Jackeline Alvarenga • 08/03/2022
08/03/2022Vocês já sabem que o concurso MP SP foi autorizado e está com comissão formada para os cargos de Oficial de Promotoria I, Analista de Promotoria I (várias especialidades) – Área de Saúde e Assistência Social.
E um dos maiores desafios para quem estuda para concursos públicos é a preparação antes da publicação do edital. Muitos se perguntam: como estudar sem edital publicado?
Afinal de contas, por não ter um norte, muitos têm medo de acabar estudando algum conteúdo desnecessário e perder um tempo valioso, mas os concurseiros veteranos sabem que o estudo antecipado é o diferencial para a aprovação.
E, nesse aspecto, se você já tem um concurso definido, o melhor caminho é estudar pelo último edital daquele certame. O último concurso do MP SP ocorreu no ano de 2018 (cargo: analista jurídico) e no ano de 2013 houve seleção para o cargo de analista de promotoria do MP SP, o mesmo cargo autorizado neste ano de 2022. Ou seja, um intervalo de quase 10 anos!
À época, o concurso foi realizado pela banca IBFC. Todos os outros certames do MP SP após o ano de 2013 foram realizados pela banca VUNESP. O último certame para Oficial de Promotoria, por exemplo, ofertou 73 vagas imediatas além de Cadastro de Reserva e a banca organizadora foi a Vunesp.
Então, o que fazer? Seria interessante para o candidato fazer toda a prova do ano de 2013 para “sentir” o teor de cobranças, mas não se desvincular da VUNESP, pois é uma banca tradicional em concursos do estado de São Paulo e realizou diversas provas para diferentes cargos do MP SP. Até a escolha da banca, muita coisa pode acontecer, mas acredito, pelo histórico do órgão, que a VUNESP possa ser a escolhida para o certame de 2022.
Ingressar na carreira do MP SP é o sonho de muitos. Lembro que o referido órgão é o maior Ministério Público estadual do país, com mais de 2 mil membros na ativa, distribuídos em 16 regionais por todo o Estado de São Paulo. Mas, para alcançar a aprovação, tem que pagar o preço, não é mesmo? Estudar com afinco!!
Vamos falar um pouquinho do perfil da VUNESP, ainda que não haja banca definida para a prova de 2022, ok?
Trata-se de uma banca tradicional, tem um perfil bastante técnico, as questões de direito são bem objetivas, em regra, claro. Ela cobra bastante a literalidade das leis!
Normalmente, as questões da VUNESP são de múltipla escolha e não há penalização em caso de marcar a alternativa errada;
Na matéria de português, a VUNESP tem um carinho especial por interpretação de textos, além de ter o hábito de colocar charges e quadrinhos a fim de questionar temas da atualidade e interpretação; chamo sua atenção para o português, pois no último concurso do MP SP para o cargo de oficial de promotoria, de 80 questões, 35 foram de português. Então, você já sabe, né? Dedicar-se ao português é fundamental para lograr êxito na prova! Se você gabaritar português, já estará com 43,75% de acertos.
As provas das disciplinas de Direito exigem, como regra, a cobrança da lei seca. Assim, doutrina e jurisprudência são pouco cobradas. Mas é válido saber, pelo menos, as principais súmulas do STF;
Uma dica importante: atenção aos enunciados que pedem a alternativa incorreta.
Uma coisa é fato: a concorrência será bem alta e, por consequência, a nota de corte também. A melhor maneira de se preparar é conhecer bem o estilo da banca (eu sei que ainda não temos a banca organizadora), fazer muitas questões, ler a lei seca, fazer revisões constantes, resolver simulados, ter um bom cronograma de estudo e constância, lógico. E, mais uma vez, dar prioridade à matéria de português.
Abaixo as disciplinas da última prova para o cargo de oficial de promotoria. Veja o link do último edital aqui.
A divisão das disciplinas na prova do MPSP do último concurso foi a seguinte:
Aqui, eu faço uma observação: quem fez o concurso do TJSP pode aproveitar em torno de 70% do conteúdo programático e, neste caso, as matérias semelhantes podem ser mantidas por meio de revisões.
Chamo a atenção também para as questões de atualidades. Veja que foram 10 questões, trata-se de um percentual bem alto se comparado com uma prova de 80 questões no total. Nesse aspecto, sugiro que fiquem bastantes informados sobre economia e, mais do que nunca, a situação da Rússia e Ucrânia. O professor Danuzio Neto tem feito diversos artigos sobre esse tema, que, certamente, estará em sua prova. Clique aqui para acessar.
VUNESP – 2016 português Crase Concurso MP-SP Analista de Promotoria I
Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto, segundo a norma-padrão de concordância e emprego do sinal de crase.
Quando __________os benefícios de acesso___________ bibliotecas digitais, de imediato, como entrave, surge referência _____________Lei do Direito Autoral. Mudanças tecnológicas____________ do que os legisladores em aprovar leis e normas __________
A) se comenta – a – a – surgem mais rápido – aplicáveis a elas.
B) é considerado – à – à – tem surgido mais rápidas – aplicável à elas.
C)se observam – à – a – vem sendo mais rápidas – aplicáveis aquelas.
D)são avaliados – a – a – surge mais rápido – aplicável a elas.
E) se mencionam – a – à – têm sido mais rápidas – aplicáveis àquelas.
Vamos aos comentários:
Os benefícios são mencionados, uma vez que “os benefícios” é o sujeito, portanto, letra A e B estão fora, pois o verbo está no singular. Só nos restam C, D e E.
Acesso a bibliotecas (sem crase), pois antes de palavra no plural não há o acento indicativo de crase. Agora, estamos entre a D e a E.
Quem faz referência faz referência a algo. Portanto, o “a” deve receber o acento indicativo de crase.
Mudanças tecnológicas têm sido. Veja que o sujeito está no plural, então acentuamos o verbo ter para diferenciar de sua forma no singular.
Assim, nosso gabarito é letra E.
VUNESP – 2016 Direito Constitucional Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos MP-SP Oficial de Promotoria
As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas
A) aos casos de contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.
B) aos servidores com acumulação remunerada de dois cargos públicos.
C)às autarquias, empresas públicas e suas subsidiárias.
D)às atribuições de direção, chefia e assessoramento.
E) à administração fazendária e aos seus servidores fiscais.
Essa questão dispensa maiores comentários, porque é a literalidade da Constituição Federal. Vejamos:
Art. 37 inciso V – as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;
Dessa forma, gabarito letra D.
VUNESP – 2016 Direito Constitucional Direitos Individuais – Remédios Constitucionais e Garantias Processuais MP-SP Oficial de Promotoria
A prática do racismo constitui crime
A) inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de detenção, nos termos da lei.
B) inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
C)inafiançável e insuscetível de graça ou anistia, nos termos da lei.
D)inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de prestação social alternativa.
E) imprescritível e insuscetível de suspensão de direitos e de multa.
Mais uma questão baseada na literalidade da CF:
Art. 5º XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
Gabarito letra B
O concurso MP SP é excelente oportunidade, você não vai fora dessa, não é mesmo? Bons estudos a todos. Eu fico por aqui e até o próximo artigo. Conte com o Direção Concursos para a sua preparação. Vem com a gente!
Nós preparamos uma super oferta para você começar o ano com tudo!
Então, por que esperar mais?
Chegou a hora de estudar de verdade, com foco, material de qualidade e sem enrolação. No Aniversário do Direção Concursos, você recebe os melhores descontos nas nossas assinaturas e tem a chance de garantir um conteúdo completo para se destacar nos principais concursos públicos do país.
O que você vai encontrar nas nossas assinaturas?
E tudo isso com um preço imperdível!
Aproveite o desconto exclusivo de aniversário e comece 2025 com a certeza de que está no caminho certo para a aprovação.
Não perca tempo! Essa oportunidade é única e pode ser o ponto de virada na sua preparação para os concursos públicos.
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Jackeline Alvarenga
Farmacêutica Industrial, aprovada nos seguintes concursos: Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal. 10 anos de experiência na iniciativa privada. Atuação tanto em indústrias farmacêuticas nacionais quanto multinacionais.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 12 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 12 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 12 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.