Jaqueline Santos • 19/05/2023
19/05/2023Olá, galera!!!
Tudo bem com você??? Eu sou a Professora Jaqueline Santos, Coordenadora Pedagógica e Professora de Conhecimentos Pedagógicos do Direção Concursos e já fui aprovada, nomeada em vários cargos da educação e estou aqui em mais um artigo para ajudar você também a ser aprovado.
Em primeira mão, trouxe para vocês o anúncio do Governador do Estado da Paraíba, que teremos um novo concurso para a educação com 1.000 vagas. Recentemente, em janeiro de 2023, por conta do aumento anual do Piso Salarial Nacional para Profissionais da Educação Básica, houve um incentivo ao aumento da remuneração dos professores da rede estadual da Paraíba de 14,94%. Além disso, a Bolsa Desempenho do Magistério terá a incorporação de 20% e começará a ser pago em junho de 2023. Os professores do estado atualmente têm carga horária de 30 horas e a remuneração inicial prevista é R$ 3.564,44, acima do valor proporcional ao piso para 30 horas semanais.
Por conta dessas novidades, resolvi escrever esse artigo trazendo todas as informações mais pertinentes do último edital do Concurso SEE-PB para Professores, que ocorreu em 2019, realizado pelo Instituto AOCP. Então, vamos nessa com todas as informações importantes do seu novo concurso e vamos juntos começar a trilhar o caminho da sua aprovação!
No último edital realizado no ano de 2019, foram ofertadas 1.000 vagas para Professores distribuídas entre as licenciaturas:
Vamos falar sobre todas as informações cruciais do último edital, que aspira uma das futuras vagas desse edital???
Último Edital: 2019
Última Banca: Instituto AOCP (não temos banca definida ainda para o novo edital!)
Vagas do último concurso: 1.000 vagas (para o novo edital está previsto essa quantidade!)
Nível: Superior
Prova: Conhecimentos Comuns, Conhecimentos Específicos e Prova de Títulos.
Disciplinas/Pré-Requisitos
*Somente serão aceitos diplomas de Licenciatura Plena com nomenclaturas diferentes das estabelecidas nos pré-requisitos quando compatíveis com o cargo e a disciplina para o qual o candidato se inscreveu, e que estejam de acordo com o que está estabelecido nas Resoluções do Conselho Nacional de Educação – CNE/CP nº 01/2002 e 02/2002 e na Resolução – CNE/CP nº 02 de 2015, e nos casos específicos de direito adquirido, conforme prevê a Constituição Federal, Art. 5º, inciso XXXVI.
Ao total são 14 Gerências Regionais de Educação no Estado para a escolha de vagas ofertadas para a lotação. Seguem a composição de cada uma GRE com os municípios que faz parte.
1ª GRE
ALHANDRA, BAYEUX, CAAPORÃ, CABEDELO, CONDE, CRUZ DO ESPÍRITO SANTO, JOÃO PESSOA, LUCENA, MARI, PITIMBU, RIACHÃO DO POÇO, SANTA RITA E SAPÉ.
2ª GRE
ALAGOINHA, ARAÇAGI, ARARUNA, BANANEIRAS, BELÉM, BORBOREMA, CACIMBA DE DENTRO, CAIÇARA, CASSERENGUE, CUITEGI, DONA INÊS, DUAS ESTRADAS, GUARABIRA, LOGRADOURO, MULUNGU, PILÕES, PILÕEZINHOS, PIRPIRITUBA, RIACHÃO, SERRA DA RAIZ, SERRARIA, SERTÃOZINHO, SOLÂNEA E TACIMA.
3ª GRE
ALAGOA GRANDE, ALAGOA NOVA, ALCANTIL, ALGODÃO DE JANDAÍRA, ARARA, AREIA, AREIAL, AROEIRAS, ASSUNÇÃO, BARRA DE SANTANA, BARRA DE SÃO MIGUEL, BOA VISTA, BOQUEIRÃO, CABACEIRAS, CAMPINA GRANDE, CATURITÉ, ESPERANÇA, FAGUNDES, GADO BRAVO, ITATUBA, JUAZEIRINHO, LAGOA SECA, LIVRAMENTO, MASSARANDUBA, MATINHAS, MONTADAS, NATUBA, OLIVEDOS, POCINHOS, PUXINANÃ, QUEIMADAS, REMÍGIO, RIACHO DE SANTO ANTÔNIO, SANTA CECÍLIA, SÃO DOMINGOS DO CARIRI, SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA, SERRA REDONDA, SOLEDADE, TAPEROÁ, TENÓRIO E UMBUZEIRO.
4ª GRE
BARAÚNA, BARRA DE SANTA ROSA, CUBATI, CUITÉ, DAMIÃO, FREI MARTINHO, NOVA FLORESTA, NOVA PALMEIRA, PEDRA LAVRADA, PICUÍ, SÃO VICENTE DO SERIDÓ (SERIDÓ) E SOSSEGO.
5ª GRE
AMPARO, CAMALAÚ, CARAÚBAS, CONGO, COXIXOLA, GURJÃO, MONTEIRO, OURO VELHO, PARARI, PRATA, SANTO ANDRÉ, SÃO JOÃO DO CARIRI, SÃO JOÃO DO TIGRE, SÃO JOÃO DOS CORDEIROS, SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO, SERRA BRANCA, SUMÉ E ZABELE.
6ª GRE
AREIA DE BARAUNAS, CACIMBA DE AREIA, CACIMBAS, CATINGUEIRA, DESTERRO, EMAS, JUNCO DO SERIDO, MÃE D´ÁGUA, MALTA, MATUREIA, PASSAGEM, PATOS, QUIXABA, SALGADINHO, SANTA LUZIA, SANTA TERESINHA, SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS, SÃO JOSÉ DO BONFIM, SÃO JOSÉ DO SABUGI, SÃO MAMEDE, TEIXEIRA E VARZEA.
7ª GRE
AGUIAR, BOA VENTURA, CONCEIÇÃO, COREMAS, CURRAL VELHO, DIAMANTE, IBIARA, IGARACY, ITAPORANGA, NOVA OLINDA, OLHO D´ÁGUA, PEDRA BRANCA, PIANCO, SANTA INÊS, SANTANA DE MANGUEIRA, SANTANA DOS GARROTES, SÃO JOSÉ DE CAIANA E SERRA GRANDE.
8ª GRE
BELÉM DO BREJO DO CRUZ, BOM SUCESSO, BREJO DO CRUZ, BREJO DOS SANTOS, CATOLE DO ROCHA, JERICÓ, MATO GROSSO, RIACHO DOS CAVALOS, SÃO BENTO E SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ.
9ª GRE
BERNARDINO BATISTA, BOM JESUS, BONITO DE SANTA FÉ, CACHOEIRA DOS ÍNDIOS, CAJAZEIRAS, CARRAPATEIRA, JOCA CLAUDINO, MONTE HOREBE, POÇO DE JOSÉ DE MOURA, SANTA HELENA, SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE, SÃO JOSÉ DE PIRANHAS E UIRAÚNA.
10ª GRE
APARECIDA, LASTRO, MARIZÓPOLIS, NAZAREZINHO, SANTA CRUZ, SÃO FRANCISCO, SÃO JOSÉ DA LAGOA TAPADA, SOUSA E VIEIRÓPOLIS
11ª GRE
ÁGUA BRANCA, IMACULADA, JURU, MANAÍRA, PRINCESA ISABEL, SÃO JOSÉ DE PRINCESA E TAVARES.
12ª GRE
CALDAS BRANDÃO, GURINHÉM, INGÁ, ITABAIANA, JUAREZ TÁVORA, JURIPIRANGA, MOGEIRO, PEDRAS DE FOGO, PILAR, RIACHÃO DO BACAMARTE, SALGADO DE SÃO FELIX, SÃO JOSÉ DOS RAMOS E SÃO MIGUEL DE TAIPU.
13ª GRE
CAJAZEIRINHAS, CONDADO, LAGOA, PAULISTA, POMBAL, SÃO BENTINHO, SÃO DOMINGOS DE POMBAL E VISTA SERRANA.
14ª GRE
BAÍA DA TRAIÇÃO, CAPIM, CUITÉ DE MAMANGUAPE, CURRAL DE CIMA, ITAPOROROCA, JACARAÚ, LAGOA DE DENTRO, MAMANGUAPE, MARCAÇÃO, MATARACA, PEDRO RÉGIS E RIO TINTO.
ATRIBUIÇÕES PARA O CARGO – PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – 3
As atribuições básicas dos cargos de Professor de Educação Básica 3 são:
A jornada de trabalho para todos os cargos será de 30 horas semanais.
São requisitos básicos para a investidura no cargo, que serão averiguados no ato da posse:
O candidato, se aprovado e classificado, por ocasião da nomeação, deverá provar que possui todas as condições para a investidura no cargo para o qual foi inscrito, apresentando todos os documentos exigidos pelo presente Edital e outros que lhe forem solicitados, confrontando-se, então, declaração e documentos, sob pena de perda do direito à vaga.
A Prova Objetiva será composta de 50 (cinquenta) questões distribuídas por áreas de conhecimentos. Cada questão da Prova Objetiva terá 4 (quatro) alternativas, sendo que cada questão terá apenas 1 (uma) alternativa correta. Será atribuída pontuação 0 (zero) às questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis.
O candidato deverá obter 50% (cinquenta por cento) ou mais do total de pontos previstos na Prova Objetiva para não ser eliminado do concurso público, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos neste Edital.
A Prova de Títulos/Experiência Profissional, de caráter classificatório, será realizada para todas as disciplinas do cargo de Professor de Educação Básica 3 do Concurso SEE-PB:
A comprovação de experiência profissional, na área do cargo/disciplina a que concorre, será feita conforme as situações jurídicas a seguir:
A nota final no Concurso Público será a nota final da Prova Objetiva adicionada a nota final da Prova de Títulos. No caso de igualdade de pontuação final para classificação, após observância do disposto no parágrafo único, do art. 27, da Lei nº 10.741, de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso), sendo considerada, para esse fim, a data de realização da prova objetiva para o cargo, dar-se-á preferência sucessivamente ao candidato que obtiver:
a) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Conhecimentos Específicos;
b) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Conhecimentos Pedagógicos;
c) maior número de pontos na Prova Objetiva, na disciplina Legislação Básica em Educação;
d) persistindo o empate, terá preferência o candidato com mais idade, considerando dia, mês, ano e, se necessário, hora e minuto do nascimento, conforme os dados preenchidos no Formulário de Inscrição.
CONHECIMENTOS COMUNS PARA TODOS OS CARGOS – CONCURSO SEE-PB: PROFESSORES
LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão e interpretação de textos.
Tipologia textual.
Ortografia oficial.
Acentuação gráfica.
Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção; emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.
Emprego do sinal indicativo de crase.
Sintaxe da oração e do período.
Emprego dos sinais de pontuação.
Concordância nominal e verbal.
Regência nominal e verbal. Significação das palavras.
Redação de correspondências oficiais.
Variação linguística.
Semântica.
Figuras de linguagem.
LEGISLAÇÃO BÁSICA EM EDUCAÇÃO
Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional atualizada – LDB, Lei nº 9.394/1996 e suas alterações. FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica).
IDEB (Índice de Desenvolvimento Educacional).
ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) – Portaria 468 de 03 de abril de 2017.
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio.
Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/1990 e suas alterações.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
Gestão Escolar.
Gestão democrática.
Instâncias colegiadas.
Conselho Escolar.
Conselho de Classe.
Projeto Político-Pedagógico da Escola.
Planejamento e Plano Escolar/Ensino.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Formação Continuada.
Educação Inclusiva: Fundamentos, Políticas e Práticas Escolares.
Educação e Sociedade.
O Papel da Didática na formação do Professor: saberes e competências.
Tendências pedagógicas e as abordagens de ensino.
Currículo escolar e a construção do conhecimento.
Interdisciplinaridade no ensino.
Questões atuais de seleção e organização do conhecimento escolar.
Métodos de ensino: enfoque teórico e metodológico.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
A depender de cada disciplina específica.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Observe que a parte mais importante da prova é a parte de Conhecimentos Específicos, ou seja, a matéria de maior afinidade e conhecimento por parte do candidato, normalmente, justamente por fazer parte da sua área de formação. E pela minha vasta experiência é o que normalmente acontece nos editais da educação. Nessa parte da prova por conta da familiaridade do conteúdo recomendo você treinar muito e tentar ao máximo chegar ao maior número de acertos das questões. As questões no último edital foram mais da metade da sua prova, 60 pontos. Veja bem, certamente, muito importante.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
É a disciplina da sua área de atuação da educação. Nessa disciplina conteúdos como Tendências Pedagógicas, Planejamento, PPP, Currículo são pontos recorrentes em todas as provas da área da educação. A dica aqui é você montar um bom ciclo de estudos e ir alternando com a outra parte importante dos estudos da educação: Legislação Básica em Educação.
Lembre-se: Ir estudando cada tópico em sequência, fazer esquemas e anotações importantes, exercícios, simulados no final de semana e acompanhar os seus índices de acertos para a solidificação do seu conhecimento.
LEGISLAÇÃO BÁSICA EM EDUCAÇÃO
As leis e a organização da educação se encontram aqui. Importante você ter como estudo inicial a partir desse edital, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – a nossa famosa LDB. Com o seu estudo, você terá uma compreensão da organização da Educação Nacional como um todo em seus princípios, fundamentos, responsabilidades de cada ente federativo, profissionais da educação, níveis, etapas, modalidades, recursos da educação.
A partir do seu estudo bem executado, você conseguirá compreender as demais leis e documentos da educação. Saiba que isso é um grande diferencial na parte de legislação. Vai organizando esta parte dos seus estudos junto com Conhecimentos Pedagógicos.
LÍNGUA PORTUGUESA
Pela quantidade e valor de cada questão, a disciplina está no mesmo grau de importância dos conteúdos de Legislação Básica em Educação e Conhecimentos Pedagógicos. Importante saber em relação ao conteúdo da disciplina, o que você não domina ou tem maiores dificuldades em língua portuguesa. Comece pela base da morfologia, e vai avançando os estudos com sintaxe, crase, pontuação e interpretação de texto, que é muito importante para a sua prova. Eu quero destacar e sempre falo em minhas lives de estudos, análise de editais, mentorias em grupo e individualizadas, que a língua portuguesa precisa de dedicação, dia a dia, paciência e entender que ela exige um estudo diferente das demais. Saiba que não é como estudar uma lei, por exemplo. Então dedique-se!
Não tivemos Redação Discursiva na última prova, o que não quer dizer que não teremos! A maioria dos últimos editais de professores estão colocando a disciplina. Então, fique ligado e se mantenha atualizado para esse futuro edital do CONCURSO SEE-PB: PROFESSOR!
Uma boa notícia que comparando aos demais editais da área de Professor é relativamente pequeno e suscinto, o que já anima para você começar a estudar! Então, vamos arregaçar as mangas e começar a estudar a partir de agora! Espero de verdade, que você acolha essas dicas para o CONCURSO SEE-PB e as exerça para você conquistar a sua tão sua aprovação!
Eu sei que posso te ajudar muito bem em todo o seu processo para a sua aprovação!!! Pegue o embalo e leia os demais artigos feitos por mim aqui para o blog do direção concursos!!!
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Jaqueline Santos
Formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB. Coordenadora das Carreiras Educacionais. Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Foi também aprovada para os cargos Professora Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais – Cristalina – Go e Professora Pedagogia Educação Infantil e Anos Iniciais – Porto Nacional – To. É professora também de Cursos Presenciais para Concursos Públicos - Carreiras Educacionais.
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