Concursos Abertos Concursos 2020

Concurso Receita Federal: casos inusitados que vivi como Auditor

Arthur Lima Arthur Lima comentários
24/03/2020, às 18:03 • 3 dias atrás

concurso receita federal

Quando iniciei a minha preparação para o concurso Receita Federal (Receita Federal do Brasil), jamais imaginei que iria trabalhar na aduana brasileira.

Confesso que durante os estudos as matérias relacionadas a esse área sempre me entediavam, achava chato. Quando fui aprovado, em 2009, adivinhem só onde foi a minha primeira lotação? Sim, na aduana.

No concurso Receita Federal em que fui aprovado, ainda era possível escolher a unidade de lotação com base na ordem de classificação e eu, morador do interior de São Paulo, optei por ser lotado em Manaus. Lá, eu trabalhava na Seção de Procedimentos Especiais Aduaneiros (Sapea), onde em alguns meses eu me tornei o chefe da Seção.

Concurso Receita Federal: porto de Manaus

Essa área é responsável pelo combate em fraudes em importação e exportação de produtos. Durante a minha atuação no Porto de Manaus, uma unidade que é reconhecida pela grande importação de barcos, iates, etc., tivemos um caso de fraude e uso de laranjas na compra de uma lancha. Na época, eu e a minha equipe ficamos desconfiados com a documentação e demos início a uma investigação.

Cursos completos para a Receita Federal

Nesse caso, era uma lancha de 2 milhões, um valor próximo do que costumamos ver dentro dos casos de importação e exportação. Denominamos esse tipo de fraude de ocultação do real importador e ocultação do real exportador.

Para comprovar a fraude realizamos uma diligência e fomos até o local para onde a lancha seria entregue. Lá conseguimos encontrar toda a documentação que comprovava a ilegalidade e dar o direcionamento necessário.

Lembrando que a Receita Federal é um dos órgãos que possui “poder de polícia”, sendo assim, os auditores e a equipe da operação podem ir em estabelecimentos comerciais sem a necessidade de uma autorização judicial.

Após um período de atuação em Manaus, fiz o concurso de remoção interna e passei a trabalhar no aeroporto de Guarulhos, no estado de São Paulo. Por ser um aeroporto, as cargas normalmente são perecíveis ou de um valor agregado mais alto e em certo período ouve um aumento significativo na apreensão de cabelo humano.

Concurso Receita Federal: aeroporto internacional de Guarulhos

Em uma das apreensões, conseguimos encontrar 1 tonelada de cabelo humano subfaturada e o importador que constava no documento era um laranja.

A nota fiscal avaliava a carga em 16 mil dólares quando na verdade, o preço dessa carga é 25 vezes maior do que o declarado. No fim das contas, os fios foram avaliados em 2 milhões de dólares (10 milhões de reais na cotação atual).

Após a operação, toda a “cabeleira” foi doada para uma Organização Não Governamental (ONG) que ajudava no tratamento de pessoas com câncer, onde o produto apreendido seria transformado em perucas.

Concurso Receita Federal: apreensão de cabelo humano

Qual o destino das apreensões?

Sim, eu sei que muitos se questionam sobre o que é feito com toda a mercadoria apreendida pela Receita Federal. Dependendo da mercadoria, no caso de carros, computadores e alguns outros materiais que não oferecem riscos ao usuário, nós doamos para o governo municipal ou estadual, escolas, etc.

Em outros casos, a Receita Federal faz os seus grandes e famosos leilões, onde o produto pode ser vendido por um valor bem abaixo do mercado e todo o recurso arrecadado volta para a União.

Em casos de pirataria a Receita Federal destrói o produto apreendido, devido ao risco que ele oferece ao possível usuário.

Especial: GPS Receita Federal

O GPS Receita Federal foi idealizado pelo Direção Concursos para trazer todos os detalhes que você precisa saber para se preparar de forma certeira para o concurso Receita Federal, um dos melhores concursos públicos do país, ainda que esteja começando do zero.

O projeto GPS Receita Federal será uma semana inteira dedicada a te indicar a melhor tática para que você ganhe tempo e conquiste uma posição em um concurso de altíssimo nível.

  • Data de início: 31/03/2020;
  • Valor: GRATUITO!

Vai perder esta oportunidade?

Conheça a assinatura ilimitada do Direção

aduana federal auditor receita federal concurso receita federal edital receita federal

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.

Comentários