Raquel Monteiro • 10/09/2021
10/09/2021Olá, concurseiros! Como é cediço, apreciamos decifrar “os mistérios” dos concursos públicos e das bancas examinadoras de concurso público.
Hoje daremos o pontapé inicial, descortinando a banca Idecan – Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistencial Nacional, aquela que “viralizou” na web por distribuir um kit com bombom, álcool gel, caneta e instruções aos candidatos de seus concursos públicos.
Aliás, que vire um exemplo para as mais diversas bancas, pois banheiro limpo, instalações minimamente ergonômicas são o mínimo que se espera de uma empresa que vai elaborar uma prova de concurso público.
Esta é uma banca que vem ganhando espaço, pois tem operacionalizado certames dos mais ecléticos possíveis. Por isso que dedicamos um texto só para ela!
O Idecan, segundo consta em seu site, é uma “instituição de direito privado e sem fins lucrativos, criado na forma de associação, sem caráter político, racial ou confessional, com personalidade jurídica própria e constituída por tempo determinado, com base na legislação civil.”
Já realizou muitos concursos públicos de toda parte do Brasil. Já elaborou provas de municípios, conselhos profissionais, estatais, corpos de bombeiros, universidades, escolas federais etc.
Sendo assim, conhecer um pouco mais sobre esta banca é bom para conhecer seu histórico e, assim, montar um bom plano de estudos.
O estilo desta banca, que é sediada no Distrito Federal, é bem próprio. Apresenta questões com dificuldades variadas, utilizando muitos enunciados enxutos.
Isso é bom para ganhar agilidade, pois nada é pior que precisar ler muitas vezes a mesma questão para entender sobre aquilo que é cobrado.
Sua eficiência pode melhorar ainda mais se você se propuser a treinar muito por exercícios desta banca, a exemplo do que ocorre com diversas bancas.
Tal prática é excelente para ficar para ganhar velocidade no dia da prova, pois o treino vai te proporcionar calma e tranquilidade para este dia tão relevante. Ademais, cabe acrescentar que as questões são em formato “ABCDE” como na maior parte dos concursos do Brasil.
Língua Portuguesa
Nas provas de Língua Portuguesa, observamos alguns textos bem grandes para diversas questões. Muitas delas são de quadrinhos que abordam, geralmente, conhecimentos de gramática e de semântica.
Com isso, se você conseguir dominar tais tópicos, fará uma ótima pontuação nesta disciplina. Este é um grande diferencial para se sair bem nas provas do Idecan.
Por isso, não deixe esta disciplina de lado porque cada ponto deve ser cuidadosamente estudado porque produz grande impacto em sua aprovação.
Disciplinas Jurídicas
No que toca às disciplinas jurídicas e de legislação específica, as questões possuem um viés bastante prático, sendo, na maioria das vezes, pautada no texto legal. Isso é muito positivo, pois traz uma maior previsibilidade do que poderá ser abordado na prova.
Além disso, confere uma maior lisura ao certame, pois reduz a margem de erro por parte do examinador, bem como minora as possibilidades de anulações de questões.
Desta forma, se você não gosta de ler a lei, sugerimos que se acostume com a ideia de “amar” esta técnica de aprendizagem, pois é fundamental para se sair bem nas provas deste Instituto.
Redação Oficial
Naquelas de disciplinas fora do Direito, como Redação Oficial, ela é um pouco menos difícil. Isso, contudo, não significa dizer que suas questões são fáceis ou rápidas para serem resolvidas.
Os enunciados são mais curtos, mas cheios de detalhes, o que também demanda um pouco mais de tempo para resolver. Nada que, com muito treino, não se torne mais rápido depois.
Um exemplo disso foi o último concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará – PEFOCE. Aliás, muitos candidatos a este certame relataram que as provas estavam bastante complexas, em um nível bastante elevado.
Resumo da Ópera: quer ir bem nas provas do Idecan? Além de resolver muitas questões, vire especialista nos tópicos de gramática e interpretação de textos em Língua Portuguesa.
Nas demais disciplinas jurídicas, estude pela lei até cansar. Depois disso, estude mais um pouco (risos) até figurar na lista de aprovados.
Quer saber de tudo e mais um pouco sobre as bancas de concursos? Seja um Gavião e estude conosco no Direção!
O PDF 2.0, da parceria Direção + Qconcursos, vem sendo cada vez mais cobiçado entre os atuais concurseiros e futuros concursados. Por ser totalmente inovador, reúne tudo em um único lugar, tem questões integradas, tira-dúvidas diretamente com os professores e é único no mercado. Esta ferramenta é considerada um “atalho” rumo sua aprovação em concursos públicos.
Por isso, não perca a chance de se tornar um Assinante Ilimitado e ter acesso a todos estas vantagens. Clique abaixo para saber mais:
Faça parte do canal de Telegram para o compartilhamento de notícias em TEMPO REAL! Você nunca mais vai ficar de fora das novidades, clique aqui e participe.
Raquel Monteiro
Raquel Monteiro é advogada, escritora, professora pós-graduada em Direito Público e blogueira do Concurseiro Solitário. Já foi oficial da Marinha do Brasil e agora vem trazer conteúdo de qualidade ao Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.