Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso Nacional Unificado: 10 temas de redação para o bloco 8!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Heitor Ferreira15/01/2024

15/01/2024

O Concurso Nacional Unificado teve seu edital publicado no dia 10 de janeiro. Com isso, foi revelado que o bloco 8, de nível médio terá provas discursivas. Será cobrada uma dissertação argumentativa dos candidatos do bloco temático.

Assim, em conjunto com o Direção Concursos, trago para vocês os 10 temas de redação essenciais para sua aprovação no CNU. Este que será o maior concurso público dos últimos anos! Para nível médio, teremos 692 vagas!

Confira, abaixo, minhas apostas de temas que podem cair na sua prova. Atenção no artigo: eu costumo ter a “sorte” de acertar vários temas de provas!

Conteúdo Programático Verticalizado: Bloco 8

O edital do CNU já saiu! E para você começar a navegar pelas matérias que serão cobradas em cada bloco. O Direção Concursos montou um edital verticalizado do Bloco temático 8! Fique à frente do seu concorrente, e comece sua preparação agora.

O tempo será curto.

Acesse seu bloco temático verticalizado gratuitamente. Toque no botão abaixo:

Baixe aqui seu Material Gratuito

Concurso Nacional Unificado – Perfil de redação da banca

Antes de continuar, é importante ressaltar alguns pontos sobre o perfil dissertativo-argumentativo da Cesgranrio. Confira algumas dicas para produzir uma redação de qualidade nos padrões da banca.

  • Ler e compreender o tema: antes de começar a escrever é de suma importância que você tenha entendido a proposta, e compreendido o que está sendo pedido. É interessante anotar as palavras-chaves para se ter uma total atenção ao que falar;
  • Faça uma boa introdução: na introdução, você deve apresentar o tema e contextualizá-lo, mostrando sua relevância e importância. É fundamental que você apresente uma tese clara e objetiva, que será defendida ao longo do texto;
  • Desenvolva os argumentos: no desenvolvimento, apresente argumentos que sustentem a tese defendida. Esses argumentos devem ser coerentes, consistentes e estar relacionados ao tema proposto. Utilize exemplos, dados e informações relevantes para dar suporte aos seus argumentos;
  • Utilize uma linguagem clara e objetiva: a linguagem utilizada deve ser clara, objetiva e adequada ao tema. Evite palavras difíceis e expressões ambíguas que possam dificultar a compreensão do leitor;
  • Faça uma conclusão eficiente: na conclusão, retome os principais argumentos apresentados e reforce a tese defendida. Além disso, é importante que você apresente uma proposta de solução para o problema abordado ou, se não houver um problema específico, uma reflexão sobre o tema e suas implicações; e
  • Revisão e correção: por fim, revise e corrija seu texto, verificando se há erros gramaticais, ortográficos ou de pontuação. Uma boa dica é pedir a opinião de outras pessoas para que elas possam apontar eventuais falhas ou sugestões para melhorar o texto.

Seguindo esses passos, você será capaz de elaborar uma boa dissertação argumentativa, que apresente o a proposta claramente, tenha bons argumentos e uma conclusão eficiente.

Concurso Nacional Unificado – Estrutura das dissertações da banca

Introdução

A introdução é a parte inicial do texto e tem como objetivo apresentar o tema a ser abordado, situá-lo no contexto social e indicar qual será a linha de argumentação adotada. Na introdução, é fundamental que o autor apresente uma tese ou ponto de vista claro e objetivo sobre o tema. Além disso, é importante que o autor consiga captar a atenção do leitor e motivá-lo a ler o restante do texto.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte central do texto e tem como objetivo expor as ideias e argumentos do autor. É nessa etapa que o autor apresenta e desenvolve sua linha de raciocínio, apresentando exemplos, dados e informações que corroborem seus argumentos. É importante que o autor mantenha uma linha de raciocínio lógica e coerente, evitando a apresentação de ideias contraditórias ou irrelevantes para o tema em questão.

Conclusão

A conclusão é a parte final do texto e tem como objetivo sintetizar os principais argumentos apresentados pelo autor e reafirmar sua tese. É importante que o autor apresente uma conclusão coerente com os argumentos apresentados no desenvolvimento e que seja capaz de fechar o texto de forma satisfatória. Além disso, é comum que o autor apresente alguma proposta de solução para o tema em questão ou faça uma reflexão sobre suas implicações.

Encontre o bloco ideal para você:

Não sabe qual bloco se inscrever?

Preparamos uma tabela com TODOS os cargos do Concurso Nacional Unificado. Nela, você vai encontrar tudo organizado e esquematizado, com formações, especialidade, vagas, salários, lotação, matérias básicas e específicas! Aproveite essa oportunidade para encontrar o bloco que se encaixa no seu perfil, e comece hoje a sua preparação.

Toque no botão abaixo:

Baixe aqui seu Material Gratuito

Concurso Nacional Unificado – temas essenciais

Concurso Nacional Unificado – Sustentabilidade Global e Ação Cidadã

Com a frase-tema: “Construindo um Futuro Resiliente e Consciente para Todos”, é um tema muito atual e poderá ser facilmente cobrado pela banca.

Algumas ideias sobre o que poderia ser abordado na dissertação:

  • Campanhas educacionais sobre práticas sustentáveis;
  • Desenvolvimento de tecnologias verdes para mitigar as mudanças climáticas;
  • Incentivos governamentais para empresas ecoeficientes;
  • Engajamento comunitário na preservação de ecossistemas locais; e
  • Promoção de estilos de vida sustentáveis nas escolas e locais de trabalho.

Concurso Nacional Unificado – Tecnologia para Todos

Com a frase-tema: “Democratizando o Acesso e Maximizando os Benefícios Tecnológicos.”, essa proposta é extremamente forte e poderá ser facilmente cobrada.

Alguns exemplos do que poderia ser abordado na dissertação:

  • Programas de inclusão digital em comunidades carentes;
  • Desenvolvimento de apps para educação e saúde acessíveis;
  • Iniciativas para reduzir a brecha digital em áreas rurais;
  • Parcerias público-privadas para investir em infraestrutura tecnológica; e
  • Treinamentos em habilidades digitais para todas as faixas etárias.

Concurso Nacional Unificado – Ambientes de Trabalho Inclusivos:

Com a frase-tema: “Cultivando a Diversidade para Colher Inovação”, sendo um tema muito atual, pode ser escolhido pela banca.

Alguns exemplos do que poderia ser abordado na dissertação:

  • Políticas de contratação que promovem a diversidade;
  • Programas de mentoria para grupos subrepresentados;
  • Treinamentos de conscientização e respeito no local de trabalho;
  • Incentivos fiscais para empresas que promovem a igualdade;
  • Celebrar e reconhecer a diversidade por meio de eventos e premiações.

Sem tempo para estudar? Veja esse Material Gratuito!

Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!


Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Concurso Nacional Unificado – Saúde Digital e Bem-Estar

Com a frase-tema: “Equilibrando Conectividade e Saúde Mental”, este é um tema que pode ser escolhido por sua versatilidade e diversidade nas ideias de cada candidato.

Alguns exemplos do que poderia ser abordado na dissertação:

  • Aplicativos de monitoramento e promoção do bem-estar emocional;
  • Educação sobre o uso saudável das redes sociais;
  • Serviços de aconselhamento online acessíveis;
  • Campanhas anti estigma para doenças mentais; e
  • Incentivos para empresas promoverem ambientes de trabalho saudáveis.

Concurso Nacional Unificado – Economia Circular e Consumo Consciente

Com a frase-tema: “Repensando a Economia para um Futuro Sustentável”, este é uma proposta que pode ser bastante explorada na prova objetiva e na discursiva. Aqui estão alguns dos exemplos de pautas que podem ser aplicadas:

  • Programas de reciclagem e reutilização em comunidades;
  • Incentivos fiscais para empresas com práticas sustentáveis;
  • Educação sobre a importância do consumo consciente;
  • Desenvolvimento de embalagens biodegradáveis; e
  • Estímulo à produção local e comércio justo.

Para acessar o resto dos temas essenciais para sua redação, acesse o e-book abaixo.

Material Gratuito: 10 temas essenciais para Redação do CNU

Com o foco no Bloco 8 do Concurso Público Nacional Unificado, o Professor Heitor Ferreira selecionou 10 temas essenciais para redação. Aproveite este material exclusivo e destaque-se na sua preparação para a prova de Redação!

Baixe aqui:

10 TEMAS ESSENCIAIS PARA REDAÇÃO

RETA FINAL PARA O CNU!


Falta menos de 2 meses para o maior concurso público da história! A preparação vem sendo intensa e focada para você que estuda com o Direção Concursos.

Pensando em você, nossos especialistas se uniram para realizar, a partir do MÊS DE ABRIL, o maior intensivão que você já viu para o CNU. Serão aulas de questões, aulas de revisões, maratonas das principais matérias dos blocos e muito mais!

Otimize todo o seu tempo se increvendo nesse evento GRATUITO!

Quer concorrer DE VERDADE no CNU?

Clique na imagem abaixo e aumente suas chances de aprovação:

Resumo do Concurso Nacional Unificado

Concurso Nacional Unificado: vários materiais gratuitos!

O Concurso Nacional Unificado está sendo preparado, e até o momento são mais de 6.500 vagas já confirmadas! O edital tem previsão de ser publicado até 20 dezembro. E para você não ficar de fora dessa oportunidade, o Direção Concurso oferece diversos materiais gratuitos para você impulsionar seus estudos:

  • Principais Dúvidas do CNU
  • Guia do Concuso Nacional Unificado
  • Matérias que devem cair na prova
  • E muito mais!

Adquira seu material gratuito AGORA:

Baixe aqui seu Materiais Gratuito do CNU

Concurso Nacional Unificadoconcursos públicos
Heitor Ferreira

Heitor Ferreira

Professor e coordenador de discursivas no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.