Logo Direção Concursos
Pesquisa
Banner artigos

Gabarito extraoficial SEDF: questões de Realidade do Distrito Federal

icons
icons
icons
icons
icons
Imagem do autor do artigo

Danuzio Neto19/12/2021

19/12/2021

Sou o professor Danuzio Neto (clique aqui para acessar meu Instagram). Apresento a seguir o meu gabarito da disciplina de Realidade do Distrito Federal na prova para professor temporário da SEDF, aplicada em 19/12/2021.

Espero que tenham gostado da prova. Vamos ao nosso gabarito extraoficial.

Em 21 de abril de 1960, Brasília era inaugurada, culminando em uma longa história acerca da transferência da capital brasileira do litoral para o interior do País. Várias foram as razões apontadas para a construção da nova cidade no Planalto Central, muitas das quais confirmadas pela passagem do tempo. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens de 21 a 25.

21. Brasília foi concebida para, além de cidade modernista, contribuir para o processo de interiorização do desenvolvimento brasileiro.

Comentários

A construção da cidade de Brasília trouxe consigo alguns objetivos, como o da integração do território nacional e a interiorização do desenvolvimento brasileiro.

Resposta: Certo

22. Ao Plano de Metas apresentado na caminha eleitoral para a presidência de 1955, JK acrescentou uma meta-síntese, que seria a construção da nova capital no Planalto Central do País.

Comentários

As metas estabelecidas por JK, incluindo a meta-síntese (construção da nova capital no Planalto Central do País), tinham a finalidade de melhorar as infraestruturas brasileiras.

Resposta: Certo

23. A proposta de construção de Brasília foi recebida com entusiasmo pela população e o grande apoio político para a concretização do projeto veio da União Democrática Nacional (UDN), especialmente de seu líder, Carlos Lacerda.

Comentários

Carlos Lacerda era opositor da ideia da construção de Brasília e acusava o governo federal de desvios e má gestão de dinheiro público na construção da nova capital.

Resposta: Errado

24. O projeto urbanístico de Brasília, elaborado por Lúcio Costa, foi integralmente estendido às chamadas “cidades-satélites” do Plano Piloto e ao entorno do Distrito Federal.

Comentários

Até hoje em dia, as chamadas “cidades-satélites” e o entorno do Distrito Federal vivem situação social bem mais complicada do que a encontrada no Plano Piloto, onde a qualidade de vida e o planejamento urbanístico são de maior qualidade.

Resposta: Errado

25. A maior crítica que se faz à legislação que criou a Rede Integrada de Desenvolvimento da Região do Distrito Federal e Entorno (RIDE) é a por ter excluído os municípios mineiros.

Comentários

Quatro municípios, segundo a legislação que rege a RIDE, fazem parte da Rede Integrada de Desenvolvimento da Região do Distrito Federal e Entorno.

Resposta: Errado

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre editais de concurso público? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe.

todos os cursos
todos os cursos

Um emprego para a VIDA TODA

Mais de 100 mil vagas estão disponíveis em concursos públicos (mesmo para quem nunca estudou para um edital). 

O Direção Concursos oferece o melhor material do mercado e um time qualificado de professores para você partir do zero à aprovação em um emprego para a vida toda!

Clique no botão abaixo e garanta as melhores condições para sua preparação!

semana do trabalhador direcao concursos 2024
concurso sedfsedfconcurso sedfedital sedf
Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 11

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.