
Olá, pessoal! Aqui é a professora Letícia e este é o gabarito extraoficial das questões de Português, que foram aplicadas pela manhã. Confira:
Questão 1: No texto, estruturado em forma dissertativa, são apresentados…
CERTO
COMENTÁRIO: O texto, de fato, estrutura-se de forma dissertativa e apresentam dados numéricos que se refere aos danos causados pela pandemia. A assertiva pode ser confirmada no parágrafo 5: “Em relação ao 3° ano do ensino médio, última etapa da educação básica […]”.
Questão 2: De acordo com o texto, durante a pandemia de covid-19, acentuou-se…
CERTO
COMENTÁRIO: A partir do terceiro parágrafo o autor do texto fala justamente sobre a diferença no ensino público e privado por causa da pandemia: “As escolas públicas devem continuar fechadas, em sua larga maioria. As escolas privadas […]”.
Questão 3: Identifica-se, no texto, a principal causa de evasão…
- CERTO
COMENTÁRIO: No último período do segundo parágrafo o autor fala que: “A OEI estima que cerca de 17 milhões de estudantes dos últimos anos do ensino médio e dos primeiros anos da graduação terão dificuldades para continuar os estudos, principalmente, por terem de auxiliar na renda familiar.
Questão 4: Na linha 19, haveria prejuízo para a coerência das ideias…
- ERRADA
COMENTÁRIO: Não haveria mudança da coerência ao se dizer “O maior efeito” e “O efeito maior”, visto que ambas as frases permanecem com lógica para o período.
Questão 5: As orações “que pudesse chegar aos mais pobres” (linha 12)…
- ERRADO
COMENTÁRIO: Na primeira oração, de fato, tem-se uma oração subordinada adjetiva restritiva dada a presença do pronome relativo “que”. No entanto, a oração “que a segunda onda de covid-19 está extremamente agressiva” introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta, visto que o elemento “que” possui a classificação de conjunção integrante e está ligado ao verbo “levando-se”, complementando-o.
Questão 6: “deve se agravar” (linha 12) por deve agravar-se
- CERTO
COMENTÁRIO: Fica facultativa a posição do pronome oblíquo, visto que a locução verbal apresenta verbo principal no infinitivo, logo o pronome pode assumir qualquer posição em relação à colocação.
Questão 7: “apesar das” (linha 14) por não obstante às
- ERRADO
COMENTÁRIO: “Apesar das” pode ser substituído sem problema por “Não obstante”, contudo o termo “não obstante” não rege preposição, o que deixa a assertiva errada.
Questão 8: “não só no que diz respeito à aprendizagem, mas também no que se refere ao aumento…”
- ERRADO
COMENTÁRIO: A reescrita traz dois erros, o primeiro em relação à crase em “tanto em relação a aprendizagem”, visto que o termo “relação” rege preposição “a” e o substantivo feminino “aprendizagem” aceita vir acompanhado de artigo definido feminino. Além disso, devido à presença da conjunção “tanto…quanto” o termo “o aumento” também deveria aparecer preposicionado, dado o paralelismo sintático, sendo assim: “tanto em relação à aprendizagem quanto ao aumento da desigualdade…”
Questão 9: “É preciso reconhecer que há uma pandemia educacional que pode ser devastadora…”
- ERRADO
COMENTÁRIO: Como no trecho há a presença de uma oração subordinada adjetiva explicativa, então tal oração deveria, de forma obrigatória, aparecer isolada na oração, por isso a vírgula, após o termo “prazos”, é necessária, ficando assim a oração construída: “É necessário reconhecer a existência de uma pandemia educacional, que pode ser devastadora no médio e longo prazos, caso nada seja feito a esse respeito.
Questão 10: Servimo-nos do presente para solicitar a essa Secretaria…
- ERRADA
COMENTÁRIO: Apesar da questão falar sobre Correspondência Oficial, na verdade abordada regras gramaticais. A assertiva fica errada, pois o termo “em vista que” não exige preposição, logo tal elemento deveria ser retirado para se manter a correção gramatical. Além disso, a vírgula logo após a expressão “tendo em vista de que” também foi erroneamente empregada.
Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
