Escola.
Meta
– Ampliar o número de escolas contempladas com ações do Programa “Maria da Penha Vai à Escola”.
C – Errado. Não é redução e sim ampliação.
Meta
– Ampliar o número de matrículas de mulheres na Educação de Jovens e Adultos – EJA, a fim de viabilizar o acesso da jovem, adulta e idosa à educação formal.
D – Errado. Promover a inclusão e não exclusão das mulheres. Além disso, é objetivo específico.
Objetivo Específico
– Promover a inclusão, nos cursos de capacitação e de formação de profissionais da educação e da comunidade escolar, temas com foco na construção de uma cultura de paz, equidade de gênero e respeito às diversidades.
E – Errado. É Objetivo específico. O PDPM em nenhum momento faz menção da RIDE, entorno, outros estados.
Objetivo Específico
– Consolidar, na política educacional do DF, o respeito pela diversidade em todas as suas formas, de modo a garantir uma educação igualitária e cidadã.
Revisando o Eixo 2 – Educação para a Igualdade…
Objetivos Específicos
– Promover o acesso e a permanência na educação formal de meninas e mulheres para promover o pleno desenvolvimento de suas competências e de sua autonomia emocional, social e econômica.
– Consolidar, na política educacional do DF, o respeito pela diversidade em todas as suas formas, de modo a garantir uma educação igualitária e cidadã.
– Contribuir para a redução da violência de gênero, incluindo a temática da prevenção da violência sexual, familiar e doméstica de forma transversal no curriculum escolar e no projeto político pedagógico das escolas do DF.
– Promover a inclusão, nos cursos de capacitação e de formação de profissionais da educação e da comunidade escolar, temas com foco na construção de uma cultura de paz, equidade de gênero e respeito às diversidades.
– Promover formação continuada para gestores, professores e estudantes, com o intuito de desenvolver escuta qualificada, atitude protetiva e atuação em Rede nas situações de vulnerabilidade social e de violência doméstica.
Metas
– Incluir programas que contemplem a temática de gênero na política educacional do DF.
– Ampliar o número de vagas nos cursos de formação da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação – EAPE, que possuem temática relacionada a relações étnico-raciais, igualdade de gênero e direitos humanos, promoção da Cultura da Paz e prevenção de todos os tipos de violência.
– Ampliar o acesso e o número de vagas para matrículas de mulheres e seus filhos desde a educação básica até a formação profissionalizante e superior.
– Ampliar o número de matrículas de mulheres na Educação de Jovens e Adultos – EJA, a fim de viabilizar o acesso da jovem, adulta e idosa à educação formal.
– Ampliar o número de escolas contempladas com ações do Programa “Maria da Penha Vai à Escola”.
Espero que tenha somado ao seu conhecimento!
Torcendo por você para que tenha uma ótima classificação nesse concurso!
Conte comigo até a posse!
Um grande abraço!
Professora Jaqueline Santos
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Jaqueline Santos
Formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB. Coordenadora das Carreiras Educacionais. Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Foi também aprovada para os cargos Professora Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais – Cristalina – Go e Professora Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais – Porto Nacional – To. É professora também de Cursos Presenciais para Concursos Públicos - Carreiras Educacionais.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Jaqueline Santos • 7 de novembro de 2022
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