
Caros alunos, vejam abaixo o meu Gabarito AGEPEN RR de Raciocínio Lógico e Matemático, bem como a prova resolvida com os meus comentários. Espero que tenham ido muito bem! A prova foi aplicada neste domingo pelo Instituto AOCP no estado de Roraima.
A idade de Paulo, há 2 anos, era igual a terça parte da idade de Joaquim. Se hoje a idade de Joaquim é 50 anos, então a idade atual de Paulo é igual a:
- 14 anos
- 20 anos
- 36 anos
- 25 anos
- 18 anos
RESOLUÇÃO:
Seja P a idade atual de Paulo. Há 2 anos, Paulo tinha P – 2 anos, e Joaquim tinha 50 – 2 = 48 anos. Nesta época, a idade de Paulo era a terça parte da idade de Joaquim, ou seja,
Paulo = Terça parte de Joaquim
P – 2 = 48 / 3
P – 2 = 16
P = 16 + 2
P = 18 anos
Gabarito (extraoficial): E
Dois agentes, Bruno e Carlos, saem de um mesmo local do pátio do presídio e começam a caminhar em sentidos opostos, sempre em linha reta. A cada 10 segundos, Bruno caminha 6 metros e Carlos caminha 8 metros. Sendo assim, é correto afirmar que a distância entre Bruno e Carlos, após 1 minuto, será de:
- 70 metros
- 84 metros
- 140 metros
- 840 metros
- 960 metros
RESOLUÇÃO:
A cada 10 segundos eles se afastam 6 + 8 = 14 metros. Em um minuto temos 60 segundos, ou seja, 6 intervalos de 10 segundos. Desta forma, eles se afastam 6 x 14 = 84 metros.
Gabarito (extraoficial): B
Sabe-se que, a cada dia, um em cada três servidores que frequentam o refeitório de um presídio consome salada durante o horário de almoço. Se em determinado dia 75 servidores frequentaram esse refeitório, então, nesse dia, mantendo a proporção de servidores que consomem salada nesse refeitório, o total de servidores que consumiu salada foi igual a:
- 25
- 15
- 35
- 10
- 50
RESOLUÇÃO:
Como um a cada três (ou seja, 1/3) dos servidores comem salada e, naquele dia, tivemos 75 servidores no refeitório, podemos dizer que 1/3 x 75 = 25 comeram salada.
Gabarito (extraoficial): A
Considere como verdadeiras as seguintes afirmações: “todo agente penitenciário deve ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de categoria no mínimo AB” e “toda pessoa que possui uma CNH de categoria no mínimo AB possui o nível de escolaridade de ensino médio”.
Sabendo que Flávio tem uma CNH de categoria no mínimo AB e que Gustavo possui o nível de escolaridade de ensino médio, é sempre verdadeiro que:
- Flávio é um agente penitenciário
- Flávio não possui nível de escolaridade de ensino médio
- Gustavo tem uma CNH de categoria no mínimo AB
- Gustavo é um agente penitenciário
- Flávio tem nível de escolaridade de ensino médio
RESOLUÇÃO:
Como Flávio tem CNH AB, ele certamente precisa ter nível médio (pois o enunciado fala que toda pessoa que tem CNH AB possui nível médio). Assim, temos certeza de que a afirmação da letra E é correta, sendo o nosso gabarito.
Não podemos afirmar que Gustavo ou Flávio sejam agentes penitenciários, pois nenhuma informação nos garante isso. Não são apenas os agentes penitenciários que podem possuir CNH AB ou nível médio, concorda? Outras pessoas também podem ter.
Além disso, embora ter nível médio seja requisito para tirar CNH AB, não podemos afirmar que todo mundo que tem nível médio tirou essa carteira de habilitação.
Gabarito (extraoficial): E
A porcentagem, na forma decimal, que 99 representa em relação a 600 é igual a:
- 0,005
- 0,065
- 0,105
- 0,165
- 0,235
RESOLUÇÃO:
Fazendo a divisão:
Porcentagem = 99 / 600
(dividindo numerador e denominador por 3)
Porcentagem = 33 / 200
(dividindo numerador e denominador por 1)
Porcentagem = 16,5 / 100
Porcentagem = 0,165
Gabarito (extraoficial): D
Saudações,
Prof. Arthur Lima