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Gabarito TJ AM – Português – Assistente Judiciário

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José Maria13/10/2019

13/10/2019

E você sabia que foi lançado o edital do TJ PA? É a mesma banca e são diversos cargos. Veja mais aqui:

Olá, caros alunos!

Eis o gabarito extraoficial de Língua Portuguesa! Estejamos atentos à divulgação do gabarito oficial pela banca organizadora. Não se preocupem, pois, se for o caso, proporemos recursos cabíveis.

Na torcida pelo sucesso de vocês!

Professor José Maria

Instagram: @professorjosemaria

Vamos aos comentários:

01. A terceira onda renovatória restringe tipos de acesso à justiça garantidos na segunda onda renovatória.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Lê-se no segundo parágrafo: “A segunda onda renovatória enfrentou os desafios de tornar o processo judicial acessível a interesses coletivos, de grupos indeterminados, e não apenas limitado a ser um instrumento de demandas individuais”.

Lê-se no terceiro parágrafo: “A terceira onda encorajou uma ampla variedade de reformas na estrutura e na organização dos tribunais, o que possibilitou a simplificação dos procedimentos e, consequentemente, do processo”.

Vê-se que a segunda e a terceira onda possuem objetivos distintos, não tendo esta a finalidade de restringir acessos garantidos por aquela. A finalidade da terceira onda foi de simplificar procedimentos, ao passo que a segunda visava a garantir acesso a grupos indeterminados.

02. Virtualização e celeridade são atributos da quarta onda renovatória.

Gabarito Extraoficial: CERTO

É exatamente o que se afirma no trecho: “Hoje, na quarta onda renovatória, a chamada revolução digital e suas mudanças rápidas aceleraram a engrenagem judicial. Esse processo de transição do analógico para o digital não se resume apenas à virtualização dos tribunais…”.

03. A ampliação do acesso à justiça no Brasil é um processo que se iniciou com a revolução digital.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

A ampliação do acesso à justiça teve seu início já com a primeira onda renovatória. É o que se lê no trecho: “Na primeira onda renovatória, buscou-se superar as barreiras econômicas do acesso à justiça…”.

04. As ondas renovatórias estão estreitamente relacionadas com a criação e modificação de leis para implementar a popularização do acesso à justiça.

Gabarito Extraoficial: CERTO

A primeira onda renovatória teve como um dos marcos legais a Lei no 1060, de 1950. Já a segunda onda, a Lei de Ação Civil Pública e o Código de Defesa do Consumidor.

Além da criação de dispositivos legais, o texto menciona ter havido mudanças na legislação, como se pode ler no seguinte trecho: “Para tornar efetivo esse direito fundamental e popularizá-lo, foram feitas várias mudanças na lei ao longo dos anos”.

05. A primeira onda renovatória caracteriza-se pela busca da promoção do acesso à justiça para os mais desfavorecidos economicamente.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! É o que se afirma em: “Na primeira onda renovatória, buscou-se superar as barreiras econômicas do acesso à justiça. No Brasil, as medidas para garantir a assistência judiciária a quem não pode arcar com as custas de um processo ou ser assistido por …”.

06. A segunda onda renovatória é marcada pelo estímulo à participação dos cidadãos para a reivindicação democrática de interesses coletivos.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! A segunda onda visava ao atendimento a interesses coletivos, como se afirma em: “A segunda onda renovatória enfrentou os desafios de tornar o processo judicial acessível a interesses coletivos…”.

Já o estímulo à participação dos cidadãos para a reivindicação desses direitos pode ser inferida a partir do trecho: “Para assegurar a tutela dos direitos difusos, que dizem respeito à sociedade em geral, foram criados instrumentos para estimular a democracia participativa“.

07. Como o texto elenca fatos ocorridos ao longo da história da justiça brasileira, é correto classificá-lo como predominantemente narrativo.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

O objetivo principal do texto não é contar uma história, mas sim falar sobre os desafios da justiça no sentido de tornar-se cada vez mais acessível às pessoas.

A divisão nas quatro ondas renovatórias visam a detalhar como se deu a evolução desse acesso ao longo do tempo. Serve, pois, como desenvolvimento para o tema apresentado no primeiro parágrafo.

Trata-se de um texto predominantemente expositivo, em que o relato e a descrição dos fatos estão subordinados ao objetivo principal do texto, que consiste em discorrer acerca de uma temática.

08. A inserção do sinal indicativo de crase em “a quem” (l.3) não comprometeria a correção gramatical do texto.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

A crase em “a quem” comprometeria sim a correção gramatical, haja vista que o pronome relativo “quem” não solicita artigo definido feminino. O “a” antes de “quem” é apenas uma preposição, requerida pela regência de “acessível”.

09. A expressão “esse direito fundamental” (l.8) refere-se a “o acesso à justiça” (l.4).

Gabarito Extraoficial: CERTO

Vejamos o seguinte trecho:

De um modo amplo, o acesso à justiça significa a garantia de amparo aos direitos do cidadão por meio de uma ordem jurídica justa e, caso tais direitos sejam violados, a possibilidade de ele buscar a devida reparação. Para tornar esse direito fundamental (o acesso à justiça) e popularizá-lo, foram feitas mudanças na lei ao longo dos anos.

10. A correção gramatical do texto seria preservada caso se inserisse a preposição “a” imediatamente após “atende” (linha 19) – atende a.

Gabarito Extraoficial: CERTO

O verbo “atender” é um verbo que admite duas regências, sem alterar o sentido original. Pode ser empregado como transitivo direto ou como transitivo indireto introduzido pela preposição A.

Essa informação constava na Aula 07, do nosso curso em PDF:

11. A eliminação da vírgula empregada imediatamente após “difusos” (l. 25) não comprometeria a correção gramatical do texto, mas alteraria os seus sentidos originais.

Gabarito Extraoficial: CERTO

Observemos o trecho: “Para assegurar a tutela dos direitos difusos, que dizem respeito à sociedade em geral…“.

A oração “que dizem respeito à sociedade em geral” é adjetiva explicativa, o que dá a entender que TODOS os direitos difusos dizem respeito à sociedade em geral.

Retirando-se as vírgulas, a oração se torna adjetiva restritiva, dando a entender que apenas ALGUNS direitos difusos dizem respeito à sociedade em geral.

Isso posto, a alteração sugerida mantém a correção gramatical, mas altera o sentido original.

12. No trecho “A terceira onda encorajou uma ampla variedade de reformas na estrutura e na organização dos tribunais” (l.32 e 33), o verbo “encorajar” tem o mesmo sentido de “incentivar”.

Gabarito Extraoficial: CERTO

De fato! Trata-se de verbos sinônimos, levando em consideração o contexto lido.

13. O vocábulo “que” (l.29) poderia ser substituído por o qual, sem alteração dos sentidos e da correção gramatical do texto.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Observemos o seguinte trecho:

Os principais avanços ocorreram com a entrada em vigor da Lei da Ação Civil Pública, em 1985, e do Código de Defesa do Consumidor, em 1990, que, conjuntamente, formaram o microssistema…

O pronome relativo “que” está retomando “Lei da Ação Civil Pública” e “Código de Defesa do Consumidor”. Uma evidência disso é o emprego logo na sequência do advérbio “conjuntamente” e da flexão de verbo plural “formaram”.

Dessa forma, a substituição possível, visando a manter a correção, seria dada pelo relativo “os quais”, e não “o qual”, como sugerido pelo item.

14. O autor levanta argumentos para defender a ideia de que a quarta onda renovatória supera as anteriores.

Gabarito Extraoficial: ERRADO

Não há por parte do autor uma hierarquização entre as ondas renovatórias. O que ele afirma é que a quarta onda, diferentemente das anteriores, está relacionada aos avanços tecnológicos. Isso não quer dizer que seja melhor ou mais importante que as demais, que também deram sua contribuição para o acesso à justiça.

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José Maria

José Maria

Professor de Língua Portuguesa para concursos há 10 anos. Atuou como Consultor de Língua Portuguesa na CNI (Confederação Nacional da Indústria) no Projeto Educação Livre. É autor de livros e materiais didáticos para ENEM e Concursos Públicos. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

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