José Maria • 22/08/2021
22/08/2021Prezados Alunos,
Eis meus comentários da prova de Língua Portuguesa da PC DF para o cargo de Agente.
Esperemos a publicação do gabarito oficial pela organizadora e, havendo qualquer divergência pertinente, proporemos os recursos cabíveis.
Grande abraço e sucesso!
José Maria
Professor José Maria
– Instagram: @professorjosemaria
– Telegram: t.me/professorjosemaria
– Youtube: /professorjosemaria
QUESTÃO 01
Gabarito Extraoficial: ERRADO
No texto, predominam as tipologias narrativa e injuntiva.
QUESTÃO 02
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato, faz-se menção ao homem dos tempos atuais, ou seja, ao homem moderno.
QUESTÃO 03
Gabarito Extraoficial: CERTO
Como o artigo é facultativo antes de pronome possessivo adjetivo feminino, o acento indicador de crase na locução de base feminina “a sua volta” é opcional.
QUESTÃO 04
Gabarito Extraoficial: CERTO
Questão tranquila! O pronome relativo “onde” retoma o antecedente “sala”.
QUESTÃO 05
Gabarito Extraoficial: CERTO
Entende-se por digressões interrupções do autor ao longo da narrativa com o propósito de apresentar reflexões, juízos de valor, comentários diversos. É o que o autor do texto faz nos trechos isolados entre parênteses.
QUESTÃO 06
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Entendo que o texto traz um único protagonista, mas não um único personagem. Em uma determinada passagem, o autor se refere aos familiares do protagonista que se comprimem ao pé da escada, com feição de espanto. Essa pequena participação na trama já os faz personagens coadjuvantes.
QUESTÃO 07
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O protagonista – interlocutor da voz da narrativa – simplesmente obedece aos comandos no narrador. Não há, dessa forma, conhecimento acerca do roteiro.
QUESTÃO 08
Gabarito Extraoficial: ERRADO
O narrador sugere que o protagonista aja como se nada de exótico estivesse acontecendo. Isso fica evidente nas passagens: “faça os gestos mais calmos”, “Mas não exagere na medida e suba sem demora ao quarto…”, “Desça sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto…” . Dessa forma, as ordens pedem não extravagância nos movimentos, mas naturalidade.
QUESTÃO 09
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! Trata-se de vocábulos sinônimos. Mesmo que você não soubesse o significado, é possível verificar que a troca sugerida traz coerência ao texto, sendo, assim, um bom indicativo para atestar a relação de sinonímia.
QUESTÃO 10
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! O “se” carrega consigo a ideia de reflexividade. É possível substituí-lo por “a si mesmo”.
QUESTÃO 11
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Ao se mencionar déficit cognitivo, dá-se a entender que a sociedade apresenta uma incapacidade intelectual. Não é o caso. O que ocorre é que a sociedade reconhece não conhecer determinados assuntos, mas se mostra disposta a buscar esse conhecimento.
QUESTÃO 12
Gabarito Extraoficial: CERTO
A ciência moderna, segundo o texto, admite sua ignorância acerca de muitos assuntos, assumindo, assim, uma postura humilde. Da mesma forma, Darwin nunca se julgou o “último dos biólogos” nem propagou que havia descoberto o “enigma da vida”, mostrando, assim, alinhamento com a ciência moderna.
QUESTÃO 13
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Fala-se no texto em coesão, dinamicidade, mas não em justiça.
QUESTÃO 14
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Um dos diferenciais da ciência moderna em relação às antigas tradições é justamente o fato de aquela reconhecer sua falta de conhecimento acerca de grandes questões da humanidade.
QUESTÃO 15
Gabarito Extraoficial: CERTO
Questão tranquila! De fato, o sujeito de “obter” está oculto e se refere a “indivíduo”, explicitado no período anterior.
QUESTÃO 16
Gabarito Extraoficial: CERTO
De fato! A redação resultante seria: “… mas nos coloca diante de um problema sério que a maioria de nossos ancestrais não precisou enfrentar: nosso pressuposto atual de que não sabemos tudo e de que até mesmo o conhecimento que temos é provisório se estende aos mitos partilhados que possibilitam que milhões de estranhos cooperem de maneira eficaz”.
O trecho após os dois-pontos detalha para o leitor no que consiste o problema até então não enfrentado pelo homem.
QUESTÃO 17
Gabarito Extraoficial: CERTO
A proposta de reescrita resulta em um texto lógico, com sentido. Dessa forma, a coerência (lógica) se mantém preservada.
QUESTÃO 18
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Em um determinado par de orações, identifica-se não uma relação de causa e efeito, mas de comparação.
QUESTÃO 19
Gabarito Extraoficial: CERTO
Com a forma verbal “têm”, o sujeito é “os biólogos”. Com a troca sugerida, a forma verbal “há” não possui sujeito, uma vez que o verbo “haver”, no sentido de “existir”, é impessoal. A reescrita proposta mantém a correção, mas altera as relações sintáticas originais.
QUESTÃO 20
Gabarito Extraoficial: ERRADO
A expressão “visto que” é uma locução conjuntiva causal.
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Douglas Oliveira • 12 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Jornalismo Direção Concursos • 12 de dezembro de 2024
Os gabaritos preliminares das provas do TSE Unificado para candidatos à Técnico Judiciário estão disponíveis. Os candidatos podem eviar recurso contra a correção até amanhã (12/12). Neste artigo, veja dois exemplos que justificam a revisão do resultado divulgado pela banca organizadora Cebraspe. O concurso TSE Unificado abriu 412 vagas imediatas e também oportunidades em cadastro […]
Sergio Machado • 12 de dezembro de 2024
As provas do concurso TSE Unificado para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa trouxeram questionamentos quanto ao orçamento público. Em particular, a questão 112 provocou discussões entre candidatos quanto a interpretação e a formulação das respostas. A ambiguidade no enunciado permite aplicação de recursos contra o gabarito preliminar. Neste artigo, entenda os argumentos […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.