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Gabarito extraoficial SEFA PA: questões de ética

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Danuzio Neto20/03/2022

20/03/2022

Olá, pessoal, tudo bem? Sou professor Danuzio Neto e vamos corrigir hoje as questões de ética cobradas nas provas do concurso SEFA PA. Vamos ao gabarito extraoficial.

42. A educação e o treinamento referem-se a processos e experiências que são projetados para transmitir conhecimento, compreensão e habilidades. Especificamente, a educação e o treinamento em ética oferecem programas cognitivos na tomada de decisões éticas.

Considere as afirmativas sobre os fundamentos teóricos subjacentes que sustentam a tomada de decisão ética:
I. Sensibilidade moral: caracteriza-se pelo aprimoramento da natureza moral na administração pública. F
Na verdade, é a capacidade de conhecer um tema como ético.

II. Juízo moral: caracteriza-se pela decisão do que é moralmente certo na administração pública. V
III. Intenção moral: caracteriza-se pela decisão de se comprometer com a moral, em vez de qualquer outro tipo de ação na administração pública. V
IV. Moral cognitiva: caracteriza-se pela demonstração de justiça, que é construída em função das interações sociais na administração pública. F

V. Caráter moral: caracteriza-se pela demonstração e persistência para a intenção de se comportar moralmente na administração pública. V

Está correto o que se afirma em
(A) I, III e IV apenas.
(B) I, II e III apenas.
(C) II, III e V apenas.
(D) II, III e IV apenas.
(E) II, IV e V apenas.

Comentários
Item I – Item Falso
Item II – Item Verdadeiro
Item III – Item Verdadeiro
Item IV – Item
Item V – Item Verdadeiro


Gabarito extraoficial C

43. O sistema de fiscalização público pode ser sobrecarregado se não forem adotadas medidas preventivas para evitar a corrupção. Assim, o código de ética contribui para orientar os funcionários públicos e minimizar a necessidade de conjurar medidas mais drásticas de acusação, disciplina administrativa e punição. Considerando os componentes básicos de um programa de prevenção eficaz do sistema de fiscalização, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. Um código de conduta justo estabelece padrões uniformes pelos quais os funcionários públicos serão responsabilizados. V
II. A implementação de um sistema de divulgação de interesses financeiros evita conflitos e introduz transparência na tomada de decisão. V
III. Um programa de treinamento torna os funcionários do governo cientes de suas responsabilidades. V
IV. Um sistema de gestão de qualidade garante que o controle do sistema de fiscalização seja evolutivo. F
V. Os canais governamentais de comunicação com os usuários do serviço público garantem o fornecimento de soluções eficientes às demandas apresentadas. F

A correlação correta na avaliação das afirmativas corresponde a
(A) I-V; II-V; III-F; IV-V; V-V. x
(B) I-F; II-F; III-F; IV-V; V-V. x
(C) I-V; II-V; III-V; IV-F;V-F.
(D) I-F; II-V; III-F; IV-V; V-F. x
(E) I-V; II-F; III-V; IV-F; V-F.

Comentários

Gabarito extraoficial C

44. O termo ética pública se refere ao conjunto de valores e normas, de padrões ou princípios morais que constituem a base da integridade. Em geral, a ética é um conjunto de princípios frequentemente definidos como um código de conduta, isto é, uma estrutura para ações. Considerando-se que a natureza moral desses princípios se refere ao que é considerado certo, justo ou bom (conduta), integridade ou ética é um comportamento que significa muito mais do que não der corrupto ou fraudulento. Por outro lado, a integridade é uma característica do comportamento individual ou organizacional que denota a qualidade de agir de acordo com os valores morais, padrões e regras aceitos pelos membros da organização e pela sociedade. Considerando essa introdução, relacione as duas colinas que reúnem concretos e suas definições.

I. Nepotismo.
II. Conflito de interesse.
III. Uso impróprio de autoridade.
IV. Desvio de conduta.

A. Caracterizado quando há favorecimento por parte de gestores a seus parentes.
B. Caracterizado quando o confronto entre público e privado implica prejuízo para o interesse coletivo.
C. Caracterizado quando há falsificação ou manipulação indevida de relatórios ou documentos.
D. Caracterizado por padrões socialmente inadequados, agressivos ou desafiantes, com violação de normas sociais ou direitos individuais.

A relação correta entre as colunas é
(A) I-A; II-B; III-C; IV-D.
(B) I-C; II-B; III-A; IV-D. x
(C) I-C; II-D; III-B; IV-A. x
(D) I-A; II-C; III-D; IV-B. x
(E) I-A; II-D; III-B; IV-C. x

Comentários

Gabarito extraoficial A

46. Os valores éticos representam os princípios gerais que devem orientar as pessoas em seu convívio. Uma série de jurisdições implementaram códigos ou diretrizes relacionados à conduta ética, especialmente para funcionários públicos nos níveis estadual e federal. Os valores éticos essenciais para moldar a conduta no setor público são

(A) honestidade, integridade e imparcialidade.
(B) respeito à lei, respeito às pessoas e produtividade.
(C) diligência, segurança e eficiência.
(D) capacidade de resposta, responsabilidade e liderança.
(E) imparcialidade, justiça e protecionismo.

Comentários

Gabarito extraoficial A

47. O decreto n° 1.171 de 22 de Junho de 1994, refere-se ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Com base nesse Decreto, os principais deveres do Servidor Público são:

I. ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;
II. tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;
III. ter respeito à hierarquia, porém com temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estadual;
IV. participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo o aprimoramento profissional;
V. exercer com moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.

Está correto o que se afirma em
(A) I, III e IV apenas.
(B) I, II e III apenas.
(C) I, II e V apenas.
(D) II, III e IV apenas.
(E) II, IV e V apenas.

Comentários

Sugestão de anulação, pois não a legislação (decreto n° 1.171 de 22 de Junho de 1994) não foi prevista no edital. Ademais, trata-se de legislação, como o próprio enunciado explica, aplicável ao Servidor Público Civil do Poder Executivo FEDERAL.

48. O Código de Ética não é apenas um procedimento administrativo. Conhecer a ética corporativa é aplicá-la no dia a dia são ações que agregam valor à organização, à sua imagem e geram impacto na sociedade. Sendo assim, o Código de Ética é um documento que consolida o que as organizações públicas esperam do seu corpo funcional. No entanto, abordar as questões críticas para sua implementação é um fator chave para garantir que os códigos de ética contribuam para uma boa gestão pública. Por tanto, é correto afirmar que, para o sucesso da implementação do código de ética, devem ser considerados os seguintes fatores:

I. consultar as principais partes interessadas no desenvolvimento dos códigos de ética;
II. disseminar e divulgar os códigos desenvolvidos para aqueles que estarão sob sua responsabilidade;
III. garantir que os princípios éticos façam parte do programa de indução para todas as categorias de funcionários públicos;
IV. garantir a performance do serviço público ético a partir daqueles que ocupam cargos de liderança; F
V. demonstrar os benefícios de um serviço público ético para a qualidade de vida dos funcionários públicos. F

Está correto o que se afirma em
(A) I, III e IV apenas.
(B) I, II e III apenas.
(C) II, III e V apenas. x
(D) II, III e IV apenas.
(E) II, IV e V apenas. x


Comentários

Gabarito extraoficial B

49. O clima ético de uma organização pública é geralmente considerado como a parte de uma cultura que se relaciona com seus valores éticos. Assim como o conjunto compartilhado de entendimentos sobre o que é comportamento correto e como as questões éticas serão tratadas. Esse clima define o tom para a tomada de decisões em todos os níveis e em todas as circunstâncias. As dimensões que representam o clima ético na administração pública são:

I. confiança mútua e apoio à liderança;
II. cooperação e cordialidade no trabalho;
III. conflito e ambiguidade;
IV. espírito de confiança e clima organizacional;
V. desafio de metas e alcance de resultados.

Está correto o que se afirma em
(A) I, III, IV e V apenas.
(B) II, III e IV apenas.
(C) I, II e V apenas.
(D) I, II e III apenas.
(E) II, IV e V apenas.


Comentários

Gabarito extraoficial C

50. A liderança ética refere-se à demonstração de conduta normativamente apropriada por meio de ações pessoais e relacionamentos interpessoais, e a promoção dessa conduta entre os seguidores por meio de comunicação bidirecional, a fim de reforçar os processos de tomada de decisão (Brown, Treviño, e Harrison, 2005). Os principais pilares da liderança ética são

(A) o caráter moral, a legitimidade ética dos valores e a moralidade dos processos de escolha.
(B) relacionamentos de alta qualidade do líder, autocontrole e disciplina.
(C) governança relacional, norma relacional e confiança.
(D) atitude relacional, cooperação e caráter moral.
(E) decisões com foco no resultado financeiro, qualidade da relação entre líder e liderado e preocupação com a sociedade.

Comentários

Gabarito extraoficial A

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Danuzio Neto

Danuzio Neto

Professor de Geopolítica, Atualidades, Ética, Geografia e História para concursos. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de São Paulo, tendo exercido também os cargos de Técnico Judiciário do TRT da 16ª Região e Escriturário do Banco do Brasil. É formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

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