
Olá, pessoal! Apesar de os gabaritos preliminares das provas do concurso TCU, realizadas no último domingo (13/3), ainda não terem sido publicados, já vejo a possibilidade de entrar com recurso em duas questões, uma de Matemática e outra de Estatística.
Antes de eu entrar no mérito destas questões, lembro a vocês que resolvi todas as questões de Matemática Financeira e de Estatística da prova. A resolução pode ser conferida clicando nos links abaixo:
Agora, vamos ver quais são as questões com possibilidade de recurso:
Matemática Financeira – concurso TCU

No item 17 da prova do tipo Branca, vejo um caso de extrapolação do conteúdo programático do edital. Aqui, temos questão que trata sobre um Sistema de Amortização Americano a Duas Taxas (SAA).
Este sistema de amortização não se encontra no edital pulicado do TCU. Inclusive, coloco abaixo todo o conteúdo exigido dentro de Matemática Financeira:

Veja que no item 6. Planos de amortização de empréstimo e financiamento, há somente três tipos de sistema: 6.1 francês (tabela Price). 6.2 Sistema de Amortização Constante (SAC). 6.3 Sistema de Amortização Misto (SAM).
O que caracteriza o sistema de amortização americano é o fato de que a pessoa está pagando somente os juros durante o decorrer do empréstimo e ela realiza um depósito em outra conta para poder quitar a dívida completa no final do prazo.
Como este sistema não está previsto no edital, acredito que a questão deveria ser anulada.
Estatística

Esta questão pede o intervalo de 95% de confiança para a QUANTIDADE de processos, porém as opções de resposta não são de intervalos de confiança para a quantidade de processos, e sim para intervalos de confiança para a PROPORÇÃO de processos.
O candidato não é obrigado a fazer esta troca. Se o enunciado pede o intervalo de confiança para a quantidade, deveria ter nas respostas quantidades e não proporções.
Por conta disto, vejo outra possibilidade de anulação.
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
