
Fala, galera, beleza? O contrato do concurso Brigada Militar RS com a banca organizadora, a FUNDATEC, foi publicado e, com isso, o edital pode sair a qualquer momento.
Vamos aproveitar essa informação para se preparar antecipadamente para a prova? Bora! Nesse artigo, falaremos como foi a última prova da BM RS, que ocorreu em 2017, e foi organizada pela mesmíssima banca, além de dicas dos assuntos mais quentes para nossa prova, ok?
Lembrando, concurseiro policial: o seu horário deve incluir atividade física constante, haja vista a rigidez dos exames físicos, beleza?

DISCIPLINAS EXIGIDAS
Veja a distribuição de pontos/matéria no quadro abaixo:

Perceba, caro aluno, a importância das disciplinas básicas nos seus estudos: Português, Matemática e Informática, que são objeto de cobrança de, basicamente, todos os concursos públicos do país. Só aí já estão inclusos 50% da nota total da prova objetiva.
Depois, o conteúdo de Legislação e Direitos Humanos (que também inclui legislação), aparece com 30% dos pontos, seguidos dos últimos 20% relativo a conhecimentos gerais.
ESTILO DE COBRANÇA
Em Língua Portuguesa, observa-se, primeiramente, muita Gramática, o que acaba se diferenciando um pouco das outras bancas mais tradicionais, como FGV e Cebraspe, que costumam exigir muita interpretação de textos.
Já em Legislação Específica e Direitos Humanos, cujos pontos equivalem a 30% da nota, observa-se uma tendência à literalidade da banca FUNDATEC, com muitos trechos de questões começando com: “segundo a Lei x”, ou “conforme a Lei y”.
A disciplina de Matemática vem com uma cara de questões de fixação, longe dos textos longos das principais bancas – Cebraspe, FCC, FGV e Vunesp. Veja, por exemplo, uma questão simples de PA contida no último concurso BM RS:
(FUNDATEC – BMRS – 2017) Sabendo que no primeiro dia de treino um Bombeiro percorreu 3 km e a cada dia seguinte percorria 200m a mais que no dia anterior, quantos quilômetros esse Bombeiro teria percorrido em 15 dias de treino?
A) 60,0
B) 64,0
C) 66,0
D) 68,0
E) 70,0
Resolução: Sabendo que no 15º dia o bombeiro teria percorrido 14*0,2 km a mais que no primeiro dia, ou seja, 3km + 2,8 km, basta aplicarmos a fórmula geral da soma de uma PA
Sn = (a1+an)*(n/2)
Desta forma, como a1 = 3 km e a15 = 5,8 km, com n = 15, temos que Sn = 66 km.
Já na disciplina de conhecimentos gerais, foram cobrados conhecimentos relativos à “tópicos atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, desenvolvimento sustentável e ecologia. Atualidades nacionais, estaduais ou locais.”
Ou seja, basicamente é uma prova de atualidades, mas com um peso consideravelmente alto (20%), o que exige uma leitura atenta dos jornais, revistas e, principalmente, do nosso .pdf.
Por fim, a FUNDATEC costuma exigir aquilo que é mais cobrado em suas questões de Informática. Não parece óbvio? Mas é porque é mesmo! A banca não costuma “inventar a roda”, e exige de seus candidatos se eles sabem ao menos as principais funcionalidades de cada aplicação, beleza? O Victor Dalton irá ensiná-los com maestria como gabaritar a matéria, seja nos .pdfs ou nas videoaulas!
CONCURSO Brigada Militar RS: O QUE PRIORIZAR
Sem dúvidas, estudem com afinco os conteúdos de Gramática (morfologia, sintaxe, pontuação, acentuação, etc) na disciplina de Língua Portuguesa.
Em Matemática, as questões de operações e problemas com conjuntos, razões e Proporções – grandezas direta e inversamente proporcionais, divisão em partes direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta; geometria plana e espacial, funções e progressões são básicas e devem ser garantidas pelo nosso aluno preparado!
Adicionalmente, saiba que Análise Combinatória e Probabilidade são cobradas em TODOS OS CONCURSOS, portanto estudar tais conteúdos te proporcionaria uma preparação a longo prazo, que é sempre bem vinda, beleza?
Ademais, em Direitos Humanos, que é basicamente um programa de Direito Constitucional aplicado e Legislação Penal Extravagante, vejo grandes possibilidades de cobrança dos itens 2, 3, 6, 7, 8* e 9, o que incluiria:
a) Direitos e Garantias Fundamentais na República Federativa do Brasil (Arts. 5º – 17, CF);
b) Defesa do Estado e das Instituições Democráticas na República Federativa do Brasil (Arts. 136 – 144, CF);
c) Declaração Universal dos Direitos Humanos;
d) Abuso de Autoridade (Lei nº 13.869/2019);
e) Tortura (Lei nº 9.455/1997 + Convenção Interamericana para Prevenir e Punir a Tortura);
(*) O item 8 foi alterado pela Lei 13.869/2019, atentos!
Já terminando, a Legislação Específica, que terá um peso enorme na classificação final dos concurseiros, veio, inicialmente com programa de Constitucional. Perceba que alguns artigos (5º e o 142 ao 144) já foram estudados no item anterior, então não percam tempo!
Na Constituição Estadual, foquem na Lei Seca e exercícios, já que a banca não tem muito o que inventar aqui, tudo bem?
Separe um tempinho, também, para decorar os principais artigos da LC 10.990/97, LC 10.991/97 e Decreto 43.245/04. Tudo isso vocês vão encontrar esquematizadinho no nosso material.
Ah, e se vocês quiserem, deixem nos comentários os pedidos de resuminhos para a prova que em breve estarei fazendo outros artigos, dependendo da demanda, beleza? Tudo isso de graça para vocês, queridos alunos!
CONSIDERAÇÕES FINAIS PARA O CONCURSO Brigada Militar RS
Então é isso! O que mudar com o novo Edital, que deve em breve ser publicado, será devidamente citado por toda a equipe do Direção Concursos. Não esqueçam também de acompanhar a live para verem os principais pontos do Edital no nosso YouTube, beleza?
Qualquer coisa, estou a disposição no meu Instagram (@caio_gomz)!
Abraços e bons estudos, galerinha.

