Concurso PF: gabarito extraoficial de Direito Administrativo

Cargos Agente, Escrivão e Papiloscopista Olá pessoal, tudo bem? Neste artigo irei comentar as questões de Direito Administrativo do concurso PF (Gabarito PF), cujas provas foram aplicadas neste domingo (23/5), pela banca Cebraspe. Ressalto que se trata de Gabarito Extraoficial, publicado antes da divulgação do gabarito preliminar oficial do concurso, com o intuito de auxiliar ...

Por

Erick Alves
Compartilhe este artigo
Imagem - Concurso PF: gabarito extraoficial de Direito Administrativo

Cargos Agente, Escrivão e Papiloscopista

Olá pessoal, tudo bem?

Neste artigo irei comentar as questões de Direito Administrativo do concurso PF (Gabarito PF), cujas provas foram aplicadas neste domingo (23/5), pela banca Cebraspe.

Ressalto que se trata de Gabarito Extraoficial, publicado antes da divulgação do gabarito preliminar oficial do concurso, com o intuito de auxiliar nossos alunos a verificarem seu desempenho na prova. Logo, é possível que haja alguma divergência entre o gabarito dado aqui e o que será divulgado oportunamente pela banca.

Gabarito Concurso PF em Vídeo

Nos vídeos a seguir, os professores do Direção irão comentar as questões de todas as matérias e de todos os cargos. Além disso, iremos entrevistar alunos que fizeram a prova:

Prova de Agente

Prova de Escrivão

Prova de Papiloscopista

Gabarito Concurso PF – prova comentada

Prova de Agente, Escrivão e Papiloscopista

Concurso PF 2021 – Direito Administrativo

Determinado agente de Polícia Federal revelou um segredo sobre uma operação policial que seria realizada para deter uma quadrilha de traficantes. Ele havia se apropriado desse segredo em razão do seu cargo. Tendo a operação fracassado, a administração da Polícia recebeu uma denúncia sobre o ocorrido e abriu processo administrativo disciplinar contra o referido servidor.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes:

O processo aberto contra o servidor caracteriza poder de polícia administrrativo

Gabarito: ERRADA. Constitui manifestação do poder disciplinar.

A abertura do processo contra o servidor em questão é considerada controle externo e posterior.

Gabarito: ERRADA. Constitui controle interno, e não externo, pois o PAD foi instaurado pela própria Administração, ou seja, é um controle que vem de dentro.

O servidor, em razão do seu ato, está sujeito à pena de demissão.

Gabarito: CERTA, conforme previsto no art. 132, IX da Lei 8.112/90, o qual prevê que a demissão será aplicada no caso de revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo.

É isso, pessoal!

A prova veio bem fácil! Espero que nossos alunos tenham ido muito bem.

Erick Alves

Compartilhe este artigo
Erick Alves

Erick Alves

Professor de Direito Administrativo e Controle Externo para concursos há mais de sete anos. É Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2008, aprovado em 6º lugar. Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).