Concurso Receita Federal – Introdução ao Planejamento

Fala Concurseiro! Hoje vamos tratar de Administração Geral para o concurso da Receita Federal, disciplina cobrada no último concurso, tanto para o cargo de Auditor, como para o cargo de Analista. Hoje vamos realizar uma introdução ao Planejamento. Introdução ao Planejamento O planejamento é uma das funções administrativas, de acordo com a classificação de Dale. ...

Por

Carolina Couto
Compartilhe este artigo
concurso receita federal

Fala Concurseiro! Hoje vamos tratar de Administração Geral para o concurso da Receita Federal, disciplina cobrada no último concurso, tanto para o cargo de Auditor, como para o cargo de Analista. Hoje vamos realizar uma introdução ao Planejamento.

Introdução ao Planejamento

O planejamento é uma das funções administrativas, de acordo com a classificação de Dale. O planejamento é responsável por dar um rumo à organização por meio da formulação de objetivos e meios para alcançá-los.

A FGV, em provas anteriores, já conceituou o planejamento como “a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades”.

É importante que o candidato saiba que planejamento e plano não são sinônimos. O plano é o produto do planejamento. Já, o planejamento é algo muito mais complexo.

O gestor poderá adotar diferentes filosofias de planejamento de acordo com os seus objetivos. Dessa forma, o planejamento poderá ser:

a) Conservador

b) Otimizante

c) Adaptativo

Introdução ao Planejamento – Princípios

A doutrina costuma separar os princípios do planejamento em gerais ou específicos. Não vou me ater as minúcias de cada um, no entanto, irei citá-los para que o candidato reconheça quais são os princípios gerais e quais são os princípios específicos.

Princípios Gerais:

a) Contribuição aos objetivos;

b) Precedência sobre as demais funções

c) Promove maiores influência e abrangência

d) Promove maiores eficiência, eficácia e efetividade

Princípios Específicos:

a) Planejamento participativo

b) Planejamento coordenado

c) Planejamento integrado

d) Planejamento permanente

Aqui, é comum as bancas questionarem sobre quais são os gerais e quais os específicos, sem entrar em muitos detalhes dos conceitos de cada um.

Veja como esse tema já caiu em prova:

FUMARC – Câmara Municipal de Mariana – Técnico em Administração – 2014

São quatro os princípios gerais para os quais o executivo deve estar atento no que se refere ao processo de planejamento. Três deles estão representados abaixo. A EXCEÇÃO é o princípio da:

a) contribuição aos objetivos.

b) maior penetração e abrangência.

c) precedência do planejamento.

d) produtividade executiva

O candidato que se atentou a lista anterior conseguirá responder essa questão com certa facilidade. O nosso gabarito é a LETRA D. Os princípios elencados nas alternativas A, B e C referem-se aos princípios gerais do planejamento.

Benefícios do Planejamento

Um bom planejamento deverá proporcionar certos benefícios a organização. Ele deverá:

a) Proporcionar flexibilidade

b) Aprimorar o foco da organização       

c) Melhorar a coordenação

d) Melhorar o controle

e) Administrar o tempo

Tipos

Creio que esse seja um dos tópicos mais cobrados em provas a respeito do tema. Dessa forma, o candidato deverá aprofundar os conhecimentos desse tópico. Vou fazer uma breve introdução aqui sobre os tipos de planejamento, mas é recomendável que o candidato recorra aos nossos materiais para que tenha uma abordagem mais completa do assunto, pois é provável que ele esteja na sua prova.

Os tipos de planejamento estão relacionados aos níveis institucionais. Nível estratégico, tático e operacional. Cada nível institucional requer um tipo de planejamento diferente.

O planejamento estratégico é elaborado pela alta administração (nível estratégico). É um processo que envolve toda a organização. É um planejamento genérico e sintético, que visa a orientar a organização no longo prazo.

O planejamento tático é elaborado dentro de um determinado setor/departamento. É um planejamento estruturado para o médio prazo.

Já o planejamento operacional está relacionado as atividades e tarefas cotidianas da empresa. Logo, está estruturado no curto prazo. É um tipo de planejamento mais analítico e detalhado.É importante salientar que existem tipos de planejamento operacional. São eles:

a) Procedimentos

b) Orçamentos

c) Programas

d) Regulamentos

Por hoje vamos ficando por aqui! Ressalto a importância de ver e rever esse tema. Fique ligado aqui no Direção para os próximos artigos.

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
Carolina Couto

Carolina Couto

Aprovada em primeiro lugar no concurso da PCDF. Também foi aprovada nos concursos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Atualmente, é agente da PF e professora do Direção Concursos.