Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso PMDF: como começar a se preparar HOJE?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Marco Tulio03/02/2022

03/02/2022

Aqueles que achavam que os concursos públicos seriam cada vez mais escassos, se enganaram. Nos últimos dias estamos vendo uma chuva de notícias de editais para todos os tipos de carreiras. Para a área policial, não tem sido diferente, hoje foi noticiada a autorização do concurso PMDF, com a oferta de 2.100 vagas para o cargo de Soldado Policial Militar.

Tenho uma excelente notícia, principalmente para os concurseiros iniciantes. Esse é o tipo de certame que apesar de ser bastante concorrido, costuma  ter um grau de complexidade menor do que o de outros da carreira policial, como PCDF, PF e PRF.

É uma excelente oportunidade, tanto para quem tem o sonho de se tornar policial, tanto para quem busca ingressar no serviço público e ter a possibilidade de alçar voos mais altos futuramente. Além disso, ter uma remuneração inicial acima de R$ 5.000,00 não é nada mau né?

Sem mais delongas, vamos ao que mais interessa. Afinal, você deve ter vindo até aqui buscando dicas para se preparar, certo?

Primeiro ponto a ser tratado: a banca do último concurso PMDF foi a IADES, no entanto, não é possível cravar que ela irá organizar o próximo certame.

Em qualquer concurso de grande porte que está surgindo atualmente, estou chutando que a banca será FGV, afinal, ela está pegando praticamente tudo.

Portanto, peço que inclua ela no seu radar, mas sem excluir a possibilidade de outras, como CESPE e FCC. Resumindo: enquanto não houver definição de banca, faça questões de todas as mais populares e assim que houver essa definição, transfira o seu foco para a escolhida.

Já em relação ao conteúdo propriamente dito, acredito que o edital antigo seja um bom parâmetro. Houve a seguinte divisão:

  • 30 questões de conhecimentos básicos, abrangendo: português, inglês, matemática e raciocínio lógico, atualidades, legislação aplicável a PMDF e criminologia;
  • 40 questões de conhecimentos específicos, abrangendo: direito constitucional, direitos humanos, direito administrativo, direito penal, direito processual penal, direito penal militar e direito processual penal militar;

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Parece muita coisa, no entanto, boa parte dessas matérias já faz parte da rotina da maioria dos concurseiros. Mas se você ainda está iniciando seus estudos para o concurso PMDF, não se preocupe, há tempo de sobra para alcançar a aprovação nesse concurso. Recomendo que nesse momento pré-edital, qualquer candidato concentre seus esforços nas disciplinas específicas, pois representam um percentual maior da prova e além disso não devem sofrer grandes mudanças. Já em relação aos conhecimentos básicos, é possível que algumas dessas matérias não apareçam novamente (com exceção de legislação aplicável a PMDF e português), por isso, não acho válido gastar seu precioso tempo com elas por agora.

Além disso, há algo que acho válido destacar: pela quantidade alta de vagas, existe uma certa margem para você errar questões daqueles temas em que tiver mais dificuldade. Em certames com oferta pequena de vagas, esses erros podem custar muito mais caro. Mas cá entre nós, você terá muito tempo até a prova, então é possível se garantir até mesmo naquelas disciplinas mais complicadas.

Vamos a mais algumas dicas práticas para o concurso PMDF?

  • Lembre-se: estudar não é sinônimo de sofrer. Você tem tempo e ânimo para estudar mais de 6 horas em um único dia? Ótimo. Mas saiba que isso não é garantia de aprovação;
  • Mais importante do que o tempo de estudos é a qualidade, sendo essa uma verdade que eu não canso de afirmar;
  • Mais importante do que se preocupar com a quantidade de horas de estudos, é você analisar se está progredindo, e a melhor forma de fazer isso é analisando o seu desempenho na resolução de questões;
  • Pela boa quantidade de meses que você terá até a prova da PMDF, 3 horas diárias, na minha visão, é suficiente;
  • Tenha muita atenção principalmente em relação às revisões, pois muita gente se preocupa apenas em progredir em relação ao conteúdo, mas sem a realização de revisões adequadas isso não servirá para muita coisa.

Espero que tenha gostado deste artigo! Estou à disposição no meu instagram, pode contar comigo.

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

concurso pmdfconcurso pmdf 2022edital pmdfpmdf 2021
Marco Tulio

Marco Tulio

Marco tem 22 anos, é servidor do TJDFT, formado em Gestão Pública. Ingressou no serviço público aos 19 anos, pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, e coleciona aprovações em concursos de âmbito federal, como: MPU, TST, STJ, STM. Um aluno que era mediano, mas decidiu mudar a sua vida através dos estudos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.