Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso PC AM: gabarito extraoficial de Agente – Gramática

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Leticia Bastos04/04/2022

04/04/2022

Olá, queridos. Tudo bem? Hoje tivemos a prova da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) para o cargo de Investigador. Corrigirei com vocês as questões apresentadas pela banca FGV. Vejamos os comentários de cada uma delas.

COMENTÁRIO: A única opção que traz uma conclusão acerca da ideia apresentada é na letra A. Todas as outras opções, tem-se, primeiro, a conclusão para depois apresentar a premissa, o que contraria o enunciado.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Todas as opções mostram uma explicação entre as metáforas/comparações. Veja, inclusive, que é possível acrescentar uma conjunção explicativo – por exemplo o porque – a fim de deixar mais clara a ideia. A única opção em que isso não ocorre é a letra D, pois se tem apenas um predicativo.

GABARITO: D

COMENTÁRIO: Para que haja o paralelismo é necessário que se tenha estruturas semelhantes e também uma oração coordenada. A única oração em que se tem ambos os elementos é na letra A.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: Tem-se sujeito expresso e objetivo, ou seja, que se sabe de quem se fala apenas na letra E. Talvez algum candidato possa ter tido dúvidas na letra C, contudo veja que, mesmo tendo sujeito expresso, ele não é objetivo, pois não se sabe quem é o sujeito, visto que o núcleo é um pronome indefinido.

GABARITO: E

COMENTÁRIO: Na letra E, ao desenvolver a oração subordinada adverbial reduzida de gerúndio, tem-se: Enquanto sorria, João guardou as fotos na gaveta, ou seja, no mesmo momento em que João guardava as fotos, ele sorria.

GABARITO: E

COMENTÁRIO: Há um erro de concordância nominal, visto que o “meio” se refere à metade da hora, logo deve flexionar para fazer a concordância, por isso: “meio-dia e meia”.

GABARITO: C

COMENTÁRIO: Raciocínio Indutivo é aquele que parte de uma ideia particular para uma ideia geral. Veja que a única alternativa que nos traz essa ideia é a letra B, pois se tem uma ideia particular (um filme de terror) para uma ideia geral (pessoas mais sensíveis).

GABARITO: B

COMENTÁRIO:  Por se tratar do gênero diário, é possível afirmar que se tem uma transcrição de impressões momentâneas.

GABARITO: B

COMENTÁRIO: Todas as três teorias apresentadas mostram a relação de efeito/causa da extinção dos dinossauros, ou seja, a extinção foi a consequência e a causa foram as teorias apresentadas.

GABARITO: A

COMENTÁRIO: No enunciado o advérbio raramente modifica a ideia tanto de “palavras rebuscadas” quanto de “roupas insinuantes”, contudo na letra E, o advérbio passa a estar ligado apenas a “roupas insinuantes”, o que modifica o sentido da oração.

GABARITO: E

O que vocês acharam da prova de português? Como vocês foram em relação ao nosso gabarito preliminar? Conte-me nos comentários.

Grande abraço, pessoal. Até a próxima.

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

concurso pc ampc am
Leticia Bastos

Leticia Bastos

Professora de Língua Portuguesa para Concursos Públicos. No Direção Concursos, é responsável pela área de Redação Discursiva e Literatura. Além disso, também atua como Revisora Textual, tendo ampla experiência na área de concursos públicos e vestibulares. Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e especialista nas áreas de Gramática Aplicada ao Texto, Linguística e Literatura.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.