Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Recurso contra padrão preliminar da redação no concurso Ibama

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Leticia Bastos02/02/2022

02/02/2022

Oi, gente. Tudo bem com vocês? O CEBRASPE divulgou o espelho de correção da discursiva do concurso do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (concurso Ibama).

PRÉ-VENDA COM DESCONTO – Recurso Redação IBAMA

PARA QUE SERVE O RECURSO PARA O PADRÃO RESPOSTA?

O recurso do padrão resposta tem por objetivo principal alterar os critérios de correção da discursiva para deixar mais próximo da resposta do candidato. Dessa forma, ao analisar a redação do aluno, a banca tende a atribuir mais notas ao texto.

Isso quer dizer que, caso o candidato, mesmo assim precise, posteriormente, entrar com recurso em sua redação, então ele precisará de menos nota.

Neste momento, você pode estar me perguntando: Professora, a senhora acha que eu devo interpor recurso ao padrão? E a minha resposta é: Com toda certeza.

Neste caso, eu oriento você a olhar o padrão que eu trouxe aqui e tentar visualizar o que tem na sua redação que não está explícito pela banca. Dessa forma, o seu recurso deverá trazer todas as informações que você colocou em seu texto. Vejamos os critérios de correção da banca para isso ficar mais claro:

1) Ciência e tecnologia no mundo contemporâneo:

Espera-se que o candidato, ao abordar o primeiro aspecto, enfatize o fato de que os dois últimos séculos, tal como ocorre nas duas primeiras décadas do século XXI, mais do que em qualquer outro período da história, foram e são marcados pelo avanço do conhecimento. Em decorrência disso, o desenvolvimento verificado na contemporaneidade é tributário da ciência e de sua aplicação prática, a tecnologia. Com efeito, trata-se de um processo que, iniciado em meados do século XIX, quando da segunda fase da denominada Revolução Industrial, além de não ter sofrido solução de continuidade, outra coisa não fez senão aprimorar-se contínua e velozmente, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. O caso mencionado no segundo fragmento de texto motivador é ilustrativo. (concurso Ibama)

Observem que a banca fala de um avanço do conhecimento principalmente nas duas primeiras décadas do século XXI, contudo o candidato pode trazer informações que mostrem que, na verdade, o conhecimento, apesar de ter sido mais forte em alguns momentos da história, sempre ocorreu. Observem que, neste caso, a banca pode descontar nota acreditando que o aluno não trouxe informações suficientes, caso ele não discuta elementos que a banca trouxe.

2) Agressões ambientais e o futuro do planeta Terra:

Relativamente ao segundo aspecto, espera-se que o candidato mencione os inúmeros problemas que têm afligido o planeta, entre os quais as mudanças climáticas talvez sejam o exemplo mais emblemático. Desde 1972, quando aconteceu a primeira grande conferência global para tratar dos graves problemas do clima, passando-se pela Rio-92 e chegando-se a Glasgow, em 2021, parcelas crescentes do mundo demonstram preocupação com o que modelos predatórios de exploração econômica podem fazer com o meio ambiente. Ainda que com muitas dificuldades e sem o necessário consenso, o mundo compreende como imperativa a busca de alternativas que amenizem os efeitos presentes da ação humana sobre a natureza e que assegurem as adequadas condições de vida para as gerações futuras.

3) O desafio da sustentabilidade:

Quanto ao terceiro aspecto proposto, espera-se que o candidato explicite que o que está em jogo é a própria preservação do planeta e a continuidade das espécies que nele vivem. Nesse sentido, adquire vital importância a noção de sustentabilidade, entendida em dimensão mais ampla que o meramente econômico, ainda que este seja o mais essencial. Produzir, sim, mas se reduzindo os impactos sobre o meio ambiente. Cientistas e instituições de pesquisa demonstram ser factível a mudança nos processos produtivos, de modo a superar a velha ideia de “progresso a qualquer preço”. No caso brasileiro, a EMBRAPA é um exemplo dessa possibilidade. (concurso Ibama)

Queridos alunos, observem que agora é a hora de você entrar com recurso justamente para tentar ter mais uma chance em relação à sua discursiva, mesmo antes de você saber a sua nota. Pouquíssimos alunos entram com recurso e se arrependem.

Então se eu posso dar uma dica é: entre! Faça o seu recurso do padrão resposta de acordo com a sua redação. Lembrando apenas que o último dia para interpor recurso é amanhã, 03/02.

Confira aqui os links do CEBRASPE para fazer o recurso contra o espelho preliminar da prova discursiva!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Leticia Bastos

Leticia Bastos

Professora de Língua Portuguesa para Concursos Públicos. No Direção Concursos, é responsável pela área de Redação Discursiva e Literatura. Além disso, também atua como Revisora Textual, tendo ampla experiência na área de concursos públicos e vestibulares. Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e especialista nas áreas de Gramática Aplicada ao Texto, Linguística e Literatura.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.