Concursos Abertos Concursos 2020

Gabarito TJ AM Direito Constitucional – Assistente Judiciário

Nathalia Masson Nathalia Masson comentários
13/10/2019, às 18:00 • 6 meses atrás

E você sabia que foi lançado o edital do TJ PA? É a mesma banca e são diversos cargos. Veja mais aqui:

TJ AM DIREITO CONSTITUCIONAL – Assistente Judiciário

A respeito das dimensões dos direitos fundamentais e de seus destinatários, julgue o item a seguir:

  1. As dimensões negativas e prestacionais dos direitos sociais deixam de ser oponíveis às relações entre particulares à medida que o Estado cumpre seu papel de provedor.
    RESOLUÇÃO: Conforme vimos na aula nº 02, o item é falso, pois a eficácia horizontal de tais direitos se mantém.

A respeito das dimensões dos direitos fundamentais e de seus destinatários, julgue o item a seguir:

  1. O ônus da prova para a negativa de prestação de serviços de saúde vincula os órgãos estatais .
    RESOLUÇÃO: Em nossa aula nº 02, aprendemos que quando o Estado não presta serviço de saúde ele deve comprovar que tal postura se deve à escassez de recursos financeiros, possuindo o ônus de comprovar que a impossibilidade deriva da incidência da reserva do financeiramente possível. Destarte, nossa assertiva é verdadeira.

Com relação à perda da nacionalidade de brasileiro, julgue o item que se segue:

  1. Brasileiro nato ou naturalizado residente em território estrangeiro perderá a nacionalidade brasileira se adquirir outra nacionalidade, exceto nas hipóteses constitucionalmente estabelecidas.
    RESOLUÇÃO: Conforme vimos na aula nº 00, será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos: a) de reconhecimento de nacionalidade originária pela lei estrangeira; b) de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis (art. 12, § 4º, II, ‘a’ e ‘b’). A assertiva está, pois, verdadeira.

Com relação à perda da nacionalidade de brasileiro, julgue o item que se segue:

  1. Perderá a nacionalidade de brasileiro aquele cuja naturalização seja cancelada judicialmente em virtude de atividade nociva ao interesse nacional.
    RESOLUÇÃO: Aprendemos na aula nº 00, que será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada sua naturalização, por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional (art. 12, § 4º, I, CF/88). Por isso, pode marcar a assertiva como certa.

No que concerne ao Poder Judiciário e seus órgãos, julgue o item subsequente:

  1. Cabe ao STF processar e julgar as ações contra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
    RESOLUÇÃO: Vimos na aula nº 10, que compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, as ações contra o Conselho Nacional de Justiça (art. 102, I, ‘r’, CF/88). Pode marcar a assertiva como verdadeira.

No que concerne ao Poder Judiciário e seus órgãos, julgue o item subsequente:

  1. Os ministros do STJ são escolhidos pelo Presidente do STF entre candidatos indicados em lista sêxtupla e com aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal.
    RESOLUÇÃO: Em nossa aula nº 10, aprendemos que, por força do art. 104, parágrafo único, CF/88, os Ministros do Superior Tribunal de Justiça serão nomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. Em conclusão, devemos assinalar a assertiva como falsa.

No que concerne ao Poder Judiciário e seus órgãos, julgue o item subsequente:

  1. Cabe ao Estado organizar a respectiva justiça estadual.
    RESOLUÇÃO: Estudamos juntos em nossa aula nº 10, que os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos na Constituição Federal (art. 125, caput, CF/88). Destarte, a assertiva é verdadeira.

Acerca da estruturação orgânica do Ministério Público, julgue o item seguinte:

  1. O Ministério Público da União é constituído pelo Ministério Público de Contas da União, pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público Militar e pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios.
    RESOLUÇÃO: Consoante vimos na aula nº 11, nos termos do art. 128, I, CF/88, o Ministério Público da União compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Por isso, a assertiva é falsa.

Acerca da estruturação orgânica do Ministério Público, julgue o item seguinte:

  1. A destituição do Procurador-Geral da República por iniciativa do Presidente da República é condicionada a prévia autorização da maioria absoluta do Congresso Nacional.
    RESOLUÇÃO: Conforme vimos na aula nº 11, a destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização da maioria absoluta do Senado Federal, e não do Congresso Nacional (art. 128, § 2º, CF/88). Nesse sentido, o item é falso.
concurso tj am concurso tjam gabarito tj am gabarito tj am direito constitucional gabarito tj am nível médio gabarito tjam gabarito tjam nível médio

Nathalia Masson

Professora em Direção Concursos.

Comentários