
Fala Concurseiro! Hoje vamos tratar de Administração para o concurso que se aproxima do Senado Federal. Vamos falar dos 4 E’s da administração: Eficiência, Eficácia, Efetividade e Economicidade.
Esse tópico é muito explorado em provas e deve ser memorizado. É um tema relevante tanto para provas objetivas como para provas discursivas. Recomendo que não vá para a sua prova sem ter na ponta da língua esses 4 E’s.
Os 4 E’s: Eficiência, Eficácia, Efetividade e Economicidade
Aqui a dica é memorizar as palavras-chave de cada conceito. Só com isso já é possível garantir bons acertos nas provas de concurso.
Eficiência
A eficiência é o indicador que mede a proporção dos recursos utilizados para que a administração alcance os objetivos definidor. Além disso, também poderá se referir à capacidade de seguir rotinas e manuais, ou seja, fazer as coisas de forma certa.
É um conceito relacionado aos meios e métodos utilizados. A banca ainda poderá falar na relação de insumos.
Eficácia
Não confundir com o conceito de eficiência! A eficácia está relacionada aos resultados, enquanto a eficiência está relacionada aos meios/insumos.
A eficácia significa a capacidade de atingir objetivos e resultados pretendidos.
Efetividade
O macete aqui é guardar o termo “impactos”. A efetividade é o indicador que mede a capacidade de produzir efeitos e impactos no longo prazo.
Pense em uma campanha de vacinação. O que se espera, do ponto de vista da efetividade, é que ela erradique ou pelo menos evite casos graves de uma doença. Quando maior o impacto dessa campanha, maior será a sua efetividade.
Importante entender que, para provas de concursos públicos, às vezes o examinador relaciona o conceito de efetividade à seguinte expressão: “resultados mais benéficos à sociedade”. Cuidado com o termo resultados, que está relacionado ao indicador de eficácia. Quando a banca fala em “resultados mais benéficos à sociedade” o contexto indica os impactos gerados pelo ato/política.
Veja como isso caiu em provas anteriores:
CESPE – EBESERH – Tecnólogo em Gestão Pública – 2018
A efetividade, na área pública, ocorre quando os bens e serviços resultantes de determinada ação alcançam os resultados mais benéficos para a sociedade.
Conforme explicamos acima, a questão está CORRETA. Os resultados mais benéficos para a sociedade relacionam-se aos impactos da atividade. Logo, aplica-se o indicador da efetividade para medir tais impactos.
Os 4 E’s -Economicidade
A palavra-chave aqui é custos. O indicador da Economicidade mede o quanto o administrador poderá minimizar custos sem comprometer a qualidade do resultado.
Os 4 E’s em Provas Anteriores
Instituto AOCP – FERSB – Supervisor – 2018
Sobre o conceito de efetividade, assinale a alternativa correta.
a) É a relação entre resultados e objetivos que busca compreender o ambiente, suas necessidades e desafios, para resolver um problema.
b) É a simples forma de não se desperdiçar o bem público.
c) Apresenta-se como um meio eficiente e ágil, com a intenção de solucionar as necessidades da população.
d) É a relação entre esforço e resultado, quanto menor o esforço para atingir um resultado mais eficiente é o processo.
e) Ocorre quando os bens e serviços resultantes de determinada ação alcançam os resultados mais benéficos para a sociedade.
O nosso gabarito é a LETRA E. Quando a questão menciona “resultados mais benéficos para a sociedade” ela fala sobre o indicador de impacto. Portanto, é o conceito que mais se aproxima do indicador de efetividade.
A LETRA B e D trazem o conceito de eficiência, pois estão relacionados aos insumos/esforço.
Por hoje vamos ficando por aqui! Fique ligado aqui no Direção para os próximos artigos. Bons estudos e até a próxima.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
