Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso PC MG: características da banca FUMARC

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Jackeline Alvarenga27/04/2022

27/04/2022

Um salve para todos os concurseiros desse nosso Brasil! Hoje vamos falar sobre a FUMARC, banca organizadora do concurso PC MG (Polícia Civil de Minas Gerais) para a área administrativa.

A prova da PC MG será realizada no dia 05 de junho de 2022 e as vagas são para os cargos de analista (que exige nível superior) e técnico assistente. Ao todo serão 165 vagas. 51 para analista e 114 para técnico assistente. São diversas áreas ;12 áreas de conhecimento para analista e 5 áreas para técnico. Fato que permite uma grande diversidade de cursos e especializações.

Tanto o cargo de analista quanto de técnico da PC MG são de natureza administrativa, e não compreendem o exercício da atividade policial civil de apuração das infrações penais e exercício da função de Polícia Judiciária.

Concurso PC MG – a banca FUMARC

Um breve histórico: a Fundação Mariana Resende Costa – FUMARC, foi instituída em 1978 pela Sociedade Mineira de Cultura, entidade mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, para contribuir para o trabalho de pesquisa a cargo da mesma Universidade e para a realização do serviço de assistência por ela prestado a seus estudantes e servidores.

A FUMARC pode ser considerada uma banca ainda jovem no mundo dos concursos. Ela tem ganhado bastante espaço ultimamente, porém, possui um acervo de questões limitado, uma vez que não realizou muitos concursos como CEBRASPE, FGV ou FCC. E quais as consequências disso?

Primeiramente, você não terá milhares de questões para fazer, assim, terá que buscar por bancas que tenham perfil semelhante, como FUNDEP, CONSULPLAN, IADES e VUNESP.

Em segundo lugar, uma vez que ainda não se tem tantas questões elaboradas, existe um oceano aberto de possibilidade de cobrança dos mais diversos assuntos. Assim, é bastante possível que a referida banca não repita questões já elaboradas. Ela até pode abordar assuntos já cobrados, mas de uma maneira totalmente diferente. Nesse aspecto, sugiro que quando você esgotar as questões da FUMARC sobre determinado assunto, faça questões das bancas que possuem perfil semelhante de cobrança, como as enumeradas acima.

Estilo de cobrança

Normalmente, a banca preza por questões mais objetivas e diretas, com algumas poucas exceções, como é o caso da matéria de Criminologia, que costuma ser bem difícil e aprofundada (alguns professores consideram as provas de Criminologia da FUMARC como uma das mais difíceis). Mas, no geral, apresenta questões com dificuldades variadas a depender da disciplina, utilizando muitos enunciados enxutos. No que se refere às disciplinas jurídicas e de legislação específica, as questões mesclam teorias doutrinárias pesadas com as famosas questões de “letra de lei”. No entanto, ressaltamos que a memorização do texto legal também deve ser privilegiada porque ela ainda cai – e muito – nas provas da FUMARC.

A prova do concurso da PCMG será do tipo múltipla escolha (A, B, C e D), diferentemente de diversas outras bancas que também possuem a alternativa E.  Trata-se de um ponto positivo, pois com uma alternativa a menos, a probabilidade de acerto aumenta.

Português é uma matéria que em qualquer banca e em qualquer concurso sempre será importante. Então, para se preparar para a prova de português da Fumarc, os candidatos deverão direcionar seus estudos para alguns conteúdos mais específicos.

De maneira geral, a FUMARC apresenta questões com alto nível de dificuldade, especialmente no conteúdo de interpretação de textos. Com perguntas mais diretas, a prova de português se caracteriza por exigir do candidato conhecimento de gramática normativa em diversos conteúdos. O padrão de repetição dos conteúdos é baixo, o que exige a resolução de várias questões por parte dos candidatos.

Obviamente, que isso não quer dizer que você não deva dar atenção às demais previsões do edital, mas, sim, dar maior atenção aos seguintes:

  • Conector;
  • Pontuação;
  • Análise sintática do período simples;
  • Orações;
  • Verbos – temos e modos verbais, vozes verbais;
  • Pronome – pronome relativo, colocação pronominal, uso de “o” e de “lhe”
  • Fonética (acentuação gráfica, divisão silábica, ortografia, parônimos e homônimos);

Informática é outra matéria que tem ganhado muito destaque nos concursos atuais. Essa disciplina é um pouco complexa e cheia de detalhes na cobrança. O lado positivo, se assim podemos dizer, é que a FUMARC tem como tema favorito os editores de texto Word e Br Office Writer. Dizemos isso porque são aplicativos que são usados diariamente, o que torna mais fácil associar a teoria com a prática. Alguns outros assuntos que a banca também gosta de abordar: atalhos, formatação, tipos de gráfico (em Excel), animações, slide mestre, modos de apresentação(em powerpoint).

Pessoal, explore os conteúdos que a FUMARC cobrou nas últimas provas. São parecidos? Que tipo de assuntos são mais recorrentes? O que cobrou em uma prova e não caiu nessa? Tente desenvolver essa visão estratégica, para tentar compreender o perfil da banca.

A ideia é entender os assuntos mais cobrados pela banca, para você tentar organizar os seus estudos e direcionar o seu foco. Assim, você ganha tempo na sua preparação. E por falar em preparação, você já conhece os cursos que o Direção Concursos oferece, se não, clique aqui e venha fazer parte desse time de campeões.

Vejamos uma questão:

FUMARC – 2021 Noções de Informática Segurança da Informação PC-MG Escrivão de Polícia

O tipo de software malicioso (malware) projetado para bloquear o acesso aos seus arquivos até que você pague um resgate é conhecido por: 

A) Pharming. 

B) Ransomware. 

C)Spyware.

D)Worm.

Gabarito: letra B.

Trata-se de uma questão bem objetiva e direta, sem maiores problemas para quem domina os conceitos exigidos. Uma dica para você que ainda não tem o hábito: leia a cartilha cert.br (cartilha de segurança para a internet). Ela traz conceitos muito interessantes, geralmente, explorados pelas bancas.

Analisemos as alternativas:


A)  Incorreta – Pharming está relacionado ao ato de enganar um usuário com técnicas de engenharia social para obter dados particulares. Pode-se citar, a título de exemplo, o ato do criminoso virtual criar e enviar ao usuário um site falso de uma instituição bancária para que a pessoa insira suas informações, acreditando que o site visitado se refere ao endereço virtual real da instituição. 

B)  Correta – O malware “Ransomware” é um código malicioso que torna inacessíveis os arquivos e dados do computador através da criptografia. Os dados são liberados após o pagamento do resgate dos arquivos. 

C)  Incorreta – O “Spyware” é um malware utilizado para espionar a atividade do usuário, através, por exemplo, das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.

D)  Incorreta – O malware “Worms” é um código malicioso que se autoenvia e se autoreplica pela rede sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário ou de um arquivo hospedeiro, o que prejudica o desempenho da máquina.

Por hoje é só, guerreiros (as). Fico por aqui, logo voltaremos com mais conteúdos. Bons estudos e até o próximo artigo.

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Concurso PC MGPC MGbanca fumarcconcurso pcmgpcmg
Jackeline Alvarenga

Jackeline Alvarenga

Farmacêutica Industrial, aprovada nos seguintes concursos: Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal. 10 anos de experiência na iniciativa privada. Atuação tanto em indústrias farmacêuticas nacionais quanto multinacionais.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.