Danuzio Neto • 17/04/2020
17/04/2020A 82 dias do carnaval brasileiro, a China identifica o primeiro paciente de um surto de pneumonia viral em Wuhan, uma metrópole com 11 milhões de habitantes e que possui um sistema de metrô três vezes maior que o da cidade de São Paulo.
A 53 dias do carnaval, há centenas de casos de infectados pelo novo coronavírus na China, que não informa, até este momento, o caso para a OMS.
A 52 dias do carnaval, a China notifica a OMS sobre o surto, informando que não há transmissão de humano para humano e que a doença “é evitável e controlável”.
A 50 dias do carnaval, Singapura começa a controlar a chegada de passageiros vindos de Wuhan. No dia seguinte, Hong Kong e Taiwan fazem o mesmo.
A 47 dias do carnaval, a China repete que que não há transmissão de humano para humano. A OMS lança nota com a mesma afirmação. Com o mundo sem informações, o vírus ganha terreno e já circula na Itália (e, possivelmente, no resto da Europa). O fluxo de voos entre Europa e Brasil é muito maior que entre Brasil e China. De qualquer forma, o Brasil não faz qualquer controle de passageiros vindos dessas regiões.
A 43 dias do carnaval, com casos em pelos menos dois continentes, a China reconhece, pela primeira vez, que existe um novo coronavírus. A OMS lança nota onde “desaconselha a aplicação de quaisquer restrições de viagem ou comércio na China com base nas informações atualmente disponíveis.”
A 42 dias do carnaval, a OMS volta a afirmar, repetindo a China, “que não há transmissão significativa de humano para humano”.
A 40 dias do carnaval, a OMS repete: não há “nenhuma evidência clara de transmissão de humano para humano”.
A 39 dias do carnaval, a OMS repete: não há “nenhuma evidência clara de transmissão de humano para humano”.
A 38 dias do carnaval, a OMS passa a suspeitar de contaminação de humano para humano do novo coronavírus, porém: “agora está muito claro que nós não temos transmissão sustentada de humano para humano”.
A 35 dias do carnaval, Estados Unidos anunciam que os viajantes vindos de Wuhan serão submetidos à triagem em três aeroportos. A decisão desagrada a OMS.
A 34 dias do carnaval, já cientes do contágio de humanos para humanos do novo coronavírus, as autoridades de Wuhan permitem que 40 mil famílias se reúnam para compartilhar um banquete do Ano Novo Lunar.
A 33 dias do carnaval, a China finalmente confirma a transmissão de humano para humano do novo coronavírus. O governo afirma que a situação é controlável.
A 32 dias do carnaval, o presidente da China, Xi Jinping, fala pela primeira vez publicamente sobre o novo coronavírus.
A 30 dias do carnaval, pela primeira vez, a OMS reconhece que há transmissão de humano para humano.
O carnaval chega, milhões de brasileiros se encontram nas ruas. Beijam-se, abraçam-se, confraternizam-se, numa alegria apoteótica regada a cerveja e a artistas que brilham em cima dos trios elétricos.
Na quarta-feira de cinzas, sem qualquer ligação com o carnaval, o Brasil registra o seu primeiro caso de coronavírus. O governo não tinha uma política ativa para buscar os infectados. Os oitenta por cento que faziam parte dos assintomáticos e com sintomas leves, puderam levar suas vidas normalmente. Inclusive nos bloquinhos, se assim o quisessem.
Se você quiser se manter informado sobre o novo coronavírus e outros assuntos que podem ser cobrados numa prova de Atualidades, participe do canal de Atualidades que tenho no Telegram ou me siga no Instagram clicando AQUI.
Danuzio Neto
Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 12 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 12 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 12 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.