Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso Brigada Militar RS: como se preparar?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Caio Gomes17/11/2021

17/11/2021

Fala, galera, beleza? O contrato do concurso Brigada Militar RS com a banca organizadora, a FUNDATEC, foi publicado e, com isso, o edital pode sair a qualquer momento.

Vamos aproveitar essa informação para se preparar antecipadamente para a prova? Bora! Nesse artigo, falaremos como foi a última prova da BM RS, que ocorreu em 2017, e foi organizada pela mesmíssima banca, além de dicas dos assuntos mais quentes para nossa prova, ok?

Lembrando, concurseiro policial: o seu horário deve incluir atividade física constante, haja vista a rigidez dos exames físicos, beleza?

todos os cursos direção

DISCIPLINAS EXIGIDAS

Veja a distribuição de pontos/matéria no quadro abaixo:

Perceba, caro aluno, a importância das disciplinas básicas nos seus estudos: Português, Matemática e Informática, que são objeto de cobrança de, basicamente, todos os concursos públicos do país. Só aí já estão inclusos 50% da nota total da prova objetiva.

Depois, o conteúdo de Legislação e Direitos Humanos (que também inclui legislação), aparece com 30% dos pontos, seguidos dos últimos 20% relativo a conhecimentos gerais.

ESTILO DE COBRANÇA

Em Língua Portuguesa, observa-se, primeiramente, muita Gramática, o que acaba se diferenciando um pouco das outras bancas mais tradicionais, como FGV e Cebraspe, que costumam exigir muita interpretação de textos.

Já em Legislação Específica e Direitos Humanos, cujos pontos equivalem a 30% da nota, observa-se uma tendência à literalidade da banca FUNDATEC, com muitos trechos de questões começando com: “segundo a Lei x”, ou “conforme a Lei y”.

A disciplina de Matemática vem com uma cara de questões de fixação, longe dos textos longos das principais bancas – Cebraspe, FCC, FGV e Vunesp. Veja, por exemplo, uma questão simples de PA contida no último concurso BM RS:

(FUNDATEC – BMRS – 2017) Sabendo que no primeiro dia de treino um Bombeiro percorreu 3 km e a cada dia seguinte percorria 200m a mais que no dia anterior, quantos quilômetros esse Bombeiro teria percorrido em 15 dias de treino?

A) 60,0
B) 64,0
C) 66,0
D) 68,0
E) 70,0

Resolução: Sabendo que no 15º dia o bombeiro teria percorrido 14*0,2 km a mais que no primeiro dia, ou seja, 3km + 2,8 km, basta aplicarmos a fórmula geral da soma de uma PA

Sn = (a1+an)*(n/2)

Desta forma, como a1 = 3 km e a15 = 5,8 km, com n = 15, temos que Sn = 66 km.

Já na disciplina de conhecimentos gerais, foram cobrados conhecimentos relativos à “tópicos atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável e ecologia. Atualidades nacionais, estaduais ou locais.”

Ou seja, basicamente é uma prova de atualidades, mas com um peso consideravelmente alto (20%), o que exige uma leitura atenta dos jornais, revistas e, principalmente, do nosso .pdf.

Por fim, a FUNDATEC costuma exigir aquilo que é mais cobrado em suas questões de Informática. Não parece óbvio? Mas é porque é mesmo! A banca não costuma “inventar a roda”, e exige de seus candidatos se eles sabem ao menos as principais funcionalidades de cada aplicação, beleza? O Victor Dalton irá ensiná-los com maestria como gabaritar a matéria, seja nos .pdfs ou nas videoaulas!

CONCURSO Brigada Militar RS: O QUE PRIORIZAR

Sem dúvidas, estudem com afinco os conteúdos de Gramática (morfologia, sintaxe, pontuação, acentuação, etc) na disciplina de Língua Portuguesa.

Em Matemática, as questões de operações e problemas com conjuntos, razões e Proporções – grandezas direta e inversamente proporcionais, divisão em partes direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta; geometria plana e espacial, funções e progressões são básicas e devem ser garantidas pelo nosso aluno preparado!

Adicionalmente, saiba que Análise Combinatória e Probabilidade são cobradas em TODOS OS CONCURSOS, portanto estudar tais conteúdos te proporcionaria uma preparação a longo prazo, que é sempre bem vinda, beleza?

Ademais, em Direitos Humanos, que é basicamente um programa de Direito Constitucional aplicado e Legislação Penal Extravagante, vejo grandes possibilidades de cobrança dos itens 2, 3, 6, 7, 8* e 9, o que incluiria:

a) Direitos e Garantias Fundamentais na República Federativa do Brasil (Arts. 5º – 17, CF);
b) Defesa do Estado e das Instituições Democráticas na República Federativa do Brasil (Arts. 136 – 144, CF);
c) Declaração Universal dos Direitos Humanos;
d) Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019);
e) Tortura (Lei nº 9.455/1997 + Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura);

(*) O item 8 foi alterado pela Lei 13.869/2019, atentos!

Já terminando, a Legislação Específica, que terá um peso enorme na classificação final dos concurseiros, veio, inicialmente com programa de Constitucional. Perceba que alguns artigos (5º e o 142 ao 144) já foram estudados no item anterior, então não percam tempo!

Na Constituição Estadual, foquem na Lei Seca e exercícios, já que a banca não tem muito o que inventar aqui, tudo bem?

Separe um tempinho, também, para decorar os principais artigos da LC 10.990/97, LC 10.991/97 e Decreto 43.245/04. Tudo isso vocês vão encontrar esquematizadinho no nosso material.

Ah, e se vocês quiserem, deixem nos comentários os pedidos de resuminhos para a prova que em breve estarei fazendo outros artigos, dependendo da demanda, beleza? Tudo isso de graça para vocês, queridos alunos!

CONSIDERAÇÕES FINAIS PARA O CONCURSO Brigada Militar RS

Então é isso! O que mudar com o novo Edital, que deve em breve ser publicado, será devidamente citado por toda a equipe do Direção Concursos. Não esqueçam também de acompanhar a live para verem os principais pontos do Edital no nosso YouTube, beleza?

Qualquer coisa, estou a disposição no meu Instagram (@caio_gomz)!

Abraços e bons estudos, galerinha.

Concurso Banco do Brasil
concursos publicos
Brigada RSconcurso Brigada RSbrigada militar rsbrigada rsbrigada rs 2021concurso brigada rsconcurso brigada rs 2021
Caio Gomes

Caio Gomes

Técnico Judiciário (TJAM). Aprovado nos seguintes concursos: PF (2018), PRF (2019), IBGE (2019), TJAM (2019), PCPA (2021), DEPEN (2021). Graduando em Direito (La Salle). Pós-Graduando em Direito Penal e Processo Penal (LEGALE).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.