Concurso Senado Federal – Matriz SWOT

Fala Conurseiro! No artigo de hoje vamos tratar de Administração para o concurso do Senado Federal. Hoje vamos falar de matriz SWOT, tópico bastante explorado nas provas de concursos. A matriz SWOT está inserida no contexto da gestão estratégica de uma organização. É possível estruturar a gestão estratégica nas seguintes etapas: a) Análise organizacional e ...

Por

Carolina Couto
Compartilhe este artigo
Imagem - Concurso Senado Federal – Matriz SWOT

Fala Conurseiro! No artigo de hoje vamos tratar de Administração para o concurso do Senado Federal. Hoje vamos falar de matriz SWOT, tópico bastante explorado nas provas de concursos.

A matriz SWOT está inserida no contexto da gestão estratégica de uma organização. É possível estruturar a gestão estratégica nas seguintes etapas:

a) Análise organizacional e do ambiente;

b) Formulação de estratégia;

c) Operacionalização da estratégia e

d) Acompanhamento e controle.

A matriz SWOT é utilizada para primeira etapa: a etapa de análise organizacional e do ambiente.

Matriz SWOT

Em inglês, SWOT é o acróstico das palavras de Força (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

É por meio dela que se consegue fazer uma análise do ambiente interno e externo da organização.

Enquanto no âmbito interno, temos forças e fraquezas. No ambiente externo, temos ameaças e oportunidades.

Ambiente Externo

O ambiente externo de uma organização é composto por variáveis não controláveis por ela. Dependendo da situação podem criar situações favoráveis ou desfavoráveis para a empresa.

Pela análise do ambiente externo temos: as ameaças e as oportunidades.

a) Ameaças: são variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar situações desfavoráveis para a organização.

b) Oportunidades: são variáveis externas e não controláveis que podem de criar situações favoráveis para a organização. É preciso, no entanto, que a organização possua condições ou interesse de usufruí-las.

Ambiente Interno

O ambiente interno é onde a empresa possui o controle. As variáveis internas representam as capacidades da empresa.

As variáveis internas são: as forças e as fraquezas da organização

a) Forças: sãovariáveis internas e controláveis que proporcionam uma situação favorável para a empresa, em relação ao seu ambiente. São exemplos de força de uma organização: os recursos, habilidades, qualificação do quadro de pessoal e outras competências distintivas.

b) Fraquezas: são variáveis internas e controláveis que representam os problemas da empresa. As fraquezas colocam a organização em uma situação desfavorável em relação ao seu ambiente.

Diagnóstico da Matriz SWOT

A partir do confronto das variáveis acima, tanto do ambiente interno, quanto do ambiente externo, é possível extrair alguns cenários e posturas estratégicas. São elas:

a) Sobrevivência: é a postura estratégica utilizada quando ocorrem ameaças no ambiente externo e fraquezas no ambiente interno.

b) Manutenção: é a postura estratégica que se utiliza quando há ameaças no ambiente externo, no entanto, no ambiente interno temos pontos fortes.

c) Crescimento: é a postura estratégica que é utilizada quando se tem oportunidades no ambiente externo e fraquezas no ambiente interno.

d) Desenvolvimento: é a postura estratégica que se utiliza quando a organização possui pontos fortes no ambiente interno e oportunidades no ambiente externo. É a melhor situação para a organização.

Vamos ver como esse assunto já foi cobrado em provas:

FCC – TRT/2ªREGIÃO – Analista Judiciário – 2018

As metodologias consagradas para implementação de planejamento estratégico no âmbito das organizações públicas e privadas contemplam, como etapa relevante, o denominado diagnóstico institucional, muitas vezes utilizando como ferramenta a Matriz SWOT, que procura identificar

a) as ações de longo prazo, correspondentes à missão da organização, e as de curto prazo, representativas dos cenários identificados.

b) os processos de trabalho necessários para a consecução dos resultados almejados em função dos valores institucionais identificados no mapeamento correspondente.

c) a visão de futuro da organização, correspondente à sua essência e razão de ser, e que faz parte do quadro de indicadores estabelecido nesta etapa.

d) internamente, as forças e fraquezas da organização e, externamente, os desafios e oportunidades existentes no cenário em que se insere.

e) os projetos estratégicos da organização e as competências existentes para realizá-los, encadeados em uma representação gráfica na forma de fluxograma.

A questão solicita do candidato quais as variáveis que a matriz SWOT procura identificar. A única alternativa correta é a LETRA D.

Conforme explicamos acima, a matriz SWOT busca no âmbito interno identificar as forças e as fraquezas da organização. Já, no âmbito externo, ela busca identificar as ameaças e as oportunidades que a organização está exposta.

Por hoje vamos ficando por aqui. Recomendo que revise esse tema com frequência pois é muito recorrente em provas.

Bons estudos e até a próxima!

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Compartilhe este artigo
Carolina Couto

Carolina Couto

Aprovada em primeiro lugar no concurso da PCDF. Também foi aprovada nos concursos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Atualmente, é agente da PF e professora do Direção Concursos.