Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso MP SP: como estudar antes do edital?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Jackeline Alvarenga08/03/2022

08/03/2022

Vocês já sabem que o concurso MP SP foi autorizado e está com comissão formada para os cargos de Oficial de Promotoria I, Analista de Promotoria I (várias especialidades) – Área de Saúde e Assistência Social.

E um dos maiores desafios para quem estuda para concursos públicos é a preparação antes da publicação do edital. Muitos se perguntam: como estudar sem edital publicado?

Afinal de contas, por não ter um norte, muitos têm medo de acabar estudando algum conteúdo desnecessário e perder um tempo valioso, mas os concurseiros veteranos sabem que o estudo antecipado é o diferencial para a aprovação.

E, nesse aspecto, se você já tem um concurso definido, o melhor caminho é estudar pelo último edital daquele certame. O último concurso do MP SP ocorreu no ano de 2018 (cargo: analista jurídico) e no ano de 2013 houve seleção para o cargo de analista de promotoria do MP SP, o mesmo cargo autorizado neste ano de 2022. Ou seja, um intervalo de quase 10 anos!

À época, o concurso foi realizado pela banca IBFC. Todos os outros certames do MP SP após o ano de 2013 foram realizados pela banca VUNESP. O último certame para Oficial de Promotoria, por exemplo, ofertou 73 vagas imediatas além de Cadastro de Reserva e a banca organizadora foi a Vunesp.

Então, o que fazer? Seria interessante para o candidato fazer toda a prova do ano de 2013 para “sentir” o teor de cobranças, mas não se desvincular da VUNESP, pois é uma banca tradicional em concursos do estado de São Paulo e realizou diversas provas para diferentes cargos do MP SP. Até a escolha da banca, muita coisa pode acontecer, mas acredito, pelo histórico do órgão, que a VUNESP possa ser a escolhida para o certame de 2022.

Ingressar na carreira do MP SP é o sonho de muitos. Lembro que o referido órgão é o maior Ministério Público estadual do país, com mais de 2 mil membros na ativa, distribuídos em 16 regionais por todo o Estado de São Paulo. Mas, para alcançar a aprovação, tem que pagar o preço, não é mesmo? Estudar com afinco!!

Perfil da VUNESP

Vamos falar um pouquinho do perfil da VUNESP, ainda que não haja banca definida para a prova de 2022, ok?

Trata-se de uma banca tradicional, tem um perfil bastante técnico, as questões de direito são bem objetivas, em regra, claro. Ela cobra bastante a literalidade das leis!

Normalmente, as questões da VUNESP são de múltipla escolha e não há penalização em caso de marcar a alternativa errada;

Na matéria de português, a VUNESP tem um carinho especial por interpretação de textos, além de ter o hábito de colocar charges e quadrinhos a fim de questionar temas da atualidade e interpretação; chamo sua atenção para o português, pois no último concurso do MP SP para o cargo de oficial de promotoria, de 80 questões, 35 foram de português. Então, você já sabe, né? Dedicar-se ao português é fundamental para lograr êxito na prova! Se você gabaritar português, já estará com 43,75% de acertos.

As provas das disciplinas de Direito exigem, como regra, a cobrança da lei seca. Assim, doutrina e jurisprudência são pouco cobradas. Mas é válido saber, pelo menos, as principais súmulas do STF;

Uma dica importante: atenção aos enunciados que pedem a alternativa incorreta.

Como se preparar para a prova do MS SP

Uma coisa é fato: a concorrência será bem alta e, por consequência, a nota de corte também. A melhor maneira de se preparar é conhecer bem o estilo da banca (eu sei que ainda não temos a banca organizadora), fazer muitas questões, ler a lei seca, fazer revisões constantes, resolver simulados, ter um bom cronograma de estudo e constância, lógico. E, mais uma vez, dar prioridade à matéria de português.

Abaixo as disciplinas da última prova para o cargo de oficial de promotoria. Veja o link do último edital aqui.

A divisão das disciplinas na prova do MPSP do último concurso foi a seguinte:

  • 35 questões de Português (quase metade da prova)
  • 20 questões de Direito: 4 de Direito Penal, 4 de Direito Processual Penal, 4 de Direito Administrativo, 5 de Constitucional/MP, 3 de Direito Processual Civil
  • 15 questões de Matemática/Raciocínio Lógico
  • 10 de Atualidades (muitas questões)

Aqui, eu faço uma observação: quem fez o concurso do TJSP pode aproveitar em torno de 70% do conteúdo programático e, neste caso, as matérias semelhantes podem ser mantidas por meio de revisões.

Chamo a atenção também para as questões de atualidades. Veja que foram 10 questões, trata-se de um percentual bem alto se comparado com uma prova de 80 questões no total. Nesse aspecto, sugiro que fiquem bastantes informados sobre economia e, mais do que nunca, a situação da Rússia e Ucrânia. O professor Danuzio Neto tem feito diversos artigos sobre esse tema, que, certamente, estará em sua prova. Clique aqui para acessar.

Já imaginou ter um emprego estável por toda a vida? Sua aprovação em concursos públicos, com o auxílio de ferramentas e materiais de alta qualidade, pode ser mais acessível do que você pensa.

Veja na prática

VUNESP – 2016 português Crase Concurso MP-SP Analista de Promotoria I

Assinale a alternativa que preenche as lacunas do texto, segundo a norma-padrão de concordância e emprego do sinal de crase.

Quando __________os benefícios de acesso___________ bibliotecas digitais, de imediato, como entrave, surge referência _____________Lei do Direito Autoral. Mudanças tecnológicas____________ do que os legisladores em aprovar leis e normas __________

A) se comenta – a – a – surgem mais rápido – aplicáveis a elas.

B) é considerado – à – à – tem surgido mais rápidas – aplicável à elas.

C)se observam – à – a – vem sendo mais rápidas – aplicáveis aquelas.

D)são avaliados – a – a – surge mais rápido – aplicável a elas.

E) se mencionam – a – à – têm sido mais rápidas – aplicáveis àquelas.

Vamos aos comentários:

Os benefícios são mencionados, uma vez que “os benefícios” é o sujeito, portanto, letra A e B estão fora, pois o verbo está no singular. Só nos restam C, D e E.

Acesso a bibliotecas (sem crase), pois antes de palavra no plural não há o acento indicativo de crase. Agora, estamos entre a D e a E.

Quem faz referência faz referência a algo. Portanto, o “a” deve receber o acento indicativo de crase.

Mudanças tecnológicas têm sido. Veja que o sujeito está no plural, então acentuamos o verbo ter para diferenciar de sua forma no singular.

Assim, nosso gabarito é letra E.

VUNESP – 2016 Direito Constitucional Administração Pública – Disposições Gerais e Servidores Públicos MP-SP Oficial de Promotoria

As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas

A) aos casos de contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

B) aos servidores com acumulação remunerada de dois cargos públicos.

C)às autarquias, empresas públicas e suas subsidiárias.

D)às atribuições de direção, chefia e assessoramento.

E) à administração fazendária e aos seus servidores fiscais.

Essa questão dispensa maiores comentários, porque é a literalidade da Constituição Federal. Vejamos:

Art. 37 inciso V – as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

Dessa forma, gabarito letra D.

VUNESP – 2016 Direito Constitucional Direitos Individuais – Remédios Constitucionais e Garantias Processuais MP-SP Oficial de Promotoria 

A prática do racismo constitui crime

A) inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de detenção, nos termos da lei.

B) inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

C)inafiançável e insuscetível de graça ou anistia, nos termos da lei.

D)inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de prestação social alternativa.

E) imprescritível e insuscetível de suspensão de direitos e de multa.

Mais uma questão baseada na literalidade da CF:

Art. 5º XLII – a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

Gabarito letra B

O concurso MP SP é excelente oportunidade, você não vai fora dessa, não é mesmo? Bons estudos a todos. Eu fico por aqui e até o próximo artigo.  Conte com o Direção Concursos para a sua preparação. Vem com a gente!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

 Concursos PúblicosConcurso MP SPMP SPconcurso mp sp oficial de promotiraministério publico de SPmp sp
Jackeline Alvarenga

Jackeline Alvarenga

Farmacêutica Industrial, aprovada nos seguintes concursos: Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal. 10 anos de experiência na iniciativa privada. Atuação tanto em indústrias farmacêuticas nacionais quanto multinacionais.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.