Concursos Abertos Concursos 2022

Gabarito extraoficial – Ética – Depen

Danuzio Neto Danuzio Neto comentários
27/06/2021, às 20:46 • 3 meses atrás

Olá, prezado aluno!

Sou o professor Danuzio Neto (clique aqui para acessar meu Instagram). Apresento a seguir o meu gabarito da disciplina de Ética no concurso DEPEN, aplicada em 27/06/2021.

Espero que tenham gostado da prova. Vamos ao nosso gabarito extraoficial.

16 – A responsabilidade moral de uma conduta está vinculada à autonomia do sujeito.

Comentários

A autoria da ação constitui um dos pressupostos da ética. Isso porque apenas há responsabilidade moral quando há responsabilidade pela autoria da ação.

Nessa esteira, no campo da nossa matéria falamos em autonomia da vontade, ou seja, na espontaneidade da ação ética.

Acredito que a banca colocará o gabarito como “c”, tendo em vista que este ponto é pacífico. Por vias das dúvidas, porém, já coloco a citação de um autor aqui para embasar um possível recurso (que eu não acredito que precisará ser interposto).

“Não há valor moral na ação heterônoma, inspirada e dirigida por valores impostos, quando a vontade não é livre” (Cassel E. Autonomy and ethics in action. N Engl J Med 1977; 6:333-4)

Resposta c

17 – Os valores éticos são volitivos e escolhidos por cada indivíduo de determinada sociedade.

Comentários

Os valores éticos são constituídos na sociedade como um todo e encontram amparo na coletividade. Em outras palavras, não são livremente escolhidos por cada indivíduo.

Alguns valores morais fazem tanta parte da humanidade que estão previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Neste documento estão previstos a liberdade de escolhas individuais, a liberdade política e o cultivo da solidariedade, por exemplo.

Resposta errado

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Comentários