Estatística descritiva: saiba o que é como se aplica

Estamos falando de uma área desafiadora para os concurseiros, principalmente para os candidatos de concursos ligados às áreas fiscal e de controladoria. Importantes certames como o do Banco Central sempre cobram essa disciplina em suas provas, o que torna primordial a sua compreensão. Neste artigo, vamos explicar o que é estatística descritiva, explorando os detalhes ...

Por

Redação Direção Concursos
Compartilhe este artigo
Artigos

Estamos falando de uma área desafiadora para os concurseiros, principalmente para os candidatos de concursos ligados às áreas fiscal e de controladoria. 

Importantes certames como o do Banco Central sempre cobram essa disciplina em suas provas, o que torna primordial a sua compreensão. 

Neste artigo, vamos explicar o que é estatística descritiva, explorando os detalhes deste conceito e como ele é aplicado nas provas. 

Para garantirmos as responsabilidades e o entendimento para se adequar às necessidades dos concursos públicos é preciso dedicação. Consegue ter foco? Clique aqui e garanta a melhor preparação do mercado com um valor acessível  que está sendo disponibilizado.

Afinal, o que é Estatística Descritiva?

Trata-se de uma área da matemática que visa sintetizar a apresentação de dados de uma maneira direta, com o objetivo de facilitar a compreensão de quem os acessa. 

A ideia é ser direto na apresentação de resultados, sem se preocupar tanto com variações e intervalos de confiança de dados. 

Entre os exemplos de estatísticas descritivas estão a média, o desvio padrão e a mediana. Conheça cada um deles!

todos os cursos direção

Média

12+24+36+48+60/5= 36

Observe as mudanças que foram realizadas em cinco fatores com os números 12, 24, 36, 48 e 60.  Veja que é necessário dividir pela mesma quantidade  de termos para saber a média destes termos. Nesta situação, o resultado encontrado foi o 36.

Estatística descritiva – Mediana

A mediana funciona quase da mesma maneira que a média. Uma das principais diferenças é que, apesar dos cinco fatores também servirem como base de cálculo, na mediana você “divide ao meio” todos eles. 

Exemplo1: 

Uma mulher, durante sua fase de gestação, teve 5 filhos. As crianças nasceram com as seguintes pesagens: 9,2, 6,4, 10,5, 8,1 e 7,8. 

Neste caso, os números são ordenados do menor para o maior da seguinte forma: 6.4, 7.8, 8.1, 9.2 e 10.5. Neste caso, a mediana é 8.1Kg. 

Moda

Este é mais um termo clássico que aparece constantemente nos concursos públicos em geral e, portanto, devemos ter atenção redobrada. 

A moda é o termo que mais repete na questão. Veja o exemplo a seguir:

12, 24, 36, 48, 60, 60, 36, 36, 72, 84, 60, 24, 24, 24, 24, 12, 7, 6, 4, 9, 12, 24, 80, 120, 140,160, 6, 2

Observe que temos alguns números que estão em repetição constante como é o caso do número 24, 60 e o próprio 12. No entanto, o que vale para ser chamado de a moda é o termo 24 , já que ele apareceu 6 vezes, enquanto o 12 e o 60 marcaram presença 3 vezes cada.

Existem outras concordâncias na estatística descritiva como desvios de padrão, mas, não deixe de visualizar um pouco mais sobre este assunto. Por isso, para finalizar este estudo, revise o conteúdo repassado até aqui e busque sua aprovação.

Para resumir!

Você quer saber mais sobre estatística descritiva? Então confira outros artigos como este que vão fazer a diferença para a sua preparação profissional. Conte com o Direção Concursos para isso!

Compartilhe este artigo
concursos públicos
estatística
estatística descritiva
matematica
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.