Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso INSS: sugestão recurso de Direito Previdenciário

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Jornalismo Direção Concursos02/12/2022

02/12/2022

Olá, pessoal! Aqui é a professora Isabella Fernandes.

Analisando a prova do concurso INSS, encontrei algumas questões que cabem recursos na prova de Direito Previdenciário.

Para as sugestões de recursos, utilizei a prova que foi aplicada no DF.

Confira as questões abaixo:

Gabarito da Banca: Certo

Em que pese o entendimento apresentado no gabarito extraoficial, compreendemos que a assertiva esteja incorreta, visto que a base de cálculo das alíquotas é o salário de benefício, na medida em que o salário de benefício resulta da média aritmética da soma dos salários de contribuições de todo período contributivo.

Além disso, o segurado especial quando contribuir, excepcionalmente, em relação ao excedente de produção, terá direito à incidência de alíquota.

Diante disso, requer-se que o gabarito seja alterado, a fim de conferir pontuação aos candidatos que assinalaram que a assertiva está incorreta.

Questão 76

Resposta da banca : Correto

Em que pese o entendimento apresentado no gabarito extraoficial, compreendemos que a assertiva esteja incorreta, visto que não se trata da pensão especial do anistiado político, mas do tempo de exílio do anistiado político para fins de aposentadoria.

Logo, a isenção de contribuições previdenciárias ultrapassa o escopo delimitado no conteúdo programático do curso, bem como no enunciado da questão.

Para que o anistiado político possa usar o tempo do exílio como tempo de serviço para efeito de aposentadoria, independentemente do recolhimento da contribuição previdenciária, é necessário que o citado anistiado político tenha sido compelido ao afastamento de suas atividades profissionais, em virtude de punição ou de fundada ameaça de punição, por motivo exclusivamente político, nos termos do Art. 1º da lei 10.559/2002. Contudo, a assertiva não informa que o anistiado em questão foi compelido ao afastamento de suas atividades profissionais.

Não foram trazidos elementos suficientes para saber se o anistiado político foi compelido ao afastamento de suas atividades profissionais. A assertiva generalizou, tornando difícil a análise.

Diante disso, requer-se que o gabarito seja alterado, a fim de conferir pontuação aos candidatos que assinalaram que a assertiva está errada.

Resposta da banca:  Errado

Em que pese o entendimento apresentado no gabarito extraoficial, compreendemos que a assertiva esteja correta, visto que é uma pensão vitalícia, no valor de dois salários mínimos e transferível aos dependentes. Porém, a questão não deixa claro que o pai faleceu ou não, logo, entende-se dubiamente que o benefício é transferido.

Lei nº 7.986, de 28 de dezembro de 1989

Art. 2º O benefício de que trata esta Lei é transferível aos dependentes que comprovem o estado de carência.

Diante disso, requer-se que o gabarito seja alterado, a fim de conferir pontuação aos candidatos que assinalaram que a assertiva está certa.

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Concurso INSSINSS
Jornalismo Direção Concursos

Jornalismo Direção Concursos

Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.