Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso PMDF: O DF tem 33 ou 35 RAs? O que marcar na prova?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Rafael Valle07/04/2023

07/04/2023

Fala pessoal! Tudo bem? Eu sou o Rafael Valle, coordenador das carreiras policiais do Direção Concursos e professor de Atualidades (RIDE-DF)! Hoje estou aqui para te dar uma luz em RIDE-DF no concurso PMDF e te orientar o que marcar na prova se o DF tem 33 ou 35 Ras atualmente.

Entendendo a problemática

Arapoanga e Água Quente são oficialmente as mais duas novas regiões administrativas (RAs), totalizando 35 no Distrito Federal. Em 22/12/2022, o governador Ibaneis Rocha sancionou as leis n° 7.190 e n° 7.191, as quais criaram as duas RAs. As normas foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O edital do concurso PMDF para Soldado produzido pela banca Instituto AOCP foi publicado em 24/01/2023, trazendo na bibliografia para a matéria de Atualidades (RIDE-DF) o Atlas do Distrito Federal do ano de 2017, porém, em 13/02/2023, houve uma retificação no edital, a qual trouxe a atualização da bibliografia para a seguinte: CODEPLAN, Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Atlas do Distrito Federal. Brasília, 2020. Portanto, a bibliografia trata-se de publicação do ano de 2020.

No Atlas do Distrito Federal de 2020, consta o seguinte trecho “Atualmente, existem 33 RAs, oficialmente delimitadas pela Lei Complementar nº 958, de 20 de dezembro de 2020”.

Em resumo, atualmente e de forma legal o Distrito Federal possui 35 regiões administrativas, porém a bibliografia escolhida pela banca Instituto AOCP ainda traz o Distrito Federal com 33 regiões administrativas, pois ela é anterior às leis que criaram Água Quente e Arapoanga.

Ok! Agora, você deve estar pensando: “Como que eu marco isso na prova, então!?” Calma! Eu vou te dar um direcionamento! Mas, antes disso, deixe-me fazer um convite! Que tal participar do nosso super Aulão Presencial do Direção Concursos para a PMDF?

Montamos um super evento presencial em questões para você que quer passar no concurso PMDF em 2023. No dia 15/04, das 8h às 12h, você tem um encontro marcado com Ricardo Ziegler (professor de Direito Processual Penal Militar e Direito Penal Militar), Ronaldo Paiva (professor de Criminologia e Legislação Específica da PMDF) e comigo (Rafael Valle). Eu ministrarei Atualidades (RIDE-DF).

Para participar é muito fácil! É só clicar no link abaixo.

Lembre-se que estamos em valor promocional de segundo lote por apenas R$ 59,90 e você ainda pode LEVAR UM AMIGO!

AULÃO PRESENCIAL

Continuando… vamos solucionar esse problema!? Vem comigo!

Sugestão de marcação na prova

Primeira coisa que você precisa colocar na cabeça é que você não deve brigar com a prova e que seu objetivo é acertar a questão e somar ponto. Felizmente, sua prova é de múltipla-escolha, então não há fator de correção. Por ser de múltipla-escolha possuímos a vantagem de marcar a alternativa “mais certa” ou “menos errada” utilizando a eliminação das outras alternativas. Sendo assim, se vier alguma questão com essa problemática de quantitativo de RAs, de pronto, elimine as alternativas erradas.

Em segundo lugar, verifique no enunciado da questão se houve alguma menção ao Atlas do Distrito Federal ou a alguma outra bibliografia. Se perguntarem algo fazendo a menção “De acordo com o Atlas…”, considere o que a bibliografia trouxe, ou seja, 33 Regiões Administrativas, porém, se não houver qualquer menção ao Atlas, recomendo que marquem como se o DF possuísse 35 RAs em sua composição.

Faço esta recomendação, pois, como já dito, o edital da PMDF foi publicado posteriormente às leis que criaram as RAs 34 e 35. Sendo assim, mesmo não constando na bibliografia da banca, na minha visão, será adotada a ideia do DF possuir 35 RAs, em respeito às leis distritais.

Conclusão

A depender da forma que a questão for redigida, é plausível que exista a possibilidade de impetração de recurso para anulação do item tanto de um lado como de outro, mas recomendo seguir minha sugestão acima, pois é a que julgo ser mais possível de ser adotada pela banca Instituto AOCP.

ACESSE O GRUPO VIP GRATUITO DA PMDF

Eu te espero nas aulas ao vivo e no Telegram!

Siga-me em minhas redes sociais: @prof.rafaelvalle

Youtube: Professor Rafael Valle

concurso pmdfPMDFpmdf 2023
Rafael Valle

Rafael Valle

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.