Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso Nacional Unificado: quais são as matérias básicas?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Arthur Lima25/09/2023

25/09/2023

A realização do Concurso Nacional Unificado está bem próxima de acontecer. Fato que confirma o andamento dos trâmites é que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público entrou em contato com os órgãos que ainda não se manifestaram sobre a participação ao CNU para reforçar o prazo que está se encerrando.

Eu sou o professor Arthur Lima, fundador do Direção Concursos. Já fui Auditor-Fiscal da Receita Federal e apresento para vocês quais conteúdos básicos devem ser cobrados no Concurso Nacional Unificado, além de alguns palpites, para que a preparação de vocês seja a melhor possível!

O que é necessário estudar para o CNU?

O item 6 do Guia Referencial para Concursos Públicos, disponibilizado pelo MGI, apresenta para nós as ementas gerais e os conteúdos básicos que serão cobrados no CNU. Esse documento traz, de maneira resumida, o que o governo federal entende que deve estar presente nos conteúdos do Concurso Nacional Unificado.

Abaixo, você confere quais são as tendências dos conteúdos básicos que devem ser cobrados:

  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo

Além dessas matérias citadas acima, você pode pensar no estudo de algumas outras matérias, sendo elas:

  • Administração Pública (o básico)
  • Ética
  • Direitos Humanos, voltado para inclusão social
  • Realidade Brasileira

Abordando com mais detalhes esse tópico da “Realidade Brasileira”, é necessário você entender as desigualdades sociais no Brasil, desigualdades regionais, características das regiões, ou então da economia das regiões.

Esses pontos, até o momento, são os que nós temos para começar nossa preparação. Vale destacar que, a certeza mesmo de todos os conteúdos que serão cobrados, só vai vir em dezembro, data prevista para a publicação do edital. Para finalizar, tenho um comentário sobre os conhecimentos específicos.

Os conhecimentos específicos vão depender muito de como vai ser a organização dos órgãos entre as áreas de atuação, devido as diversas mudanças que estão ocorrendo, como por exemplo a solicitação do PREVIC para trocar da Área 6 para a Área 1.

Sobre a preparação dos conteúdos específicos, você tem dois caminhos: ou você estuda o último edital do órgão que você quer concorrer, ou então você inventar umas matérias para você estudar. No meu ver, o melhor caminho é você vencer o máximo de conteúdo possível do último edital do seu órgão de interesse.

No entanto, existe, ainda, a chance deste conteúdo entrar ou não entrar no CNU. Por conta disso, o melhor a se fazer agora é focar nos conteúdos básicos.

Clique no link abaixo para ficar por dentro de todas as informação sobre o Concurso Nacional Unificado:

Saiba todos os detalhes do Concurso Nacional Unificado!

Concurso Nacional Unificado: Material Gratuito!

O Concurso Nacional Unificado está sendo preparado, e até o momento são mais de 6.640 vagas já confirmadas! O edital tem previsão de ser publicado até dezembro. E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concursos preparou um material 100% gratuito, com as principais informações até agora sobre o CNU.

Comece sua preparação AGORA:

Baixe aqui seu Material Gratuito do CNU

CNUConcurso Nacional UnificadoConcurso publicoconcursos públicos
Arthur Lima

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.