Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Como estudar para a Polícia Civil e Polícia Militar ao mesmo tempo?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Rafael Valle07/12/2022

07/12/2022

Fala, pessoal! Tudo bem? Professor Rafael Valle por aqui. Hoje, o papo é com quem está interessado em estudar para concursos de polícia civil e polícia militar ao mesmo tempo, ou seja, aproveitar as mais de 18 mil vagas previstas para 2023 nos diversos estados do nosso “Brasilzão”.

Vamos fazer uma breve análise começando pelos concursos da Polícia militar:

A polícia militar (PM) exerce atividade ostensiva e de preservação da ordem pública, e essa informação é bem importante para saber o que pode vir ou não na sua prova.

Os concursos para essa força policial geralmente são de nível médio, isso para o cargo de soldado, cargo esse que conta sempre com o maior número de vagas anunciadas.

Por serem de nível médio o nível da prova também não passa disso, e costumam exigir matérias básicas para as carreiras policiais (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático e alguma coisa de Legislação), mais algumas específicas como Geografia, História, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar.

Sobre os concursos para Polícia Civil:

A polícia Civil (PC) exerce as funções de polícia judiciária (exceto nas apurações de infrações penais militares), portanto, trazem no seu conteúdo programático disciplinas de cunho jurídico como os direitos.

Por outro lado, percebe-se uma tendência desde o último concurso da Polícia Federal (PF) em serem cobradas nos próximos concursos disciplinas como Contabilidade, Estatística, Informática Avançada e Língua Estrangeira. Em regra, os concursos são de nível superior e não há limitação etária, nem de estatura mínima.

Vejamos alguns exemplos de concursos de polícia civil e polícia militar sensacionais para 2023!

No concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) de Soldado, temos uma excelente oportunidade com 2.100 oportunidades e remuneração acima de R$ 5.700,00 ainda no Curso de Formação de Praças. Alguns requisitos para este concurso são: ter nível superior em qualquer área (aceita tecnólogo), CNH tipo B e possuir até 30 anos na data de inscrição.

Antes de continuarmos, vou te convidar para fazer parte do grupo de Telegram para o concurso PMDF. Lá, a gente posta notícias o certame, dicas de estudo, materiais gratuitos e muito mais.

GRUPO DE ESTUDOS PARA O CONCURSO PMDF

No concurso da Polícia Civil de São Paulo (PCSP) de Investigador e Escrivão, temos outra incrível chance de se tornar policial em 2023. Serão mais de 2500 vagas para esses cargos com remuneração inicial acima de R$ 4.000,00. Alguns requisitos para este concurso são: possuir CNH tipo B e ter nível superior em qualquer área (aceita tecnólogo).

Conciliando concursos de polícia civil e polícia militar

Francamente falando não é uma tarefa muito fácil conciliar os estudos de concursos de polícia militar e polícia civil, porém, não é algo impossível de ser feito. Primeiramente oriento que você deve estudar as matérias presentes em cada um deles a fim de aproveitar o máximo possível seu estudo para diversos concursos policiais.

Inicie seus estudos pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Informática.

Após finalizar essas disciplinas comum a todos os concursos, analise qual concurso está mais próximo de acontecer e se aquela função específica policial você possui pré-disposição a exercê-la.

Depois, imprima o último edital do concurso escolhido e grife todos os conteúdos que já estudou (isso ajuda demais na organização e vai te poupar um tempo valioso na preparação).

Imprima o último caderno de provas e com um marca-texto de outra cor, marque por cima do que já marcou, os tópicos cobrados em cada disciplina na última prova.

Estude e faça seu primeiro concurso policial.

Após sua primeira tentativa, você perceberá que já evoluiu muito no estudo e perceberá que mesmo que seu próximo concurso policial seja de outra polícia, você realmente já criou uma boa base e o estudo para o concurso subsequente precisará apenas de poucos ajustes com a inclusão de poucas matérias.

No meu instagram, publico notícias e conteúdo para concurseiros todos os dias. Você será muito bem-vindo por lá: clique aqui e me siga agora mesmo.

No meu Youtube, divulgo diuturnamente notícias policiais e ensino aos concursos como estudar para todas as provas da polícia civil e militar.

concurso pcspconcurso pmdfconcurso policialPMDFpolicia militar
Rafael Valle

Rafael Valle

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.