Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso PMDF: veja o que mais caiu na última prova para Soldado!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Rafael Valle11/10/2022

11/10/2022

Olá, futuros policiais militares do DF! Neste artigo, iremos esmiuçar o último edital do concurso PMDF para soldado e trazer os TOP tópicos mais relevantes do último concurso de 2018.  

Meu nome é Rafael Valle, sou coordenador da área policial, consultor e professor de Conhecimentos do DF (RIDE) e Atualidades. Sou Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-graduado em Gestão em Segurança Pública, Pós-graduado em Constitucional Administrativo. Fui aprovado para o cargo de Analista Perito do MPU em 2º lugar e atualmente exerço o cargo de Agente de Polícia do Distrito Federal (PCDF).

Acompanhe-me nas redes sociais no Instagram (@prof.rafaelvalle) e no canal do YouTube. Em caso de dúvida, é só a enviar no e-mail contato@profrafaelvalle.com.br. Tenho certeza de que minha experiência como “concurseiro e policial” ajudará você nesta trajetória rumo à farda da PMDF!

Análise de Edital do concurso PMDF

O último edital foi organizado e teve suas provas aplicadas pela banca IADES no modelo múltipla escolha totalizando 60 questões com 5 alternativas cada no padrão A, B, C, D e E. Foram 30 questões de conhecimentos básicos e 30 questões de conhecimentos específicos, sendo que cada questão teve peso 1 atribuído.

Em Conhecimentos Básicos foram 8 questões de Língua Portuguesa, 4 questões de Língua Inglesa, 5 questões de Matemática e Raciocínio Lógico, 4 questões de Atualidades, 6 questões de Legislação Aplicável a Polícia Militar do Distrito Federal e 3 questões de Criminologia.

Em Conhecimentos Específicos, no último concurso PMDF, foram 30 questões totais, mas não houve definição no Edital quantas seriam por disciplina. Ressalta-se que na prova foram cobradas 6 questões de Direito Constitucional e Direitos Humanos, 5 questões de Direito Administrativo, 4 questões de Direito Penal, 5 questões de Direito Processual Penal, 5 questões de Direito Penal Militar e 5 questões de Direito Processual Penal Militar.

No que tange à prova discursiva, os candidatos precisaram realizar a elaboração de um texto sobre um tema atual, qual seja: “Como o policial militar do Distrito Federal pode contribuir para o combate aos crimes contra a dignidade sexual?”. No caso da discursiva, foi atribuída a pontuação máxima de 10 pontos.

Tópicos mais cobrados no último edital

– Língua Portuguesa: Tivemos a prova de português dividida basicamente em questões de Sintaxe e Interpretação de Texto. Sintaxe: 4 questões; Compreensão e interpretação de textos 3 questões. Ressalta-se que houve 1 questão de reescritura de textos

– Língua Inglesa: Foram 2 questões de Compreensão e interpretação de textos e outras duas de elementos gramaticais, portanto seguiu lógica semelhante da cobrança em língua portuguesa.

– Matemática e Raciocínio Lógico: Foram cobradas situações problemas envolvendo Razão/Proporção e Probabilidade, além de uma questão de Proposições.

– Atualidades (RIDE-DF): A parte histórica do DF foi o tópico mais demandado. Ressalta-se a cobrança de uma questão sobre as funções e objetivos do Lago Paranoá que também de certa forma se liga à parte histórica da matéria.

– Legislação da PMDF: LODF foi o tópico mais demandado. Foram 3 questões da LODF, 1 questão da Lei 7289/1984, 1 questão da Lei 12086/2009.

– Criminologia: Esta disciplina veio como uma inovação do último concurso, mas tivemos apenas 3 questões dela. Não há tópicos relevantes a serem elencados aqui, pois foram cobradas uma questão de cada tópico. Houve uma questão sobre funções da criminologia, uma sobre objetos da criminologia e outra sobre modelos.

– Direito Constitucional: Curiosamente tivemos apenas 2 questões desta matéria e sobre temas não tão comuns para este cargo. Tivemos uma questão de Poder Judiciário e outra de regras de decretação de Estado de Sítio e de Defesa.

– Direitos Humanos: Tivemos 3 questões desta matéria. Uma sobre Código de Conduta para Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei, uma sobre Direito Internacional Humanitário e a última sobre o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos.

– Direito Administrativo: A cobrança foi maior nos temas de Princípios gerais e constitucionais e da Lei 8.112/90.

– Direito Penal: Tivemos a cobrança de 2 questões de aplicação da Lei Penal e 2 questões de Teoria do Crime. Sobre as leis penais, tivemos a cobrança de 1 questão da lei do Tráfico de Drogas (abordou a Teoria do Crime) e outra da Lei Maria da Penha.

– Direito Processual Penal: Nesta matéria a cobrança foi bem fragmentada em vários tópicos do edital. Tivemos uma questão de Inquérito Policial, uma de Prisão em flagrante, uma de Habeas Corpus com entendimento do STF, uma da Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei 9.099/95) e outra de sistema processual penal brasileiro.

– Direito Penal Militar: Nesta matéria a incidência prioritária foi de Crimes Militares.

– Direito Processual Penal Militar: Nesta matéria a incidência maior foi em Prisões, pois tivemos duas questões.

O que podemos inferir do último concurso PMDF?

Percebe-se que a banca IADES preocupou-se em cobrar questões de vários tópicos do edital, não demandando dos candidatos o conhecimento específico daquilo que costuma “cair mais” nos concursos policiais. Por exemplo, tivemos questão de Poder Judiciário, tópico pouco explorado em Direito Constitucional para carreiras policiais, mas não tivemos questões do Art. 5º da CF/88, tópico presente em quase todas as provas da carreira. Dessa maneira, vimos em diversas matérias a cobrança de 1 item por tópico ou tópicos sem a cobrança sequer de um item.

Por enquanto, recomenda-se um estudo completo do último edital da PMDF a fim de que o candidato crie uma boa base teórica para quando o próximo edital publicado o candidato possa lapidar seu conhecimento.

E-books gratuitos para PMDF

Questões Comentadas de Legislação Específica para PMDF. Baixe gratuitamente!
Questões Comentadas de Direito Penal e Processo Penal. Baixe gratuitamente!

Quer receber um planejamento completo e individualizado?

Se você deseja assistir mais sobre este tema, fiz um vídeo, o qual detalho os conteúdos objetos dessa prova e o que você deveria focar já pensando no próximo edital.

Faça parte do canal do Telegram policial do Direção concursos

Cursos completos para a PMDF

Se tiver interesse em participar das consultorias para a área policial e quiser que eu monte seu Cronograma de Estudos de forma personalizada ou mesmo se tiver qualquer dúvida é só me enviar um direct!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

 Concursos Públicosconcurso pm dfpm dfconcurso pmdfconcurso pmdf 2022concursos públicosedital pmdfpmdf 2022raio x pmdf
Rafael Valle

Rafael Valle

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.