Concurso Polícia Penal do Ceará: por onde começar a estudar?

O concurso Polícia Penal do Ceará será uma das grandes oportunidades das carreiras policiais de 2024. Serão mais de 800 vagas imediatas com salários iniciais acima dos R$ 6 mil! Com a banca do certame já definida, o instituto Idecan, o edital pode sair a qualquer momento. Tá interessado nessa grande oportunidade e não sabe ...

Por

Jornalismo Direção Concursos
Compartilhe este artigo
Imagem - Concurso Polícia Penal do Ceará: por onde começar a estudar?

O concurso Polícia Penal do Ceará será uma das grandes oportunidades das carreiras policiais de 2024. Serão mais de 800 vagas imediatas com salários iniciais acima dos R$ 6 mil! Com a banca do certame já definida, o instituto Idecan, o edital pode sair a qualquer momento.

Tá interessado nessa grande oportunidade e não sabe por onde começar seus estudos? Vem comigo que vou te explicar!

Vídeo: CONCURSO POLÍCIA PENAL DO CEARÁ: POR ONDE COMEÇAR A ESTUDAR? – Luiz Fernando

eBook: 50 Concursos em 2024!

O ano de 2024 está com previsão de ter inúmeras vagas em concursos públicos, e uma delas poderá ser sua se você se dedicar. Por isso, veja esse eBook que o Direção Concursos preparou com os 50 melhores concursos previstos já para o próximo ano. Você terá MUITAS oportunidades para mudar de vida e conseguir a estabilidade financeira!

Clique no botão abaixo para aproveitar esse material totalmente GRATUITO:

Baixe aqui seu eBook dos 50 concursos em 2024!

A Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) foi oficializada como banca na última quinta-feira (14/12). O último certame ocorreu em 2017 e foi organizado pelo Instituo AOCP.

E então você me pergunta: Luiz, as duas bancas são muito diferentes? Para onde eu devo direcionar meus estudos? Continua comigo pra eu explicar.

Concurso Polícia Penal do Ceará: Idecan

Para começar, é importante ressaltar que a banca escolhida tem bastante experiência na aplicação de concursos. Por causa disso, existem perfis e características próprias da banca, uma delas é a elaboração de questões objetivas e de múltipla escolha, com geralmente 5 alternativas.

Além disso, na parte destinada a língua portuguesa, que equivalem de 10% a 30% da prova dos candidatos, a banca traz algumas preferências em alguns itens que podem ser analisados por você concurseiro.

Por exemplo, é uma inclinação do instituto cobrar interpretação e inferência textual. Também é bastante cobrada a parte gramatical e a semântica.

Já no ramo do direito, a banca também tem um perfil certo, primeiro baseia-se em narrativas de situações específicas e hipotéticas onde o candidato precisa aplicar seus conhecimentos, uma parte positiva é o entendimento literal da legislação, assim não existem muitos “pegas” como são de praxe em outras banca, como por exemplo a FGV.

Nos outros concursos policiais organizados pela Idecan, não foram muito cobradas questões como jurisprudência ou doutrina. A legislação específica, por sua parte, baseia-se em portarias, resoluções e outras legislações para a carreira de policial penal do estado.

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
concursos policiais
policia penal
policia penal ce
Jornalismo Direção Concursos

Jornalismo Direção Concursos

Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.