Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Concurso TJMG: qual o perfil da banca IBFC? Veja aqui!

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Jackeline Alvarenga15/02/2022

15/02/2022

A banca IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) foi a escolhida para realizar o concurso TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais). Veja aqui maiores detalhes sobre o certame.

Os cargos oferecidos serão de oficial judiciário e analista judiciário, embora ainda não tenha sido divulgado o quantitativo de vagas.

Então, essa é mais uma chance para você que está focado nas carreiras de tribunais.

Já imaginou ter um emprego estável por toda a vida? Sua aprovação em concursos públicos, com o auxílio de ferramentas e materiais de alta qualidade, pode ser mais acessível do que você pensa.

Antes de começar a análise do instituto, permita-me dizer que o Direção Concursos possui o que há de melhor no mundo do concursos. Professores qualificados e PDFs super completos e objetivos. Clique aqui para saber mais.

Neste artigo vamos abordar o perfil da banca IBFC, a fim de você não ser pego de surpresa no concurso do TJMG.

Nível de dificuldade

O nível de dificuldade da banca IBFC é de médio a alto, as questões são elaboradas por diversos professores com alta expertise. No entanto, apesar da dificuldade, a organizadora não costuma colocar muitas “pegadinhas” e os enunciados são diretos e objetivos.

Agora, para ir bem em uma prova da banca IBFC é essencial se dedicar ao português, em especial, interpretação de textos.

Raio X da banca IBFC

O quadro abaixo foi retirado da plataforma do Direção, na parceria com Qconcursos, para o cargo de analista em nível superior de todas as provas realizadas pela IBFC. Veja:

concurso tj mg disciplinas

Veja o gráfico que representa as informações acima:

banca ibfc detalhes

Veja que português é disparado a matéria mais cobrada. Especificamente, em interpretação de textos é comum fragmentos literários de escritores brasileiros.

Então, não se espante ao ver na sua prova textos de Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Clarice Lispector, entre outros. Se você não está habituado com os textos, sugiro começar a leitura de, pelo menos, um texto por semana de um desses escritores.  Dessa forma, você já ficará mais familiarizado com a forma de escrita de cada um deles.

Desconsiderando algumas matérias específicas, as seis mais relevantes para a banca IBFC são:

  • Português;
  • Direito Empresarial (Comercial);
  • Direito Civil;
  • Direito Administrativo;
  • Noções de Informática;
  • Direito Constitucional;

Então, enquanto o edital do TJMG não sai, estude bastante essas matérias e faça muitas questões.

Vejamos uma questão:

IBFC – 2021 Direito Administrativo Contratos Administrativos Prefeitura de São Gonçalo do Amarante – RN Auditor Fiscal

No que diz respeito à execução dos contratos administrativos, conforme dispõe a Lei n° 8.666/93, analise as afirmativas abaixo:

I. O contrato deverá ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as cláusulas avençadas e as normas da Lei n° 8.666/93, respondendo cada uma pelas consequências de sua inexecução total ou parcial.

II. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.

III. O contratado é responsável pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pelo órgão interessado.

Assinale a alternativa correta.

A) As afirmativas I, II e III estão corretas

B) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

C) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

D) Apenas a afirmativa I está correta

Gabarito letra A. Todas as alternativas corretas.

I Art. 66. O contrato deverá ser executado fielmente pelas partes, de acordo com as cláusulas avençadas e as normas desta Lei, respondendo cada uma pelas consequências de sua inexecução total ou parcial.

II Art. 67. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.

III Art. 70. O contratado é responsável pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução do contrato, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a fiscalização ou o acompanhamento pelo órgão interessado.

Como dominar a banca IBFC?

Como eu disse antes, ler textos de alguns escritores brasileiros com uma frequência, no mínimo, semanal. Lembre-se de que Português é a matéria de maior destaque para a banca IBFC.

Resolver muitas questões para se familiarizar com o estilo de cobrança da organizadora, resolver provas anteriores e fazer simulados é sempre uma excelente estratégia. Uma outra dica é procurar resolver questões que tenham comentários, porque, assim, você entende o motivo de cada item estar certo ou errado e já aumenta seu repertório de conhecimentos.

Forte abraço e até o próximo artigo!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

 Concursos PúblicosConcurso TribunalTribunalquestoes ibfctjmgtribunais
Jackeline Alvarenga

Jackeline Alvarenga

Farmacêutica Industrial, aprovada nos seguintes concursos: Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal. 10 anos de experiência na iniciativa privada. Atuação tanto em indústrias farmacêuticas nacionais quanto multinacionais.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.