Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso PC SP: correção de Direito Constitucional da prova de Investigador

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Nathalia Masson23/05/2022

23/05/2022

Prezado (a) aluno (a),

No dia 23 de maio/2022, foi aplicada a prova do concurso da PC SP – pela banca VUNESP. Eis a correção da questão exigida na disciplina “Noções de Direito Constitucional”, para o cargo de Investigador de Polícia.

Um forte abraço,

Prof. (a) Nathalia Masson.

QUESTÃO 16

Considere que Aston e Julia são americanos, integrantes de uma banda de rock, e vieram para o Brasil fazer um show. Julia estava grávida de 07 (sete) meses e, por uma intercorrência na gestação, seu filho, Martin, nasceu no Brasil. Com base na situação hipotética e no disposto na Constituição Federal, é correto afirmar que Martin

(A) será considerado brasileiro nato somente se residir no Brasil e optar, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira, podendo concorrer ao cargo de vereador.

(B) não pode ser considerado brasileiro nato, pois seus pais estavam no Brasil a trabalho.

(C) poderá ser Ministro do Supremo Tribunal Federal e integrante da carreira diplomática, mas não oficial das Forças Armadas.

(D) poderá se candidatar ao cargo de Deputado Federal quando fizer 21 (vinte e um) anos.

(E) será brasileiro naturalizado se residir no Brasil por pelo menos trinta anos ininterruptos e não tiver condenação penal.

Comentário:

Sugiro iniciarmos a resolução desta questão nos perguntando se Martin é ou não brasileiro (e, sendo brasileiro, se é nato ou naturalizado). Repare que ele nasceu no Brasil. Será que podemos aplicar o critério territorial do art. 12, I, ‘a’? Bom, os dois pais são estrangeiros, certo? Mas, apesar disso, não estavam aqui a serviço do país de origem: vieram fazer um show. Logo, é claro que Martin é brasileiro nato, pelo critério territorial. A partir disso, fica fácil perceber que ele pode sim se candidatar ao cargo de Deputado Federal, tão logo atinja a idade mínima (que é de 21 anos, de acordo com o art. 14, § 3°, VI, ‘c’, CF/88). A letra ‘d’, portanto, é nossa resposta. 

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

Nathalia Masson

Nathalia Masson

Professora em Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.