Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Dia da consciência negra: o que é e o que representa?

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Redação Direção Concursos12/11/2021

12/11/2021

Dia 20 de novembro é considerado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, essa data traz diversas representações e ações que reacendem os debates sobre o tema, mas você sabe a real importância dessa data e o que ela representa?

Nesse artigo, vamos discutir sobre a origem desse dia e o que ele representa na sociedade brasileira.

todos os cursos direção

Origem do Dia da Consciência Negra

Em Salvador, mais precisamente em 1978, o Dia da Consciência Negra foi marcado pela ação de ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU), que se reuniram para acordarem que dia 20 de novembro seria celebrado como Dia da Consciência Negra. Essa mobilização foi impulsionada após historiadores descobrirem o dia da morte de Zumbi, que representa um símbolo de luta e resistência dos negros escravizados. A ideia inicial seria de utilizar essa data como uma representação da luta dos negros escravizados, que se rebelaram contra o sistema da época. 

No entanto, a legislação só reconheceu a data no ano de 2003. Através da Lei nº 10.639, o governo Lula instituiu o documento que inclui o tema “História e Cultura Afro-Brasileira” como componente curricular obrigatório em escolas brasileiras.

Durante o governo de Dilma Rousseff, em 2011, por meio da Lei nº 12.519,  a data foi oficializada como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.

Dessa forma, o dia 20 de novembro tornou-se uma data marcante para refletir e celebrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil e as implicações do racismo na atualidade.

Com isso, o dia Treze de Março (data em que a abolição da escravatura aconteceu) foi deixado de lado, visto que esse dia é argumentado como uma representação de “falsa liberdade”, pois após a assinatura da Lei Áurea os negros foram abandonados à própria sorte, sem a realização de reformas que os integrassem socialmente. 

todos os cursos direção

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Essa é uma pergunta bastante complexa, tendo em vista que são raras as fontes e evidências sobre ele. Entretanto, historiadores sabem que, atualmente, Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do maior quilombo da história do Brasil, o Quilombo dos Palmares.

Durante muitos anos, a versão escrita pelo jornalista Décio Freitas dizia que Zumbi nasceu em Palmares, mas foi sequestrado quando criança e cresceu sendo criado por um padre. Durante a adolescência, Zumbi teria fugido e retornado ao quilombo, tornando-se um general importante que defendeu Palmares dos bandeirantes. 

Nessa narrativa, Zumbi é representado como um herói das lutas pela liberdade, não somente dos negros e escravos, mas também, de camponeses, índios e minorias. Essa imagem de Zumbi sempre esteve por trás das conquistas do movimento negro, e até hoje faz-se presente.

O que esse dia representa?

Além de representar uma homenagem e reconhecimento da luta de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é visto como uma data fundamental para evidenciar desigualdades e os diversos tipos de violência contra a população negra, trazendo luz a questões importantes dentro da sociedade brasileira. 

Cotas em concurso público

Com o objetivo de implementar um modelo que vise amenizar a desigualdade social, econômica e educacional entre raças, em 2014 foi implementada a Lei 12.990, que destina cerca de 20% das vagas de concursos públicos para negros e pardos em todo o país. Podem concorrer todos os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no momento da inscrição.

Esperamos que esse artigo possa ajudá-lo a entender melhor sobre a origem e representatividade desse dia. Conte com o Direção Concursos para isso!

Estude para qualquer concurso!

Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.

Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!

Aqui está um pouco do que te espera:

  • Sistema de Questões: Acelere o seu progresso e tenha um treino focado nas suas reais necessidades.
  • Professores Experientes: Não é só sobre ensinar, é sobre mostrar o caminho da aprovação. Nossos professores concursados já viveram tudo que você está vivendo e vão te guiar.
  • Aulas em vídeo e PDF para mais de 220 concursos (inclusive o Concurso Nacional Unificado) e muito mais!

Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento. 

Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!

 Concursos Públicosconcursos públicosdatas comemorativasdia da consciência negraDia Nacional de Zumbi
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.