
Olá, pessoal! Sou o professor Cleber e lecionei o conteúdo de Conhecimentos Regionais para o concurso TJ RO. Veja abaixo a correção preliminar comentada:
24 – D
COMENTÁRIO
- (1) No contexto do Projeto Monitoramento Ambiental por Satélites no Bioma Amazônia (MSA), financiado pelo Fundo Amazônia e executado pelo INPE em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Instituto proporcionou o aperfeiçoamento do seu monitoramento, com a inclusão de novos satélites no sistema e da reconfiguração da maioria das dezenas de seus produtos.
- (3) A descrição apresentada no item dois demonstra possíveis punições para combater a degradação e fortalecer o sistema de preservação da vegetação natural.
- (2) O item apresenta um processo de perda de vegetação e suas causas, logo o item que melhor se encaixa é a causa da degradação ambiental.
25 – E
COMENTÁRIO
A construção das usinas representam um fenômeno importante na economia do estado de Rondônia.
26 – D
I – Planície Amazônica
II – Chapada dos Parecis e de Pacaás novos.
27 – B
“Sobre a primeira fase, a partir do século XVII missões bandeirantes e jesuíticas saíam de São Paulo em busca de novas áreas para exploração de riquezas, passando pelos rios Guaporé, Mamoré e Madeira, até chegar ao rio Amazonas”
Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/11569#:~:text=5Sobre%20a%20primeira%20fase,com%20os%20espanh%C3%B3is%20resultaram%20na
28 – D*
Além da região Norte, abrange parte do Maranhão e Mato Grosso. Porém, o examinador não limitou a sua existência APENAS na região Norte, logo o item D se torna correto.
29 – I – O Território do Guaporé não ocorreu em 1945, e sim em 1943.
II – A instalação do governo não ocorreu no ano seguinte, e sim no mesmo ano.
III – Item verdadeiro.
GABARITO: C (F – F – V)
30 – D
O texto descreve o ciclo econômico da agricultura. Podemos perceber isso com duas palavras chaves: a presença do INCRA e a origem dos imigrantes, entre eles os sulistas.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

