Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Devo contar que estou estudando para concursos?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Arthur Lima19/10/2022

19/10/2022

Fala pessoal, aqui é o professor Arthur Lima e hoje eu vim falar de algo que eu sei que realmente incomoda vocês: a dúvida sobre contar para os outros ou não que está estudando para concursos.

Quando você começa a estudar, você está começando um projeto de vida novo, você está em busca de novos horizontes para a sua vida.

Porém, você não pode decidir isso e largar tudo, afinal, se você já tem um pouco mais de idade, você precisa de renda.

Então, assim como eu, provavelmente você precisa estudar enquanto mantém o seu trabalho na iniciativa privada.

Por isso, eu não contei para ninguém no meu trabalho e mesmo fora dele, poucas pessoas sabiam que eu estava estudando para o concurso da Receita Federal

A meu ver, você deve buscar o máximo de silêncio durante a sua preparação.

Porque contar que você está estudando pode ser um tiro no pé?

Você já deve ter visto alguém na internet falando sobre “compromissos públicos”. A lógica é: se você contar para o máximo de pessoas que está estudando, você cria uma espécie de compromisso com essas pessoas, porque naturalmente elas vão sempre perguntar quando te virem:

“E aí, como vão os estudos?”, “E aí, já passou?”, “Nossa, mas tá demorando pra você passar, né?”

Nada disso é bom para a sua saúde mental, para a sua consistência, para o seu foco.

Imagine se você comentar com alguém do seu trabalho que decidiu estudar para o concurso da Receita Federal. Essa pessoa, às vezes sem maldade nenhuma, comenta isso com o seu supervisor ou chefe.

Esse chefe vai pensar o quê: “Poxa, Fulano está se planejando para sair da empresa e nem me comunicou.”

Isso acaba aumentando a chance de você ser o escolhido no dia que a empresa tiver que fazer um corte de pessoal.

E eu não falo isso para demonizar a iniciativa privada, ou dizer que todos os chefes do Brasil são más pessoas. Mas se você, assim como eu, já atuou ou atua em grandes corporações, em grandes empresas, você sabe bem como funcionam esses lugares.

Por isso que o meu conselho para você é esse: não conte para ninguém no seu trabalho, não comente, não fale nada sobre o seu novo projeto de vida.

Chegue todo dia na sua empresa, faça o seu trabalho bem feito, se conseguir aproveitar meia hora no almoço para estudar meio afastado, ótimo, se não conseguir também, não tem problema, tente sempre concluir todas as suas tarefas o mais rápido e da maneira correta, para que você não tenha nem retrabalho e nem leve trabalho para casa.

Para que o seu estudo funcione, fazer uma boa gestão do seu tempo é fundamental. E é por isso que, nas Mentorias do Direção Concursos, a professora Lívia Seco sempre dá uma atenção muito especial à isso com os nossos alunos. Se você tiver interesse, basta preencher o nosso formulário de aplicação nesse link aqui.

Voltando:

Saia do trabalho, com todas as suas obrigações em dia e ative o “modo concurseiro”, como eu sempre falo. E aí comece a estudar.

Mas também não vá estudar até 3 horas da manhã se você tem que estar às 8h no escritório.

Como eu disse: o segredo do sucesso, se você trabalha e estuda, é trabalhar bem para não trabalhar muitas horas, gerenciar bem o seu tempo para que uma coisa não atrapalhe a outra e o mais importante: não contar para ninguém que você está estudando.

Disciplina: Um pilar da sua preparação

Para você conseguir fazer isso, uma coisa é muito importante na sua jornada: disciplina.

Disciplina é um dos pilares da aprovação em concursos. Você precisa ser muito disciplinado para manter o silêncio durante a sua preparação.

E essa é uma disciplina que você constrói a partir de outras área da sua vida.

É sobre acordar cedo para ir pro seu trabalho, trabalhar bem, ir pra casa, organizar a sua rotina para conseguir estudar depois de um dia cansativo de trabalho e manter silêncio sobre o seu projeto de vida.

Disciplina ajuda a construir isso. Na verdade, sem disciplina, você NÃO constrói nada disso.

Por isso, eu gostaria de finalizar esse artigo com apenas dois conselhos:

Desenvolva disciplina e mantenha silêncio sobre a sua preparação.

Arthur Lima

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Artigos Relacionados

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.