Gabarito extraoficial ICMBio: questões de Ética resolvidas

Confira o gabarito extraoficial das questões de Ética do concurso ICMBio, das provas de Técnico, aplicadas neste domingo (6/2).

Por

Danuzio Neto
Compartilhe este artigo
Imagem - Gabarito extraoficial ICMBio: questões de Ética resolvidas

Olá, pessoal, tudo bem? Sou professor Danuzio Neto e, hoje, vamos corrigir alguns tópicos que foram cobrados nas provas do concurso ICMBio sobre o Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos do ICMBio. Vamos?

Com base no Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos do ICMBio, julgue os itens seguintes: 

37 Caracteriza-se como presente prêmio em dinheiro concedido por entidade científica a agente público do ICMBio em reconhecimento por sua contribuição de caráter intelectual. 

Comentário: 

No art. 12 do Código de Conduta, temos a seguinte disposição: 

“§ 2° Para fins deste Código não caracteriza presente: 

I – prêmio em dinheiro ou bens concedidos ao agente público por entidade acadêmica, científica ou cultural em reconhecimento por sua contribuição de caráter intelectual. 

Desta forma, o item está errado. 

Resposta: Errado 

38 Mesmo que excepcionalmente, observado o interesse público, uma instituição privada não pode custear as despesas relativas à transporte, hospedagem e inscrição de servidores do ICMBio em evento de natureza técnica. 

Comentários 

O artigo 15 do código de conduta assim disciplina: 

Parágrafo único. Excepcionalmente, observando o interesse público, instituições privadas ou organizações da sociedade civil poderão custear, no todo ou em parte, as despesas relativas a transporte, alimentação, hospedagem e inscrição do servidor ou agente público no evento ou pagamento de diárias, vedado o recebimento de remuneração. 

Desta forma, o item está errado. 

Resposta: Errado  

39 Respeito à diversidade e igualdade de gênero são princípios presentes no citado código. 

Comentários 

O artigo 4º do Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é o que prevê os princípios que devem ser seguidos pelos servidores, e ele assim dispõe: 

Art. 4° O Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade reger-se-á pelos seguintes princípios:  

I – legalidade; II – impessoalidade; III – moralidade; IV – publicidade; V – eficiência; VI – honestidade; VII – probidade; VIII – transparência; IX – urbanidade; X – decoro e boa-fé; XI – responsabilidade socioambiental; XII – RESPEITO À DIVERSIDADE; XIII – solidariedade; XIV – IGUALDADE DE GÊNERO; XV – compromisso com a missão institucional; XVI – disciplina; XVII – hierarquia; XVIII – zelo pela imagem do serviço público. 

Desta forma, o item está correto. 

Resposta: CERTO

Grandes abraços, pessoal!

Professor Danuzio Neto

Instagram: https://instagram.com/danuzioneto

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
concurso icmbio
Compartilhe este artigo
concurso icmbio
edital icmbio
icmbio
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.