
O edital do concurso PGE RJ surpreendeu a todos os concurseiros que esperavam pela saída deste edital. Primeiro porque a instituição deu como previsão de publicação após o carnaval. Ocorre que o Cebraspe se antecipou e acabou soltando o certame na data originalmente prevista.
As surpresas não param por aí
Ocorre que esta não foi a única surpresa. Antes da divulgação no diário oficial do estado do Rio de Janeiro, foram divulgadas as principais disciplinas, exceto uma…Gestão Pública. Esta, o elemento novo, somente foi trazida a público no momento em que o edital foi colocado na praça. Com isso, vários concurseiros se viram desesperados e sem saber por onde começar e o que fazer para estudar a disciplina.
A matéria será cobrada em todas as carreiras
Passado o choque inicial, convém ao candidato a este concurso ter frieza para enxergar o panorama. Não se revela uma tradição neste tipo de carreira a cobrança de Gestão Pública em concursos da área jurídica, ressalvada a exceção do último concurso do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Portanto, de uma forma geral, a maioria esmagadora dos estudantes que tentarão ingressar na Procuradoria do estado do Rio de Janeiro vai começar do mesmo ponto de partida. Todos precisarão ter, agora, um primeiro contato com esta disciplina. E, possivelmente, por isso, o conteúdo não será cobrado de forma extremamente complexa. Contudo, as “pegadinhas”, é claro, se farão presentes. E para enfrentar cada uma delas, o Direção tem uma excelente preparação para este concurso:

O que priorizar?
Antes de adentrarmos nos tópicos propriamente ditos, convém trazer a conhecimento que a disciplina de Gestão Pública também está inserida no conteúdo de Administração Geral e de Administração Pública. Com isso, muitas vezes, você treinará por questões de Administração Geral e de Administração Pública para se preparar bem em Gestão Pública. Eis o mistério da fé e a solução para a sua preparação!
Agora, chega de floreios. Vamos enumerar os tópicos deste edital de acordo com as prioridades que as estatísticas mostram que já caíram em prova. Os dados levam em consideração todos os certames já organizados pelo Cebraspe até o presente momento. Vamos enumerar!
1. Gestão Estratégica: Liderança e Motivação; Planejamento Estratégico, Tático e Operacional; Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral; Estratégia organizacional; Comunicação e Controle; Balanced Scorecard na Administração Geral; Análise SWOT; Eficiência, eficácia e efetividade; Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe; Missão, Visão e Negócio; Matriz GUT; Estratégias competitivas de Porter; Planejamento Baseado em Cenários; e Gestão de Conflitos na Administração Geral.
2. Gestão da Qualidade: Melhoria Contínua e Qualidade Total; Ferramentas da qualidade; Reengenharia; Principais Teóricos da Qualidade; Ciclo PDCA; Benchmarking; Ferramenta 5W-2H; e Metodologia 5S.
3. Modelos teóricos de Administração Pública: Administração Pública gerencial; Administração Pública burocrática; O novo gerencialismo público ou nova gestão pública; Administração Pública patrimonialista; Burocracia, Sistemas Sociais e Tipos de Dominação (Max Weber); e Paradigma pós-burocrático.
Estas disciplinas fazem o maior sentido, pois demonstra a grande preocupação com a eficiência do servidor público bem como no melhor emprego dos recursos dentro do seio da organização. Ao verificarmos os tópicos, realmente podemos ver que a PGE RJ está olhando para o futuro e buscando a modernidade. Não é por outro motivo que foi colocada no edital.
Resumo da Ópera: essas foram apenas algumas dicas que estão longe de esgotar o tema. Aliás, para estudá-los amiúde, estude com o Direção!
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
