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Gabarito TJ PR Português – Técnico Judiciário

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José Maria22/09/2019

22/09/2019

Olá, meus caros alunos!

Eis o meu gabarito extraoficial.

Estejamos atentos para quaisquer divergências com o gabarito oficial, a ser publicado pela organizadora nos próximos dias. Não se preocupem, pois sugerirei, se for o caso, recursos.

Desde já, parabéns pelo esforço! Foi uma verdadeira batalha! E vocês cresceram muito nela. Torço para que saiamos vencedores!

Professor José Maria – Instagram: @professorjosemaria

01) A noção de leitura abordada ao longo do texto 1A1-I aproxima-se, sobretudo, daquela de:

Gabarito: (C) interpretação de objetos e processos

O candidato pode ficar na dúvida entre marcar letra C (interpretação de objetos e processos) ou letra E (atuação na realidade social.).

Note, no entanto, que a leitura está associada à interpretação, seja de um jogo de futebol a um desfile de desloca de samba, seja de um fenômeno geofísico a um objeto da astronomia.

A intervenção sobre a realidade social é uma das possíveis consequências dessa leitura, como bem atesta o último parágrafo.

Resposta: Letra C

02) Ao afirmar que o astrônomo e o geógrafo leem, respectivamente, estrelas e terrenos, o autor sugere que esses profissionais

Gabarito: (D) encaram tais superfícies como sinais gráficos a serem decodificados ou traduzidos.

O autor do texto classifica cada área do conhecimento como um texto, que é primeiramente decodificado por leitores especializados e, depois, por leigos.

Num primeiro momento, essa leitura consiste em uma interpretação da realidade. Somente a partir dessa interpretação, é que possíveis conclusões ou intervenções são desenvolvidas.

Portanto, o primeiro propósito da leitura é decodificar a realidade, como atesta a letra D.

Resposta: Letra D

03) No período “Ele, como o técnico, vê coisas no texto em jogo que, só depois de lidas por ele, por nós são percebidas”, o segmento “como o técnico” expressa:

Gabarito: (A) comparação

É possível reescrever o trecho “Ele, como o técnico, vê coisas no texto…” das seguintes formas: “Ele, assim com o técnico, vê coisas no texto…”; “Ele, tal qual o técnico, vê coisas no texto…”. Isso torna evidente o valor comparativo no trecho destacado.

Resposta: Letra A

04) No texto 1A1-I, ao supor que os aparelhos de ordenha de vacas estão aptos a ler o pensamento das pessoas presentes durante o processo, o autor sugere que esses aparelhos:

Gabarito: (D) são extremamente sofisticados

O autor, ao dizer que os equipamentos são capazes de ler até o pensamento dos presentes, empregou uma linguagem figurada.

Sua afirmação apenas reforça que os equipamentos que captam informações do ambiente são muito sofisticados, como atesta a redação da letra D.

Vale ressaltar que, na letra C (são os mais inovadores do mundo), há uma extrapolação, pois não há uma base de comparação que permita afirmar se tratar dos equipamentos mais inovadores do mundo.

Resposta: Letra D

05) Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita do seguinte trecho do texto: “A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando. Lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos”. Assinale a opção em que a proposta apresentada preserva os sentidos do texto:

Gabarito: (D) A natureza está dizendo que a água, além de infecta, está acabando, mas lemos a notícia e postergamos a tragédia para nossos netos.

Há claramente entre os dois períodos uma relação de contraste. Mesmo com o aviso claríssimo, insistimos em postergar a solução do problema.

A única opção que conectou os períodos estabelecendo essa relação foi a da letra D, com a utilização da conjunção adversativa “mas”.

Resposta: Letra D

06) Infere-se do texto 1A1-II que o autor escreve, de modo metafórico, sobre a ideia de fim de mundos a partir de:

Gabarito: (A) uma previsão astrológica.

Somente no penúltimo parágrafo é que fica claro o episódio que deu origem à reflexão do texto.

No trecho “É possível que a previsão dos astrólogos indianos não tivesse base…”, faz-se menção a uma previsão astrológica que havia anunciado o fim do mundo.

Resposta: Letra A

07) No texto 1A1-II, o vocábulo “isso” refere-se:

Gabarito: (E) ao fim do mundo.

Ao afirmar “… não seria a primeira vez que isso acontece”, o autor está fazendo menção ao fim do mundo. Não de forma denotativa, mas sim conotativa.

Deve-se entender “fim do mundo”, no contexto, como uma radical transformação, que nem sempre as pessoas percebem no momento em que ocorre.

Esse raciocínio é reforçado até mesmo pelo trecho seguinte: “Muitas vezes, o mundo acaba em silêncio…”.

A letra C (ao anúncio do fim do mundo) poderia gerar dúvidas. No entanto, a referência não se restringe ao anúncio, mas sim ao próprio fim, tomado pelo autor de forma figurada, como explicado anteriormente.

Resposta: Letra E

08) No primeiro parágrafo do texto 1A1-II, o trecho “Muitas vezes o mundo acaba em silêncio, ou fazendo um barulho leve de folha” constitui:

Gabarito: (B) um argumento que reforça a informação expressa no período imediatamente anterior.

O período anterior é “A falta de sinais estrondosos e visíveis não é prova bastante da continuação”.

É possível uni-lo ao período seguinte assim:

“A falta de sinais estrondosos e visíveis não é prova bastante da continuação, pois, muitas vezes, o mundo acaba em silêncio, ou fazendo um barulho leve de folha”.

Dessa forma, há uma relação de justificativa entre os períodos. O trecho em destaque, portanto, reforça a informação trazida no período anterior, validando-a. Trata-se, assim, de um argumento.

Resposta: Letra B

09) O texto 1A1-II é uma crônica, gênero que se caracteriza como texto de cunho pessoal, em que se imprimem opiniões e visões de mundo do autor. Considerando-se essa informação, é correto afirmar que, no segundo parágrafo do texto, o autor posiciona-se ao afirmar que:

Gabarito: (B) alguns hábitos e conceitos anteriores à guerra pareciam eternos.

A única opção que traz um juízo de valor é a da letra B.

Nas demais, há menção a fatos, e não a opiniões ou visões do autor acerca dos episódios.

Resposta: Letra B

10) Sem prejuízo à correção gramatical e aos sentidos do texto 1A1-II, o vocábulo “antes” poderia ser substituído por

Gabarito: (A) melhor

A expressão “ou antes” tem caráter retificador, explicativo. Poderia ser trocada por “quer dizer”, “aliás”, “ou melhor”, etc.

Resposta: Letra A

11) É correto afirmar que o texto 1A2-I tem como finalidade

Gabarito: (A) apresentar uma opinião sobre ética.

O autor do texto, por meio da conceituação do que vem a ser ética e moral, defende uma postura relacionada à ética baseada na convivência, que permitem distinguir aquilo que é bom daquilo que não é bom.

Seu foco não restringe a fatos do cotidiano, como afirma a letra D (contar fatos cotidianos referentes ao tema da ética). Abrange sim o conceito de uma forma geral. Também não foca as consequências do comportamento ético, como afirma a letra E (explicar as consequências do comportamento ético). Busca sim definir critérios para considerar um comportamento ético.

Resposta: Letra A

12) De acordo com o 1A2-I, a ética é fundamentalmente

Gabarito: (D) social

O texto é muito claro ao afirmar que a ética é um conceito que visa a regular a conduta, sob o ponto de vista coletivo. Isso posto, é um conceito eminentemente social.

Resposta: Letra D

13) De acordo com o 1A2-I, a convivência em sociedade é

Gabarito: (B) pautada na ética.

É o que fica explícito no último parágrafo, no seguinte trecho: “Portanto, a ética relaciona-se com a nossa convivência”.

Resposta: Letra B

14) Sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos originais do texto 1A2-1, o termo “Como”, no trecho “Como vivemos todos juntos”, poderia ser substituído por:

Gabarito: (A) Porque

Note que o trecho “Como vivemos todos juntos, precisamos ter princípios e valores de convivência…” pode ser reescrito assim: “Precisamos ter princípios e valores de convivência, porque vivemos todos juntos…”.

Há, portanto, um valor de causa associado ao conector “Como”.

Resposta: Letra A

15) No texto 1A2-1, a forma “isso”, em “disso” remete a:

Gabarito: (E) ética universal

Questão bem tranquila! No período anterior, o texto cita que não existe uma ética universal. Na sequência, afirma que o mais próximo disso (da ética universal) foi a Declaração de Direitos Humanos.

Resposta: Letra E

16) Cada uma das propostas a seguir apresenta uma proposta de reescrita que altera a pontuação do seguinte trecho do texto: “Não existe ética individual, existe ética de um grupo, de uma sociedade, de uma nação”. Assinale a opção em que a proposta apresentada mantém a correção e os sentidos originais do texto:

Gabarito: (E) Não existe ética individual. Existe ética de um grupo, de uma sociedade, de uma nação.

Questão também bem tranquila. A letra E simplesmente desmembrou a frase em dois períodos corretamente redigidos e com sentido original preservado.

Resposta: Letra E

17) Mantendo-se os sentidos e a correção gramatical do texto, o vocábulo “onde”, no trecho “o lugar onde vivemos juntos”, poderia ser substituído por:

Gabarito: (A)

É possível trocar o relativo “onde” pela construção “em que”. Nesta, o “que” retoma o termo antecedente “lugar” e a preposição “em” é requerida pela forma verbal “vivemos” (vivem em algum lugar).

Resposta: Letra A

18) Infere-se do quarto parágrafo que a ética é:

Gabarito: (B) variável

O primeiro período do parágrafo afirma: “As questões éticas podem mudar ao longo da história”. Ora, se elas podem mudar, significa que são variáveis.

Resposta: Letra B

19) Segundo o texto, alcança uma vida equilibrada o ser humano que:

Gabarito: (D) faz o que quer somente se puder e dever fazê-lo.

O texto, em seu quinto parágrafo, afirma: “O equilíbrio da vida vem quando o que você quer é algo que você pode e algo que você deve”.

A redação da letra D é uma paráfrase desse trecho.

Resposta: Letra D

20) No texto, a palavra “advento” foi empregada com o mesmo sentido de:

Gabarito: (B) aparecimento

Questão puramente de conhecimento vocabular.

Mesmo desconhecendo o significado do vocábulo, é possível associá-lo, pelo contexto de leitura, a início, surgimento, aparecimento.

Resposta: Letra B

Pessoal, na segunda-feira, dia 30/09/19, o Direção Concursos vai mostrar todos os concursos que vão acontecer ainda em 2019 (alguns nem tiveram edital publicado). Quer saber quais são? Inscrevam-se agora mesmo para serem avisados e não perderem nenhuma chance!

José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

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