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Concurso IBAMA: dicas para elaborar recurso da redação

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Leticia Bastos17/02/2022

17/02/2022

Oi, gente. Tudo bem com vocês? Sou a professora Letícia Bastos, responsável pela parte de discursivas no Direção. Normalmente, os alunos possuem muita dúvida em como elaborar um recurso para a Redação Discursiva do concurso IBAMA. Por isso, hoje trouxe algumas dicas de como você pode fazer isso. 

Antes de qualquer coisa, você precisa compreender a sua banca, pois, cada uma delas, possui uma característica, certo? No caso da banca Cebraspe, ela também possui essas características e, normalmente, atribui mais notas à parte de desenvolvimento do tema. Vejamos o que a banca nos traz, por exemplo, na redação do concurso para técnico do IBAMA:

A redação tinha um valor total de 30,00, nos quais 1,5 pontos era de legibilidade e os outros 28,50 pontos para o desenvolvimento dos aspectos, cada um com o valor de 9,50 pontos. Essa parte é chamada de Aspectos Macroestruturais. 

Além disso, os erros de grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular também são levados em consideração na hora de corrigir a redação e atribuir a sua nota. Por sua vez, essa parte comporá os Aspectos Microestruturais de seu texto, que também são passíveis de recurso.

Letícia, mas por que eu preciso compreender essa parte para saber fazer um recurso? Bom, vamos lá que eu vou te explicar.

Como na banca Cebraspe a discursiva é dividida em três partes, então você poderá entrar com recurso em cada um dos três aspectos apresentados na parte Macroestrutural do concurso IBAMA. Além disso, caso seja necessário, você também poderá requerer na parte Microestrutural. 

Agora que essa parte ficou clara, vamos às dicas de como escrever o seu recurso. Lembrando que você pode contratar a correção do Direção. As vagas são limitadas e o valor de pré-venda possui um desconto imperdível, com vagas limitadas. Caso a sua redação não seja corrigida pela banca e você tenha adquirido o produto no pré-venda, nós te devolveremos o dinheiro.

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1. Seja claro e objetivo

Quando elaboro o recurso de meus alunos, costumo ser muito clara e objetiva e sempre dizer logo o que eu estou querendo. Em recurso, não é o momento de você fazer rodeios, ok? Então diga logo ao seu examinar o motivo que você acredita que sua nota seja majorada. 

No entanto, os argumentos devem ser fortes. Por isso, por mais que você utilize uma linguagem simples, utilize também palavras técnicas, que demonstrem que você domina o que está afirmando. Lembre-se de que é possível utilizar uma linguagem clara, objetiva, concisa, simples e mesmo assim utilizar a linguagem padrão da língua.

2. Qual a pessoa do discurso utilizar?

Normalmente, sempre recebo esse tipo de pergunta. A verdade é que tanto faz, contudo, eu, quando faço os recursos de meus alunos, costumo utilizar a primeira pessoa do singular – eu. Sim, a primeira pessoa do singular e não há nenhum problema nisso. Para comprovar isso, apenas te perguntarei: A redação é de quem? Você está solicitando majoramento de nota para a redação de quem? Então, não há problema. 

Caso você se sinta mais à vontade de escrever na terceira pessoa do singular, então tudo bem também, pois o seu examinador não deixará de ler o seu recurso por causa disso. Apenas tome cuidado com uma coisa: não escreva na primeira pessoa do plural, ok? Não existe um “nós” requerendo nada. 

3. Analise as palavras-chave de cada aspecto

Normalmente, quando um aluno perde nota em um dos aspectos da banca, é porque deixou de escrever sobre algum ponto, analisemos o padrão resposta da banca no caso do concurso do IBAMA:

Observem que o que te faz ter nota máxima é ter desenvolvido o aspecto e tê-lo articulado com o tema e com os outros aspectos. Por isso, uma das maneiras de recorrer é sinalizando para o examinador que você realmente abordou a palavra chave de cada aspecto. Por exemplo: 

O aspecto 1 do concurso IBAMA abordou duas palavras-chave: Ciência e Tecnologia, ou seja, para você alcançar a nota máxima deveria ter falado sobre os dois elementos de forma obrigatório no seu primeiro parágrafo de desenvolvimento. Caso você tenha feito isso e, por algum motivo, o seu examinador tenha descontado a sua nota, vale a pena fazer um recorte de qual linha você apresenta sobre tais informações.

4. Faça a cópia da linha onde está o erro

Alguns alunos simplesmente apontam o número da linha onde está o erro, contudo não façam apenas isso. A melhor forma de mostrar o examinador onde está o erro é indicando a linha e fazendo uma cópia do que está escrito ali, ok? Contudo atenção: Você deve fazer uma cópia literal, então, mesmo que haja erro na linha, é necessário que você copie exatamente como está.

5. Recorrendo dos erros gramaticais

Letícia, é possível recorrer dos erros gramaticais? Sim, claro que é. Eu confesso que também costumo brigar sempre nos recursos que faço e vivo procurando possibilidades. Qualquer décimo é importante não é mesmo? 

Como aumentar essa nota então em relação aos erros? A primeira dica que eu te dou é: olhe TODOS os erros indicados pela banca, seja de grafia, de morfossintaxe ou de propriedade vocabular. Isso porque, nem sempre quando a banca diz que existe erro na linha, é possível identifica-lo. Sim, isso já aconteceu comigo muitas vezes. Então, ao analisar uma linha de forma criteriosa, caso você não encontre nenhum erro gramatica, então diga ao examinador que ali não é possível identificar nenhum erro – seja de grafia, morfossintaxe e/ou propriedade vocabular – e peça o aumento da nota. 

Mas lembrando heim? Necessariamente não pode ter erro e você precisa ter certeza disso.

Além disso, uma outra dica em relação aos erros gramaticais é brigar pelos casos facultativos da gramática. Pode acontecer de a banca marcar erro em alguma regra facultativa na redação do IBAMA, sendo assim, você deve mostrar ao seu examinador que ali se encontra uma regra facultativa e, se possível, fazer a citação de alguma gramática que explique a regra facultativa. Normalmente, isso acontece muito com os casos das regras facultativas da vírgula. 

Essas foram algumas dicas super valiosas para você escrever o seu recurso. Todas essas dicas eu utilizo na hora de redigir um recurso para algum aluno. Caso você não se sinta preparado para escrever o seu, quero que saiba que estaremos sempre disponíveis para te ajudar. 

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Leticia Bastos

Leticia Bastos

Professora de Língua Portuguesa para Concursos Públicos. No Direção Concursos, é responsável pela área de Redação Discursiva e Literatura. Além disso, também atua como Revisora Textual, tendo ampla experiência na área de concursos públicos e vestibulares. Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e especialista nas áreas de Gramática Aplicada ao Texto, Linguística e Literatura.

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