
Olá, nobre estudante. Hoje vamos tratar da redação aplicada no concurso da Polícia Rodoviária Federal (concurso PRF) em 9/5/2021, explicando como você poderia escrever seu texto chegando à nota máxima na discursiva. De início, externo minha imensa alegria, porque, mais uma vez, ACERTAMOS o tema.
Isso mesmo, todos os tópicos do tema foram tratados em detalhes em “sala”, ou melhor, nos estúdios e Pdf. Quero lembrar que seu texto deverá estar nos parâmetros citados abaixo.
Ah, caso você já perceba que escreveu “tudo errado”, fique tranquilo, poderemos te ajudar com um recurso individualizado para a discursiva e, posteriormente, ganhar vários pontos, para você melhorar sua classificação. Então, vamos lá! (concurso PRF)
Inicialmente, é necessário analisar os textos motivadores, certo? Havia 3 pequenos textos motivadores: o primeiro versando sobre a quantidade de mortes em acidentes e a Lei Seca, do IPEA; o segundo acerca do CTB, quando inovou com crimes de trânsito em 1997, da UFPR; e o terceiro do site do Governo Federal sobre dados da PRF relativos a acidentes de trânsito e ingestão de bebida alcoólica. Claramente, todos os tópicos foram abordados em aula.
Lembro-me, diversas vezes, quando citava, em aula, a importância dos crimes de trânsito previstos no CTB do art. 302 ao art. 312. Além disso, usava como exemplo o uso de álcool e direção. Ah, também tratei exageradamente sobre as maneiras de diminuição de acidentes.
Agora, olhe abaixo cada um dos tópicos que deveriam ser respondidos com exemplos, conceitos, dados e curiosidades. Em seguida, escreverei a possível redação que você deveria escrever. (concurso PRF)
(Redação PRF/2021) “Tema: A inovação legislativa como instrumento para a redução dos acidentes de trânsito terrestre (ATT)
Tópicos:
1) O impacto da previsão dos crimes de trânsito no que se refere aos ATTs e as possíveis causas desse impacto; [valor: 5,00 pontos] (concurso PRF)
2) O impacto da Lei Seca no que se refere aos ATTs e as possíveis causas desse impacto [valor: 5,00 pontos] (concurso PRF)
3) Ações para a redução dos ATTs [valor: 9,00 pontos] (concurso PRF)
[Introdução] Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes de jovens no Brasil. Acerca do assunto, convém discorrer sobre o impacto da previsão de crimes e os Acidentes de Trânsito Terrestres (ATTs) e suas causas, impacto da Lei Seca nos ATTs e soluções para redução de ATTs.
[Desenvolvimento – tópico 1] Primeiramente, acerca do impacto legislativo e suas causas, entende-se que foi positivo, uma vez que com o advento da inclusão dos crimes de trânsito no Código de Trânsito Brasileiro, do art. 302 ao art. 312, o cidadão mostrou-se mais atento, sobretudo, devido à punição com penas de reclusão de liberdade ou multa. Não obstante, muitos condutores mantiveram sua rotina, utilizando o automóvel de maneira irresponsável, usando o aparelho celular, ou após a ingestão de bebida alcoólica. Por isso, atualmente, o Brasil faz parte dos países em que mais há vítimas fatais de ATTs. Logo, nota-se que além de punição, deve haver investimento em conscientização de condutores e reciclagem dos infratores.
[Desenvolvimento – tópico 2] Quanto ao impacto da Lei Seca ao ATTs, observou-se que, de início, houve respeito dos condutores, não dirigindo após o consumo de bebida alcoólica, contudo, com o passar dos anos, muitos deixaram de lado a proibição. O Estado optou pela majoração do valor multa que, atualmente, ultrapassa o valor de três salários mínimos. Ademais, houve a possibilidade de comprovação de alcoolemia por meio de teste do bafômetro, sangue e até por atitude suspeita do condutor ter ingerido álcool. Os ATTs diminuíram significativamente, entretanto, há muitos motoristas pegos embriagados em fiscalizações até hoje. Assim, vê-se a necessidade de mais ação do governo com relação à conscientização e à punição, a fim de solucionar a problemática.
[Conclusão – tópico 3] Por derradeiro, a fim de reduzir a quantidade de ATTs, são necessárias ações educativas com conscientização e fiscalização, uma vez que, apesar de haver punição, o cidadão permanece inconsequente. Logo, é possível existir palestras em faculdades e no trânsito, abordando motoristas e informando a extrema letalidade causada por tais acidentes. Além disso, deve haver campanhas com vídeos na internet, com foco em jovens e adultos, sobre o resultado da imprudência no trânsito. Desse modo, haverá um trânsito com dignidade e respeito.
Pronto, finalizamos o texto completo com nota máxima para a PRF. Talvez, você que fez a prova esteja pensando em inúmeras informações de que não se lembrou de colocar na hora da prova.
Acredite. Acontece muito. Agora, aproveite a oportunidade para rever seus rascunhos e mensurar se, de fato, sua nota será tão baixa. Em verdade, espero que você tenha escrito um bom texto.
Caso contrário, estarei à disposição para postular um recurso em seu favor e, claro, ganhar, como já ganhei centenas de recursos. Bons estudos.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
