
A realização do Concurso Nacional Unificado está bem próxima de acontecer. Fato que confirma o andamento dos trâmites é que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público entrou em contato com os órgãos que ainda não se manifestaram sobre a participação ao CNU para reforçar o prazo que está se encerrando.
Eu sou o professor Arthur Lima, fundador do Direção Concursos. Já fui Auditor-Fiscal da Receita Federal e apresento para vocês quais conteúdos básicos devem ser cobrados no Concurso Nacional Unificado, além de alguns palpites, para que a preparação de vocês seja a melhor possível!
O que é necessário estudar para o CNU?
O item 6 do Guia Referencial para Concursos Públicos, disponibilizado pelo MGI, apresenta para nós as ementas gerais e os conteúdos básicos que serão cobrados no CNU. Esse documento traz, de maneira resumida, o que o governo federal entende que deve estar presente nos conteúdos do Concurso Nacional Unificado.
Abaixo, você confere quais são as tendências dos conteúdos básicos que devem ser cobrados:
- Português
- Raciocínio Lógico
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
Além dessas matérias citadas acima, você pode pensar no estudo de algumas outras matérias, sendo elas:
- Administração Pública (o básico)
- Ética
- Direitos Humanos, voltado para inclusão social
- Realidade Brasileira
Abordando com mais detalhes esse tópico da “Realidade Brasileira”, é necessário você entender as desigualdades sociais no Brasil, desigualdades regionais, características das regiões, ou então da economia das regiões.
Esses pontos, até o momento, são os que nós temos para começar nossa preparação. Vale destacar que, a certeza mesmo de todos os conteúdos que serão cobrados, só vai vir em dezembro, data prevista para a publicação do edital. Para finalizar, tenho um comentário sobre os conhecimentos específicos.
Os conhecimentos específicos vão depender muito de como vai ser a organização dos órgãos entre as áreas de atuação, devido as diversas mudanças que estão ocorrendo, como por exemplo a solicitação do PREVIC para trocar da Área 6 para a Área 1.
Sobre a preparação dos conteúdos específicos, você tem dois caminhos: ou você estuda o último edital do órgão que você quer concorrer, ou então você inventar umas matérias para você estudar. No meu ver, o melhor caminho é você vencer o máximo de conteúdo possível do último edital do seu órgão de interesse.
No entanto, existe, ainda, a chance deste conteúdo entrar ou não entrar no CNU. Por conta disso, o melhor a se fazer agora é focar nos conteúdos básicos.
Clique no link abaixo para ficar por dentro de todas as informação sobre o Concurso Nacional Unificado:
Saiba todos os detalhes do Concurso Nacional Unificado!
Concurso Nacional Unificado: Material Gratuito!
O Concurso Nacional Unificado está sendo preparado, e até o momento são mais de 6.640 vagas já confirmadas! O edital tem previsão de ser publicado até dezembro. E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concursos preparou um material 100% gratuito, com as principais informações até agora sobre o CNU.
Comece sua preparação AGORA: