Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso PC MS: o que estudar para o cargo de agente?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Caio Gomes29/10/2021

29/10/2021

Fala, galera, beleza? Recentemente, saiu o Edital do Concurso PCMS, que ofertará 36 vagas para o cargo de Agente de Polícia Científica.

Pensando nisso, nós do Direção Concursos vamos direcionar seu estudo para a prova, como forma de conhecer o inimigo e não ter nenhuma surpresa na hora da prova, beleza?

O número de questões, peso e total de pontos de cada disciplinas podem ser vistas abaixo, veja:

concurso pc ms disciplinas

A partir daí, vamos detalhar o que deve ser objeto de maior perda de cabelo por parte dos nossos nobres concurseiros, beleza? Vamos juntos!

Vai estudar para o concurso da PC MS? Clique na imagem abaixo e confira o material exclusivo para o cargo de agente:

LÍNGUA PORTUGUESA 📝

Em Língua Portuguesa, que corresponde a 10 dos 80 pontos da prova, a cobrança veio assim:

1. Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia. 6. Acentuação gráfica. 7. Uso da crase. 8. Divisão silábica. 9. Ortografia. 10. Fonética e Fonologia: som e fonema, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos. 11. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 12. Locuções verbais (perífrases verbais). 13. Funções do “que” e do “se”. 14. Formação de palavras. 15. Elementos de comunicação. 16. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). 17. Concordância verbal e nominal. 18. Regência verbal e nominal. 19. Colocação pronominal. 20. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 21. Elementos de coesão. 22. Variação linguística. 23. Função textual dos vocábulos. 24. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República): Aspectos gerais da redação oficial, finalidade dos expedientes oficiais, adequação da linguagem ao tipo de documento, adequação do formato do texto ao gênero e formas de tratamento.

De início, salta aos olhos a presença do item 24 (Redação Oficial), o que, na minha opinião, ocorre devido a um Copiar/Colar mal feito da banca FAPEC da banca CEBRASPE.

Uma vez que está no Edital, pode ser cobrado, então muitíssimo cuidado para não deixar passar esse conteúdo nos seus estudos.

Quanto aos assuntos “corriqueiros” em prova, embora com poucas questões para produzir um diagnóstico mais apurado, vê-se uma tendência GRAMATIQUEIRA da banca.

Então, dos 10 itens relativos à disciplina, podemos ter pelo menos metade das questões referentes à, principalmente: formação de palavras, morfologia, sintaxe, pontuação, crase, ortografia, acentuação gráfica, colocação pronominal, concordância verbal e nominal, período simples e composto e regência.

INFORMÁTICA NO CONCURSO PCMS 💻

Os assuntos que serão cobrados na disciplina INFORMÁTICA são:

1. Conceitos e fundamentos básicos. 2. Conhecimento e utilização dos principais softwares utilitários (compactadores de arquivos, chat, clientes de e-mails, reprodutores de vídeo, visualizadores de imagem, antivírus). 3. Identificação e manipulação de arquivos. 4. Backup de arquivos. 5. Conceitos básicos de Hardware (Placa mãe, memórias, processadores (CPU) e disco de armazenamento HDs, CDs e DVDs). 6. Periféricos de computadores. 7. Noções de sistema operacional: utilização do sistema operacional Windows. 8. Conceitos básicos sobre Linux e Software Livre. 9. Utilização dos editores de texto, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office e LibreOffice). 10. Utilização e configuração de e-mail no Microsoft Outlook. 11. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, busca e pesquisa na Web, mecanismos de busca na Web. 12. Navegadores de internet: Internet Explorer, Mozilla, Firefox, Google Chrome. 13. Segurança na internet; vírus de computadores; Spyware; Malware; Phishing. 14. Transferência de arquivos pela internet.

Sem dúvidas, até mesmo devido a tendências de todas as bancas, é a cobrança, especialmente, dos itens 11, 12 e 13, que estão relacionados ao uso da Internet. Entretanto, Linux costuma derrubar concurseiros devido ao baixo uso cotidiano, portanto não deve ser negligenciado, uma vez que muitas questões são BÁSICAS, o que deve ser aproveitado pelo nobre concurseiro(a).

Finalmente, o Edital veio cobrando MS Office e LibreOffice. Sugiro investir a maior parcela do seu tempo no MS Office, vez que é muito mais comum de ser cobrado. Quando finalizar o MS Office e migrar sua atenção para o LibreOffice, atente-se principalmente para as diferenças nos atalhos e veja as principais ferramentas do Calc e Writer, beleza?

RACIOCÍNIO LÓGICO 💭

Em Raciocínio Lógico, vê-se a semelhança do Edital do Concurso PCMS com o Edital genérico policial do CEBRASPE, presente em concursos como a Polícia Federal, por exemplo, veja:

1. Estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3. Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4. Lógica de primeira ordem. 5. Operações com conjuntos. 6. Princípios de contagem e probabilidade. 7. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Vale a pena resolver MUITAS questões da FGV e CEBRASPE relativas ao conteúdo de Estruturas Lógicas e Lógica de Argumentação (itens 1 e 2). Treino difícil, jogo fácil. A banca também deverá dar especial relevância ao conteúdo de Análise Combinatória e Probabilidade, mas não vislumbro questões muito complexas. Nosso professor Arthur Lima certamente te deixará bem preparado para encarar a “misteriosa” FAPEC, beleza?

DISCIPLINAS “LEGAIS” NO CONCURSO PCMS ⚖️

Pessoal, quatro disciplinas corresponderão a apenas 20 dos 80 pontos (25%) da prova, então o custo benefício de estudar tudo não é TÃO ALTO, de início. Entretanto, devido ao número de vagas inicial, qualquer ponto conquistado servirá como diferencial mais na frente, beleza?

Quanto a forma de cobrança, trata-se de uma banca LITERAL, mas que traz questões na forma de textinhos para que o concurseiro(a) complete as lacunas ou traz uma situação que consegue ser respondida com a mera lembrança do texto legal, veja um exemplo:

FAPEC – Concurso PCMS (Delegado) – 2006: Segundo a nossa carta magna, nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em __, na forma da lei.

a) terrorismo.
b) tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins.
c) sabotagem.
d) espionagem.
e) contrabando de pessoas do Brasil para o exterior.

Veja que a resposta é facilmente encontrada no texto constitucional, no Art. 5º, LI: “nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.”

Outro exemplo?

FAPEC – PCMS (Delegado) – 2006: Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à _, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.

a) juntada de documentos.
b) visita ao local dos fatos.
c) oitiva das partes.
d) perícia nos objetos.
e) reprodução simulada dos fatos.

Agora vejam o CPP, Art. 7º: “Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.”

É claro que em algumas matérias será exigido outros conhecimentos, como as características do Inquérito Policial ou da Ação Penal Pública, por exemplo, mas trata-se da minoria das questões, beleza? Portanto, muita LEI SECA nas disciplinas do Direito.

No Edital de DIREITO PENAL, destacam-se os itens 11, 12 e 13 (do exame de corpo de delito e das perícias em geral, incompatibilidade, impedimento e suspeição e dos peritos e intérpretes), que são matérias atinentes a disciplina de Direito Processual Penal.

Ademais, quanto aos itens 14 e 15, o estudo deverá priorizar os seguintes diplomas normativos: Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento), Lei 11.343/06 (Tráfico ilícito e uso indevido de drogas ilícitas), Lei nº 13.869/09 (Abuso de autoridade) e Lei nº 8.072/90 (Crimes hediondos), beleza?

Em PROCESSO PENAL, Inquérito Policial deverá estar no sangue para o Concurso PCMS, seguido do item 7 (Da Prova), e Prisões em Geral (flagrante, preventiva e temporária). Atenção as mudanças trazidas pelo pacote anticrime no conteúdo relativo às prisões preventivas, beleza? Leia nosso .pdf contido no MATERIAL COMPLETO, em seguida leia o CPP e faça MUITAS QUESTÕES para não perder as fáceis, ok?

DIREITO CONSTITUCIONAL, como já fora falado, tende a ser cobrada a mera letra da CF. No conteúdo relativo à Dos Direitos e Garantias Fundamentais, o tema NACIONALIDADE, DIREITOS POLÍTICOS/PARTIDOS POLÍTICOS não será cobrado, conforme o Edital.

O Art. 144 deve estar todo esquematizado na cabeça do nobre futuro Agente de Polícia Científica de Mato Grosso do Sul. Por fim, a banca deverá cobrar o item 2 desse Edital (2. Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul (Capítulo III Da Segurança Pública)), portanto leiam a Constituição do Estado, do Art. 40 ao 51, com foco nos Arts. 40 ao 45, tudo bem?

Em DIREITO ADMINISTRATIVO, o Concurso PCMS veio cobrando os seguintes tópicos:

1. Estado, governo e administração pública: conceitos elementos, poderes e organização, natureza, fins e princípios. 2. Agentes públicos: 2.1 Espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas. 2.2. Cargo, emprego e função públicos. 2.3. Regime jurídico único: provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. 2.4. Direitos e vantagens. 2.5. Regime disciplinar. 2.6. Responsabilidade civil, criminal e administrativa. 3. Poderes administrativos: poder hierárquico, poder disciplinar, poder regulamentar, poder de polícia, uso e abuso do poder. 4. Controle e responsabilização da administração: 4.1. Controle administrativo. 4.2. Controle legislativo. 4.3. Controle judicial. 4.4. Responsabilidade civil do Estado. 5. Atos Administrativos: conceitos, requisitos, atos ordinatórios e invalidação.

Vislumbra-se, de plano, a importância dos itens 2, 3 e 5 (agentes públicos, poderes administrativos – com foco no poder de polícia – e atos administrativos) para a banca FAPEC. Entretanto, as questões para o cargo não devem exigir nada de absurdo, e uma leitura atenta ao nosso material te permitirá gabaritar toda a prova de Direito Administrativo.

LEGISLAÇÃO POLICIAL CIVIL NO CONCURSO PCMS

Vamos ver o que cai? 🤔

1. Lei Complementar 114/2005 e suas alterações. 2. Decreto 12.107 de 24 de maio de 2006 e suas alterações (Dispõe sobre o desdobramento operacional das unidades e as funções de confiança que compõem a estrutura da Coordenadoria-Geral de Perícias). 3. Decreto 13.962/14 e suas alterações. 4. Decreto nº 13.502, de 23 de outubro de 2012 (Institui na Estrutura Organizacional da Coordenadoria-Geral de Perícias a Coordenadoria de Apuração de Procedimentos, Orientação e Correição (CAPOC)).

Eis a disciplina MAIS IMPORTANTE do Concurso PCMS!

Por quê? Principalmente devido a quantidade de itens (10) e devido ser a disciplina que DESEMPATARÁ NOTAS, pessoal. Como é um concurso de POUCAS VAGAS, essa disciplina terá especial relevância na classificação final dos aprovados, beleza?

Aqui, foco ESPECIAL na LC 114/05, que trata da Lei Orgânica da PCMS, que deverá representar pelo menos 3 das 10 questões da sua provinha. Os outros Decretos são decorebas relativos a órgãos periciais, então leia nosso .pdf e fiquem atentos aos alertas dados por nossos professores para os artigos mais importantes, porque não dá para decorar tudo.

O edital veio cobrando as seguintes NOÇÕES: 1. Fundamentos de perícia médico-legal. 2. Noções de anatomia e fisiologia humana. 3. Noções de Traumatologia forense. 4. Noções de tanatologia forense. 5. Técnicas especiais de perícia médico-legal: aparelhagem e equipamentos. 5.1. Generalidades sobre o equipamento em geral: balanças, estufas, geladeiras, freezer e câmara fria. 5.2. Instrumental cirúrgico: noções gerais sobre o uso, lavagem, preparo, esterilização e conservação.

Aqui, o concurseiro não deve se enganar: embora pareçam poucos conteúdos, os conteúdos relativos a Traumatologia Forense e Tanatologia Forense são “pesados”, portanto foco nesses dois conteúdos, que são ricos em detalhes e têm tudo a ver com suas atribuições, tranquilo?

NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA 🕵️

1. Locais de crime: conceituação, classificação, isolamento e preservação de local de crime. 1.1. Finalidades dos levantamentos dos locais de crime contra a pessoa e contra o patrimônio. 1.2. Vestígios de interesse Forense, evidências e indícios. 1.3. Tipos de impressão. 1.4. Fatores de interferência. 2. Biossegurança. 2.1. Prevenção de acidentes e cuidados de ordem pessoal e geral. 2.2. Perigos no ambiente de trabalho: cuidados gerais, substâncias tóxicas, emitentes de vapores venenosos, explosivos e combustíveis, manuseio de matéria contaminada. 3. Noções de química: soluções; densidade; concentração das soluções; diluição de soluções; volumetria.

Outro assunto de extrema importância para os fins do cargo ao qual você está pleiteando. Sem medo de errar: seu tempo deverá ser direcionado para os assuntos relativos ao local de crime, vestígios de interesse forense, evidências e indícios e cadeia de custódia, beleza? 🔍

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Chegamos ao finais de mais um artigo, pessoal! Espero que tenham gostado do conteúdo trazido por nós do Direção.

Importante lembrá-los que o estudo do nosso MATERIAL COMPLETO é de extrema importância, uma vez que os concursos tendem a ser cada vez mais disputados conforme o acesso a materiais de qualidade está cada vez mais fácil, beleza?

Deixo vocês com uma importante reflexão do grande BRUCE LEE: “O guerreiro de sucesso é um homem médio, mas com um foco apurado como um raio laser.”

Qualquer coisa, estou lá no Instagram (@caio_gomz), ok?

Um abraço! Estamos juntos 🤝

CONCURSO PC MSPC MSconcurso pc msconcurso pc ms 2021edital concurso pc msedital pc msPC MSpc ms 2021pc ms autorizado
Caio Gomes

Caio Gomes

Técnico Judiciário (TJAM). Aprovado nos seguintes concursos: PF (2018), PRF (2019), IBGE (2019), TJAM (2019), PCPA (2021), DEPEN (2021). Graduando em Direito (La Salle). Pós-Graduando em Direito Penal e Processo Penal (LEGALE).

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.