José Maria • 03/02/2020
03/02/2020Prezados Alunos,
Eis os comentários da prova de Língua Portuguesa do SEFAZ/DF.
Proponho recurso para a questão 02. Leiam a seguir com atenção, tudo bem?
Desejo sucesso a vocês! Contem comigo!
Professor José Maria
Intagram: @professorjosemaria
01) Conclui-se da noção de sustentabilidade presente no texto que ser sustentável é incompatível com criar valor.
Gabarito Oficial: ERRADO
Comentários:
No final do segundo parágrafo, diz-se: “Sustentabilidade é vista como uma abordagem de negócios para criar valor a longo prazo…”.
Claramente podemos afirmar que não há incompatibilidade entre ser sustentável e criar valor.
02) Os resultados da pesquisa realizada pelos dois professores do IMD refletem a atitude dos executivos quanto à sustentabilidade, conforme comprovam as informações do segundo parágrafo do texto.
Gabarito OFICIAL: ERRADO
Justificativa da banca: O texto sugere que os estudos atestam exatamente o contrário: existe divergência entre o que os executivos afirmam e o que as empresas realizam em termos de sustentabilidade.
PROPOSTA DE RECURSO
No meu entendimento, o gabarito dessa questão deveria ser CERTO.
Eis minha argumentação:
No primeiro parágrafo, é apresentada a conclusão do estudo dos dois professores. Segundo eles, a implementação das políticas de sustentabilidade está se dando de forma lenta.
Já as informações presentes no segundo parágrafo dizem respeito a OUTRA PESQUISA realizada pelo IMD, que avaliou a percepção dos executivos acerca da necessidade de adoção de estratégias de sustentabilidade. Segundo essa pesquisa, considerável quantidade de executivos considera a discussão acerca da sustentabilidade um assunto que AINDA será importante, dando a entender que não o priorizam.
Dessa forma, a lentidão na implementação das propostas de sustentabilidade – resultado do estudo dos professores do IMD – é uma consequência – reflexo – da postura dos executivos das companhias.
O que dá solidez a essa afirmação são os dados apresentados no 2o parágrafo, que evidenciam que muitos executivos ainda (22%) não tomam a sustentabilidade como pauta urgente, fazendo com que o progresso nessa área seja lento.
Resumindo:
Os resultados dos dois professores estão em linha com as informações divulgadas no 2o parágrafo. São reflexos (consequências) destas.
03) De acordo com as informações do texto, setores econômicos distintos apresentam resultados diferentes em termos de ações voltadas para a sustentabilidade.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários:
É exatamente o que está dito em: “Alguns setores têm melhores resultados na implementação de programas de sustentabilidade, como o setor de material de construção, em comparação com o de telecomunicações”.
Isso evidencia que não há uniformidade: há setores com resultados melhores e setores com resultados piores.
04) O texto informa que os investidores levam em consideração o impacto social das empresas nas quais investem, o que é comprovado pelo estudo mencionado no segundo parágrafo.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários:
De fato! Está dito literalmente no penúltimo parágrafo que os investidores reconhecem cada vez mais o impacto para a sociedade das empresas em que investem. Essa é uma informação trazida no estudo dos dois professores do IMD, citado ao longo do texto.
No segundo parágrafo, faz-se menção a uma OUTRA PESQUISA do IMD, distinta, portanto, da dos dois professores mencionados. Nessa outra pesquisa, o foco do estudo não está nos investidores, e sim nos executivos.
Resumindo:
O erro do item está em dizer que a comprovação está no estudo citado no segundo parágrafo. Na verdade, a comprovação está no estudo dos dois professores, mencionado ao longo do texto, distinto do estudo mencionado no segundo parágrafo.
05) Dada a regência do verbo “tender”, é facultativo o emprego do sinal indicativo de crase no vocábulo “a” em “tendem a ser menos efetivas”.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários:
Sem chances de haver crase antes de verbo. O emprego do acento indicador de crase é proibitivo!
06) O texto é um artigo de opinião, em que predomina o tipo argumentativo, haja vista a presença de diversos argumentos para sustentar a ideia defendida por seu autor.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários:
De fato! Leia a primeira frase do primeiro parágrafo – “Grandes companhias globais falam muito em sustentabilidade ambiental e descabornização de sua produção, mas o que fazem na prática é insuficiente”. Nela está destacada a tese (ponto de vista) do texto.
Ocorre, no entanto, que predomina no texto não a argumentação, mas sim a dissertação. Não há propriamente a produção de argumentos próprios que endossem o ponto de vista apresentado, mas sim a apresentação de resultados de estudos referentes ao tema.
07) Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto, a forma verbal “restam” poderia ser substituída por “mantém-se”.
Gabarito Extraoficial: ERRADO
Comentários:
Leiamos o seguinte trecho: “… muitas companhias restam presas…”. A forma verbal plural “restam” concorda com o sujeito “muitas companhias”.
A substituição por “mantém-se” acarreta erro gramatical. O emprego do acento agudo identifica a flexão singular do verbo “manter” no presente do indicativo. Isso gera, portanto, erro na concordância verbal, haja vista que o sujeito está no plural.
Para que houvesse correção, deveríamos empregar a forma plural “mantêm-se”, com acento diferencial circunflexo.
08) A substituição da forma verbal “desenvolveram” por “desenvolveu” manteria a correção gramatical do texto.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários:
Leiamos o seguinte trecho: “… menos de um terço das companhias desenvolveram …”.
Temos um caso de concordância bastante cobrado em provas da CESPE: concordância com expressões partitivas.
É possível a concordância com o partitivo 1/3, o que “amarra” a flexão do verbo no singular – “desenvolveu”. Também é possível a concordância com os especificadores da expressão partitiva – companhias -, o que justifica a flexão do verbo no plural – “desenvolveram”.
09) Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto, o período “Sustentabilidade é vista como uma abordagem de negócios para criar valor a longo prazo, levando-se em conta como uma companhia opera nos ambientes ecológico, social e econômico” poderia ser reescrito da seguinte forma: “Vê-se sustentabilidade como uma abordagem de negócios para criar valor a longo prazo, considerando-se como uma companhia opera no ambiente ecológico, no social e no econômico”.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários:
A construção de passiva analítica “Sustentabilidade é vista” foi corretamente convertida na construção passiva sintética “Vê-se sustentabilidade”.
Além disso, a construção “… opera nos ambientes ecológico, social e econômico” – com substantivo plural e artigo plural comum – foi convertida em “opera no ambiente ecológico, no social e no econômico” – com o substantivo singular e artigo singular antes de cada adjetivo.
São duas concordâncias possíveis quando se tem um substantivo para mais de um adjetivo.
Exemplos:
Estudo as línguas inglesa e francesa.
Estudo a língua inglesa e a francesa.
A reescrita proposta, portanto, mantém a correção e a coerência do texto.
10) No trecho “os investidores reconhecem cada vez mais o impacto, para a sociedade, das empresas nas quais investem”, a substituição de “nas quais” por “aonde” prejudicaria a correção gramatical do texto.
Gabarito Extraoficial: CERTO
Comentários:
O pronome relativo “aonde” deve ser empregado para indicar ideia de lugar introduzida pela preposição “a”.
Como a preposição presente é EM – nas quais -, a troca por AONDE prejudicaria a correção gramatical.
José Maria
Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Redação Direção Concursos • 13 de dezembro de 2024
Você acorda, toma café, vai para o trabalho, almoça, chega em casa, estuda e dorme. Os dias passam, e no final da semana você sente que não teve tempo suficiente para cumprir todas as suas metas. Aquelas horas reservadas para um estudo extra rapidamente são consumidas por demandas inesperadas ou esquecidas no ritmo frenético do […]
Robson Oliveira • 13 de dezembro de 2024
Com grandes editais para tribunais lançados em 2024, e vários previstos para 2025, o cargo de Técnico Judiciário na área administrativa (TJAA) se torna uma grande oportunidade para todos os concurseiros! No entanto, a concorrência é acirrada, e é fundamental estar bem preparado. Por isso, o Direção Concursos te apresenta o melhor investimento em você, […]
Douglas Oliveira • 13 de dezembro de 2024
A área de tribunais no mundo dos concursos públicos foi uma das mais movimentadas em 2024! Neste ano tivemos concursos para diversos tribunais do país, e ao que tudo indica, 2025 será igualmente generoso para a área. Com essas oportunidades surgindo, sem dúvidas você precisa da melhor preparação para vagas de Analista Judiciário na Área […]
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.